O McDonald’s irá adquirir os 225 restaurantes que possui em território israelita, em um movimento para tentar melhorar as vendas na região e ter o controle da marca diante de polêmicas envolvendo a guerra na Palestina. A rede foi fortemente criticada por ter oferecido descontos nas refeições aos soldados israelitas após os ataques de 7 de outubro de 2023.
A maior parte dos espaços da marca em todo o mundo são geridos por franqueados locais, que determinam os preços dos produtos e os salários dos colaboradores. A companhia chegou a um acordo com o franqueado israelita Alonyal, que por 30 anos foi responsável pela marca na região, para voltar a deter o controle de todos os restaurantes do país. A conclusão da negociação deverá acontecer em poucos meses, mas a companhia já passará a gerir as unidades.
Em comunicado, o McDonald’s diz continuar comprometido com o mercado de Israel e em garantir uma experiência positiva tanto para os clientes como para os empregados daqui para a frente – um número que chega a cinco mil.
Porém, à semelhança do que tem acontecido com outras marcas norte-americanas, esta insígnia tem sido alvo de boicotes na área afectada pela guerra, o que tem impactado o negócio.
Relembre o caso
A franquia do McDonald’s em Israel anunciou que ofereceria refeições de graça aos soldados israelenses durante o conflito em curso com o Hamas. Consumidores de todo o mundo pediram um boicote em massa à empresa e criticaram a decisão da rede, argumentando que ela deveria se alinhar com seus princípios e evitar apoiar entidades envolvidas nos conflitos, especialmente aqueles que resultam na perda de vidas inocentes.
A decisão de enviar alimento gratuitamente foi comunicada nas redes sociais da franquia de Israel dizendo: “Ontem doamos quatro mil refeições para hospitais e unidades militares. Pretendemos doar milhares de refeições todos os dias aos soldados no campo e nas áreas de recrutamento. Abrimos cinco restaurantes apenas para esse fim”. A mensagem foi excluída após a repercussão negativa.
Por causa desse posicionamento, o McDonald’s do Líbano enviou um comunicado afirmando que as ações de franquias de outros países não representam as opiniões dos libaneses, manifestando o comprometimento com sua nação e população.
Além disso, outras franquias do McDonald’s na região foram solidárias com as vítimas da guerra. A Turquia prometeu um pacote de ajuda humanitária de US$1 milhão para a população em Gaza afetada pela guerra com foco em mulheres, crianças e idosos.
Já a franquia de Omã anunciou uma doação de US$100 mil para esforços de alívio destinados às pessoas em Gaza, assim como a dos Emirados Árabes Unidos, que contribuiu com AED1 milhão para o Vermelho Crescente dos Emirados destinado à campanha “Tarahum for Gaza”.
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