McDonald’s compra todos os restaurantes da rede em Israel Bruno Mello 5 de abril de 2024

McDonald’s compra todos os restaurantes da rede em Israel

         

Empresa adquire franquias em um movimento para tentar melhorar vendas na região

McDonald's compra todos os restaurantes da rede em Israel
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O McDonald’s irá adquirir os 225 restaurantes que possui em território israelita, em um movimento para tentar melhorar as vendas na região e ter o controle da marca diante de polêmicas envolvendo a guerra na Palestina. A rede foi fortemente criticada por ter oferecido descontos nas refeições aos soldados israelitas após os ataques de 7 de outubro de 2023.

A maior parte dos espaços da marca em todo o mundo são geridos por franqueados locais, que determinam os preços dos produtos e os salários dos colaboradores. A companhia chegou a um acordo com o franqueado israelita Alonyal, que por 30 anos foi responsável pela marca na região, para voltar a deter o controle de todos os restaurantes do país. A conclusão da negociação deverá acontecer em poucos meses, mas a companhia já passará a gerir as unidades.

Em comunicado, o McDonald’s diz continuar comprometido com o mercado de Israel e em garantir uma experiência positiva tanto para os clientes como para os empregados daqui para a frente – um número que chega a cinco mil.

Porém, à semelhança do que tem acontecido com outras marcas norte-americanas, esta insígnia tem sido alvo de boicotes na área afectada pela guerra, o que tem impactado o negócio.

Relembre o caso

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A franquia do McDonald’s em Israel anunciou que ofereceria refeições de graça aos soldados israelenses durante o conflito em curso com o Hamas. Consumidores de todo o mundo pediram um boicote em massa à empresa e criticaram a decisão da rede, argumentando que ela deveria se alinhar com seus princípios e evitar apoiar entidades envolvidas nos conflitos, especialmente aqueles que resultam na perda de vidas inocentes.

A decisão de enviar alimento gratuitamente foi comunicada nas redes sociais da franquia de Israel dizendo: “Ontem doamos quatro mil refeições para hospitais e unidades militares. Pretendemos doar milhares de refeições todos os dias aos soldados no campo e nas áreas de recrutamento. Abrimos cinco restaurantes apenas para esse fim”. A mensagem foi excluída após a repercussão negativa.

Por causa desse posicionamento, o McDonald’s do Líbano enviou um comunicado afirmando que as ações de franquias de outros países não representam as opiniões dos libaneses, manifestando o comprometimento com sua nação e população.

Além disso, outras franquias do McDonald’s na região foram solidárias com as vítimas da guerra. A Turquia prometeu um pacote de ajuda humanitária de US$1 milhão para a população em Gaza afetada pela guerra com foco em mulheres, crianças e idosos.

Já a franquia de Omã anunciou uma doação de US$100 mil para esforços de alívio destinados às pessoas em Gaza, assim como a dos Emirados Árabes Unidos, que contribuiu com AED1 milhão para o Vermelho Crescente dos Emirados destinado à campanha “Tarahum for Gaza”.

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João Branco - Clube Mundo do Marketing


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