MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing de Causa como fortalecimento das marcas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 6 min

<p>Por Elizeu Alves*<br /> <br /> As transformações socioeconômicas nas últimas décadas vêm modificando o plano de gestão das empresas, até então criadas com o objetivo único do lucro. Atualmente, as empresas devem também levar em conta o entorno no qual se inserem, ou seja, o meio ambiente, as pessoas envolvidas direta e indiretamente, as causas que a sociedade anseia, porém, mantendo a lucratividade.<br /> <br /> Os consumidores mais do nunca estão criteriosos ao escolherem seus produtos e suas marcas preferidas. Hoje eles querem saber o que a empresa pode oferecer além dos produtos, se ela se preocupa com a sociedade, com as camadas mais carentes e se está cumprindo seu papel de responsabilidade social.<br /> <br /> As empresas procuram a cada dia se adaptar ao novo quadro comercial e de relacionamento com os consumidores e buscam novas formas para agradar-lhes e conquistar sua lealdade. Em face a essa realidade, Kotler e Keller (2006, p. 715) salientam que, com uma empresa mais humanizada, os consumidores são capazes de desenvolver um vínculo forte e singular, que transcende as transações normais de mercado. Nessa visão, o marketing de causa pode trazer inúmeros benefícios para os envolvidos, como um ciclo de ganhos. <br /> <br /> Outro ponto de extrema importância a ser levado em consideração é a forma que se planeja e executa o marketing de causa, uma vez que o cliente pode acreditar que a ligação empresa-causa é unicamente um caso de exploração. Nessa acepção, Kotler e Keller (2006, p. 715) explicam que o perigo é que os esforços promocionais por trás de um programa de marketing de causas podem “sair pela culatra”, caso os consumidores desconfiados questionem a ligação entre o produto e a causa.<br /> <br /> O marketing de causa tem sido ao longo dos anos uma ferramenta importante para agregar valor às marcas e fortalecê-las. É um ciclo de contribuições mútuas entre empresas, consumidores, meio social e ambiente. Conforme Kotler e Keller (2006, p. 714), o marketing de causa relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela. <br /> <br /> O que torna uma marca reconhecida, além de seus produtos, é a imagem que passa para o consumidor e a forma que este compreende, transformando-a em valor. Por exemplo, a empresa de cosméticos Natura adotou como seu marketing de causa a preservação da Floresta Amazônica. Assim, passa aos seus consumidores a imagem de uma empresa responsável socialmente, pois contribui com a preservação da floresta, que é um dos patrimônios mais valiosos do Brasil. Os seus clientes entendem essa mensagem e são fiéis à marca, sendo também fiéis à causa.</p> <p style="margin-left: 40px;">Conforme Bibglione (2007, p. 10), <br /> <em>Do ponto de vista dos consumidores, a estratégia do MRC é muito bem-avaliada. A pesquisa IDIS/Enfoque “Cenário Brasileiro do Marketing Relacionado a Causas – Atitudes e Comportamento do Consumidor”, realizada em 2005, com base em 811 entrevistas com pessoas entre 18 e 59 anos, habitantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife, mostrou que 38% dos consumidores já compraram produtos porque eles apoiavam alguma causa social. Sua aprovação a empresas que praticam o MRC é atestada pela pesquisa: 91% dos consumidores consideram importante que as empresas apóiem causas sociais e apenas 6% dos entrevistados deixaram de comprar produtos por desconfiar do MRC. Na opinião dos consumidores, o MRC reverte em maior familiaridade com a marca e confiabilidade nos seus produtos: 61% dizem que apoiar causas sociais ajuda o consumidor a conhecer os valores da empresa; e 54% sentem que as empresas que apóiam campanhas sociais através da venda de seus produtos são mais confiáveis, dado que desmistifica o receio das empresas de parecerem oportunistas.</em></p> <p>Produtos podem ser similares em sua comercialização e podem até terem o mesmo processo de fabricação. O que os diferencia é o valor da marca para os consumidores. Nesta definição, Calder e Reagan (2001, p. 86) exemplificam sobre qual a diferença entre as marcas Coca-Cola e Pepsi, uma vez que são produtos similares, mas com significados totalmente diferentes. Enquanto a Coca-Cola é tradição, Pepsi é futuro. Essa é a percepção dos consumidores e isso norteia os planos de marketing dessas empresas. Enquanto a Coca-Cola coloca famílias em seus comerciais promocionais, a Pepsi enfatiza a percepção do novo, do futuro. As marcas não nascem valiosas, não nascem na cabeça do consumidor, necessita-se de pesquisas, de desenvolvimento. Uma marca precisa ser construída, passo a passo. <br />  <br /> Ainda temos bons exemplos de empresas que praticam o marketing de causa, tais como: Avon (Campanha um beijo pela vida), Santander (Doutores da alegria), Copagaz (Fundação Abrinq). O marketing de causa é uma forma para que empresas oportunizem aos seus consumidores a possibilidade de assumirem responsabilidades, de maneira compartilhada com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e igualitária. O consumidor, por seu lado, devolve para empresa, além de lucros, o reconhecimento de sua marca, sua identidade.   <br />  <br /> O que queremos exemplificar é que quando uma empresa assume uma causa e constrói uma parceria com a sociedade, sua marca se torna reconhecida e respeitada. Hoje a sociedade está preocupada com o meio ambiente, com as desigualdades sociais. Uma empresa que utiliza o marketing de causa de forma transparente e certa gera um forte vínculo com seus consumidores, pois possibilita o compartilhamento de responsabilidades e a efetiva contribuição para uma sociedade melhor.<br />  <br /> Uma marca se torna respeitada e admirada pelo produto ou serviço que oferece. O consumidor, por outro lado, se apaixona ou cria apatia pela marca. O marketing de causa é uma ferramenta que pode contribuir nessa relação consumidor-empresa, uma vez que busca parcerias em torno de um bem-estar comum, num processo em que todos participam e o resultado é coletivo.<br /> <br /> Assim, devemos concluir que para o marketing de causa obter sucesso ele deve ser espontâneo, leal às intenções dos consumidores e leal à própria empresa. Ou seja, uma indústria de tabaco patrocinar uma maratona de corrida não é coerente nem convincente. Os clientes são absolutamente sábios para identificar as empresas que realmente se importam com as ‘causas’ comum e aquelas que usam dessa ferramenta com o único intuito de obter lucro.<br /> <br /> Lembre-se: as marcas são a porta de entrada de qualquer empresa, ou instituição, sendo ela pública ou privada. Elas são a primeira impressão e contato dos consumidores. São os consumidores quem ditarão o rumo da marca, seu desenvolvimento, sucesso e fracasso. São eles que se apaixonarão ou criarão animosidade pela marca. E são eles os sustentadores da marca, assim abraçar as causas que ensejam os consumidores é vital para fortalecê-la.<br />  <br /> * Elizeu Alves é administrador e gerente de contas da Arca Studio,<br /> <br /> ** Extraído do Artigo com mesmo nome apresentado como projeto de conclusão da pós-graduação, latu-sensus, MBA em Gestão de Marketing.</p>

TAGS

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.Semanalmente, nós nos reunimos no Clube Mundo do Marketing, um espaço exclusivo para troca de experiências entre os principais executivos do mercado.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme