<p><strong>Marketing Direto se v&ecirc; no espelho</strong></p><p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:bruno@mundodomarketing.com.br">bruno@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Somente em 2006, pela primeira vez, o Marketing Direto conheceu n&uacute;meros reais sobre o mercado brasileiro. Estudo realizado pela Abemd &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Marketing Direto &ndash;, denominado Indicadores Abemd, radiografou o setor com objetivo de incentivar o uso deste servi&ccedil;o na estrat&eacute;gia de marketing das empresas. </p><p>O levantamento feita pela Simonsen Associados, com o apoio dos Correios, levou em considera&ccedil;&atilde;o os &uacute;ltimos cinco anos de hist&oacute;ria, de 2000 a 2005. Os dados apresentados mostram que o setor vem crescendo 11,3% ao ano nos &uacute;ltimos cinco anos. Em 2005, o mercado movimentou R$ 12,8 bilh&otilde;es, registrando participa&ccedil;&atilde;o de 0,7% no PIB brasileiro. </p><p>As ag&ecirc;ncias especializadas ficam com apenas 1,6% do volume, correspondente a 200 milh&otilde;es, enquanto o campe&atilde;o de receita s&atilde;o os empreendimentos de Telemarketing, com 25,8% do montante. Os servi&ccedil;os de internet e e-commerce est&atilde;o em segundo lugar na lista, com 19,5%. Completam o setor, empresas gr&aacute;ficas, de distribui&ccedil;&atilde;o e log&iacute;stica, de tecnologia relacionada ao mercado, de database e de CRM, e fornecedores de listas, respectivamente. </p><p>Quem mais utiliza os servi&ccedil;os de Marketing Direto s&atilde;o institui&ccedil;&otilde;es financeiras, empresas de telecomunica&ccedil;&otilde;es, publica&ccedil;&otilde;es, cat&aacute;logos e com&eacute;rcio em geral&nbsp;e ind&uacute;stria automobil&iacute;stica. Ao todo, o setor emprega, diretamente, 870 mil profissionais. &ldquo;Tivemos um ano que consolidou ainda mais o Marketing Direto&rdquo;, afirma Efraim Kapulski, Presidente da Abemd. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Ag&ecirc;ncias crescem</span><br />Os n&uacute;meros de 2006 ser&atilde;o conhecidos somente no pr&oacute;ximo ano. As ag&ecirc;ncias especializadas, por&eacute;m, j&aacute; est&atilde;o divulgando crescimento de dois d&iacute;gitos. A Wunderman, uma das maiores do setor, fecha o per&iacute;odo com aumento de 35% em seu faturamento &ndash; n&atilde;o revelado &ndash; e a duplica&ccedil;&atilde;o de seu quatro de funcion&aacute;rios, agora com 170 profissionais. O resultado foi poss&iacute;vel com a conquista de quatro novos clientes: Nokia, Natura, Diageo e Xerox. </p><p>O ano, entretanto, n&atilde;o foi s&oacute; de boas not&iacute;cias. A Abemd teve que responder r&aacute;pido &agrave;s empresas e profissionais que poderiam estar utilizando listas com proced&ecirc;ncia ilegal. Lan&ccedil;ou este ano o Pro Listas, um programa de auto-regulamenta&ccedil;&atilde;o cujo objetivo &eacute; identificar a fonte que fornece os dados do consumidor, al&eacute;m de abrir um canal&nbsp;para ouvidoria. </p><p>Outro setor, o de Telemarketing, que enfrenta dificuldades para manter uma boa imagem e melhorar o atendimento ao consumidor teve um ano de consolida&ccedil;&atilde;o. O PROBARE, Programa de Auto-Regulamenta&ccedil;&atilde;o do Setor de Relacionamento (Call Center/Telemarketing), completou um ano. &ldquo;Podemos garantir que cumprimos &ndash; junto com as outras duas entidades ABT e ABRAREC &ndash; tudo a que nos propusemos fazer: o aprimoramento dos C&oacute;digos de &Eacute;tica; a implanta&ccedil;&atilde;o da Ouvidoria; o desenvolvimento dos processos de certifica&ccedil;&atilde;o e do perfil de maturidade&rdquo;, diz Kapulski.</p><p>O ano termina marcado pela forte atua&ccedil;&atilde;o de Associa&ccedil;&otilde;es como a Abemd para fortalecer o setor. &ldquo;Acentuamos e ampliamos a auto-regulamenta&ccedil;&atilde;o para continuar defendendo o mercado&rdquo;, ressalta Kapulski em entrevista ao Mundo do Marketing. O Presidente tamb&eacute;m destacou o acordo com os Correios para a classifica&ccedil;&atilde;o como Mala Direta Postal das a&ccedil;&otilde;es com boletos banc&aacute;rios e a renova&ccedil;&atilde;o do acordo de al&iacute;quota reduzida de ICMS para as empresas de Call Center.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.abemd.org.br" target="_blank">www.abemd.org.br</a><br /><a href="http://www.probare.org" target="_blank">www.probare.org</a></p>
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