<p>Por Gauthama Nassif*<br /> <br /> O setor de servi&ccedil;os &eacute;, sem d&uacute;vidas, o que mais cresce nas cidades brasileiras. Hoje, &eacute; inquestion&aacute;vel o dom&iacute;nio que a presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os exerce no desenvolvimento dos neg&oacute;cios de cidades globais como S&atilde;o Paulo, por exemplo. Mas h&aacute; um aspecto estrat&eacute;gico a que as empresas devem se atentar no cen&aacute;rio atual, que contribui diretamente para o aperfei&ccedil;oamento do trabalho oferecido aos clientes: &eacute; o chamado marketing de servi&ccedil;os.<br /> &nbsp;<br /> Num momento em que esse segmento domina gradativamente a atual din&acirc;mica da economia, uma necessidade emergente &eacute; tra&ccedil;ar estrat&eacute;gias que sustentem a intangibilidade da presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os. Ou seja, uma vez que eles n&atilde;o podem ser vistos, provados, sentidos, ouvidos ou tocados antes de serem comprados, est&aacute; nesse ponto a necessidade e o desafio das companhias em desenvolverem a&ccedil;&otilde;es que considerem essas particularidades e que reduzam a incerteza dos consumidores em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; qualidade dos servi&ccedil;os.<br /> &nbsp;<br /> O ponto crucial do marketing e presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os de uma empresa integra um item b&aacute;sico: servi&ccedil;os s&atilde;o executados por pessoas. O marketing n&atilde;o pode ser considerado apenas um departamento dentro de uma empresa, mas sim a empresa como um todo, pois todos os colaboradores de uma companhia, direta ou indiretamente, s&atilde;o respons&aacute;veis pelo marketing. <br /> <br /> &Eacute; inquestion&aacute;vel que para demonstrar a qualidade dos seus servi&ccedil;os, a empresa necessita ter estrutura f&iacute;sica, apresenta&ccedil;&atilde;o, equipamentos e apar&ecirc;ncia impec&aacute;veis. Mas o papel desempenhado pelos funcion&aacute;rios &eacute; fundamental. O contato pessoal &eacute; a base da presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os e uma equipe capacitada que trata o cliente com exclusividade e realiza sua fun&ccedil;&atilde;o com propriedade &eacute; a garantia de sucesso do neg&oacute;cio. Por essa raz&atilde;o, para uma boa imagem empresarial e conquistar a satisfa&ccedil;&atilde;o do cliente, &eacute; ideal que os funcion&aacute;rios apresentem compet&ecirc;ncia, interesse, capacidade de resposta, iniciativa, habilidade de solucionar problemas e boa vontade.<br /> &nbsp;<br /> A&ccedil;&otilde;es diferenciadas podem garantir o equil&iacute;brio entre oferta e demanda em per&iacute;odos cr&iacute;ticos em que essa rela&ccedil;&atilde;o n&atilde;o est&aacute; ocorrendo. Outra tend&ecirc;ncia que confirma essa necessidade e se consolida cada vez mais, &eacute; de que o marketing de servi&ccedil;os baseia-se em pesquisas. &Eacute; necess&aacute;rio que as empresas busquem a informa&ccedil;&atilde;o por meio de estudos especializados, realizem o monitoramento da concorr&ecirc;ncia, al&eacute;m de identificarem onde est&atilde;o os pontos fracos da companhia em rela&ccedil;&atilde;o ao atendimento ao cliente e os pontos fortes que est&atilde;o consolidados, mas precisam de aperfei&ccedil;oamento constante.<br /> <br /> Estruturar normas fundamentais para atender &agrave;s necessidades do cliente &eacute; algo importante como conhecer todo o processo da presta&ccedil;&atilde;o de servi&ccedil;os. Identificar as etapas que o comp&otilde;e e classific&aacute;-lo de acordo com sua categoria, traz &agrave; tona suas principais caracter&iacute;sticas e permite avaliar o que o consumidor espera do profissional de servi&ccedil;os.<br /> &nbsp;<br /> Com isso, &eacute; poss&iacute;vel transformar as expectativas das pessoas em trabalho realizado. Servi&ccedil;o n&atilde;o &eacute; apenas pre&ccedil;o. O pre&ccedil;o &eacute; importante sim, mas o consumidor opta por um produto ou servi&ccedil;o movido e envolvido por valores integrados, emocionais. Em tempos de web 2.0, o marketing de servi&ccedil;os ganha um importante aliado para alavancar a consolida&ccedil;&atilde;o das a&ccedil;&otilde;es estrat&eacute;gicas: s&atilde;o as redes sociais, al&eacute;m do pr&oacute;prio Google. Se bem utilizadas, tratam-se de fortes ferramentas que legitimam o conceito e pol&iacute;ticas adotadas pelas empresas bem como o relacionamento com consumidores potenciais. <br /> &nbsp;<br /> *Gauthama Nassif &eacute; Gerente de Marketing do Grupo Brasanitas.</p>
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