O ano de 2012 promete um momento profícuo para o segmento de Marketing online. Nesse ano, o caráter social do Marketing online será cada vez mais destacado, com a diluição das fronteiras entre o online e o offline. “As redes sociais ganharão ainda mais força, tornando-se um canal poderoso para o reposicionamento de marcas e o engajamento do público jovem”, conta João Manoel Barros, professor de Publicidade e Propaganda da Universidade Mackenzie.
Martha Gabriel, coordenadora do MBA Marketing na Era Digital na Trevisan Escola de Negócios, pontua que o foco será cada vez mais voltado para o conteúdo, já que as estratégias de geração de conteúdo permeiam todas as plataformas. Ganham força a customização e a busca por um conteúdo que dialogue da maneira mais assertiva possível com o consumidor.
Os consumidores, aliás, ficam mais fortes e abandonam a postura passiva típica de um simples comprador, o que ajudará as organizações a perceber a importância da cocriação. “O consumidor poderá fazer parte de uma campanha e se desenvolver dentro dela”, afirma a professora. “é o conceito de inovação aberta. Esta é a época da colaboração. Não existe mais escolha: ou você colabora ou morre”, sentencia. Assim, neste ano de 2012, podemos esperar uma disseminação ainda maior do transmedia storytelling, conceito que busca encantar o consumidor por meio de histórias contadas em diversas mídias.
Mobile e games
Nesse ano, os aplicativos móveis devem permanecer em alta. Hoje, no Brasil, 19 milhões de pessoas utilizam acesso móvel. Além disso, os smartphones aos poucos deixam os domínios da classe AB e já compõem cerca de 12% da base de celulares do país. Assim, embora o Brasil ainda precise avançar em termos de Mobile Marketing, a tendência é de que surjam mais ações e aplicativos por aqui no futuro. “Esse segmento tem se mostrado promissor. Bancos e varejistas já estão saindo do lugar comum e apostando em ações diferenciadas para as plataformas móveis”, diz João Manoel.
Tendência forte no exterior, o Game Advertising encontra um campo fértil para crescer no Brasil e permite às marcas utilizar jogos para transmitir uma mensagem e se comunicar melhor com o público. “Há muitos jogos que apresentam um forte caráter de Marketing Social. Basta olhar para os jogos da plataforma avançada Playstation, que são patrocinados por grandes empresas, como as do setor automobilístico”, completa o professor.
Novos formatos
E em relação às mensagens de e-mail Marketing, o que podemos esperar para o ano que chegou? “O e-mail marketing já atingiu a maturidade em termos de proposta. Os formatos tradicionais devem perder força e estamos em um momento propício para investir em novas maneiras de dialogar com o público”, afirma o professor João Manoel.
Os vídeos, por exemplo, devem ser um recurso mais presente nas mensagens de e-mail Marketing. “As mensagens também podem incorporar as potencialidades do storytelling para surpreender os usuários”, completa Alexandre Wyllie, diretor de Marketing Services da Experian América Latina. “Afinal, além dos produtos, os consumidores querem diálogo. O e-mail Marketing é uma ferramenta poderosa de relacionamento que ajuda a conhecer melhor o público e engajá-lo nas mensagens que a organização deseja transmitir.”
Independentemente do formato escolhido, caberá às empresas lançar mão de todos os recursos para entender muito bem sua audiência e oferecer conteúdos relevantes, capazes de enfrentar o seu maior concorrente: o tempo. “As pessoas não prestam atenção em nada, muito menos no produto”, enfatiza Martha Gabriel. “Se você não acertar no que realmente importa para o usuário, não falará a mesma língua que ele, e não terá a atenção.”
COMPARTILHAR ESSE POST