A experiência passou a ser o ponto principal das marcas para engajar os consumidores. Para isso, o Marketing multissensorial passa a ser uma abordagem estratégica que visa engajar e influenciar os consumidores através da estimulação de múltiplos sentidos, como visão, audição, olfato, paladar e tato. Essa técnica, utilizada para criar experiências de marca mais ricas e memoráveis, aumenta a conexão emocional dos consumidores com os produtos ou serviços oferecidos.
Ao criar uma ação de ativação de marca nesses moldes, uma marca abre um leque de infinitas possibilidades para se destacarem em um mercado saturado, oferecendo experiências únicas que vão além da decisão de compra.
De acordo com Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo,as empresas que adotam o Marketing Multissensorial conseguem melhorar significativamente o engajamento e a fidelidade do cliente, ao oferecer experiências que vão além das expectativas tradicionais.
Dentre os exemplos de como desenvolver uma campanha multissensorial, está a da Natura. A marca já utiliza o olfato em suas ativações há mais de seis anos. Um exemplo foi no São João de Maracanaú-CE no ano passado, quando a "Casa Natura" ofereceu um ambiente sensorialmente rico com fragrâncias exclusivas e interações temáticas. Nas festas de São João de outras cidades, a Natura também utilizou carrinhos sensoriais cenográficos para distribuir amostras e promover experiências olfativas únicas.
Ainda para a Natura, desta vez pensando na ativação da audição através da música, do olfato e do tato a partir da demonstração dos aromas e texturas dos produtos da linha Ekos, e da visão, com um kit todo personalizado, a Estalo desenvolveu espaços integrativos para a marca durante a turnê 'NÓS A GENTE - Gilberto Gil e Família'.
Para presentear os integrantes da família Gil, a Estalo propôs à Natura a criação de um kit com produtos da marca e uma joia personalizada - com um pingente que representa as ondas sonoras de um trecho da música Palco, de Gilberto Gil.
Segundo Maíra, a entrega de kits precisa ser cada vez mais personalizada para gerar valor. Ela explica que não basta entregar um presente qualquer ou apenas produtos da marca, é preciso encantar e tocar o coração das pessoas.
Utilizando os sentidos para atrair o consumidor
Para encantar o público através do paladar, a margarina Deline e a Estalo criaram em Caruaru para as festas juninas, o estande da Casa Deline ofereceu uma experiência interativa com piscina de bolinhas e amostras de sua nova margarina de milho. O objetivo era criar experiências que não apenas promovessem o produto, mas que realmente tocassem o público em vários níveis sensoriais.
Outro exemplo é a Pepsi Black, que utilizou amplamente o sentido da visão em uma ação especial durante a final da Liga dos Campeões da UEFA no ano passado, proporcionando um telão gigante no Ibirapuera em São Paulo e um ambiente vibrante para os torcedores.
Já a Forno de Minas, marca de pão de queijo, usou o olfato para criar uma experiência culinária imersiva durante a SRE Trade Show, evento dedicado ao setor alimentício, oferecendo degustações frescas de novos produtos e atraindo os visitantes do evento com o “cheirinho de pão de queijo” do estande.
A integração dos cinco sentidos nas ativações de marca cria experiências imersivas que impactam o público e fortalecem a lealdade à marca. Maíra pontua que é preciso pensar fora da caixa, planejar e executar ações de forma criativa, para que os consumidores levem na memória aquele momento de conexão estabelecido.
Importância do Marketing Multissensorial
A importância do Marketing multissensorial está na sua capacidade de criar experiências de marca mais envolventes e memoráveis, o que pode levar a diversos benefícios:
Aumento da Memória e Reconhecimento de Marca: A estimulação de múltiplos sentidos ajuda a criar memórias mais fortes e duradouras, facilitando o reconhecimento da marca.Diferenciação Competitiva: Em um mercado saturado, a criação de experiências sensoriais únicas pode diferenciar uma marca de seus concorrentes.Maior Envolvimento Emocional: Os sentidos estão diretamente ligados às emoções. Ao engajar múltiplos sentidos, as marcas podem criar conexões emocionais mais fortes com seus consumidores.Melhoria da Experiência do Cliente: Experiências sensoriais enriquecidas podem tornar a interação do consumidor com a marca mais agradável e satisfatória. Aumento das Vendas: Uma experiência de compra positiva e memorável pode levar a um aumento nas vendas e na lealdade do cliente.Como utilizar os cinco sentidos em uma ação de marca?Audição: Música, sons ambientes e jingles publicitários.Olfato: Aromas específicos em lojas ou produtos.Paladar: Degustações de produtos alimentares.Tato: Texturas e sensações ao tocar produtos ou materiais promocionais.Visão: Cores, formas, design de embalagens e branding visual.Leia também: Eventos de experiência exclusiva são nova tendência corporativa
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