<p class="titulomateria">Marketing-arte</p> <p>Por Beth Furtado*</p> <p>At&eacute; bem pouco tempo, entendia-se que no Marketing e em suas disciplinas n&atilde;o havia espa&ccedil;o para a arte. No caso, a arte entendida como exerc&iacute;cio da express&atilde;o e dos sentimentos por si s&oacute;, n&atilde;o comprometida com expectativas de vendas e que n&atilde;o se conforma com padr&otilde;es.</p> <p>O insight dos &uacute;ltimos anos do universo de neg&oacute;cios &eacute; que valores art&iacute;sticos, como design-arte, personaliza&ccedil;&atilde;o, despadroniza&ccedil;&atilde;o e o n&atilde;o-convencional vendem bem. S&atilde;o verdadeiros hits contempor&acirc;neos os produtos tempor&aacute;rios e as lojas sazonais &ndash; exemplos de ruptura e descontinuidades normalmente encontrados na arte.</p> <p>S&atilde;o sucesso de vendas embalagens e linhas de produtos concebidas por estilistas e designers claramente autorais &ndash; direito que antigamente s&oacute; era concedido &agrave; express&atilde;o art&iacute;stica. Tornaram-se febre os hot&eacute;is em que os quartos s&atilde;o criados por diferentes artistas, todos diferentes entre si, como tamb&eacute;m cole&ccedil;&otilde;es e im&oacute;veis em que o consumidor customiza o que compra &ndash; exemplos de personaliza&ccedil;&atilde;o e de ruptura encontrados na arte.</p> <p>No Brasil, dois neg&oacute;cios do vision&aacute;rio Victor Siaulys s&atilde;o das melhores express&otilde;es art&iacute;sticas contempor&acirc;neas: o Hotel Unique e o Unique Garden, spa na regi&atilde;o de Mairipor&atilde;, em S&atilde;o Paulo. O projeto de ambos foi delegado a um &iacute;cone da arquitetura, Rui Ohtake, e hoje s&atilde;o reconhecidos mundialmente entre as grandes obras contempor&acirc;neas.</p> <p>N&atilde;o h&aacute; quem n&atilde;o contemple os dois projetos como obras art&iacute;sticas por excel&ecirc;ncia. Ent&atilde;o, marketing hoje &eacute; uma disciplina art&iacute;stica, o que significa, em ess&ecirc;ncia, n&atilde;o-conformidade e capacidade vision&aacute;ria.</p> <p>* Beth Furtado &eacute; Diretora de Planejamento da QG Propaganda, empresa do Grupo Talent, e autora dos livros: Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e <a href="http://cryo.plugin.com.br/gouvea/PStruct/PController.aspx?CC=29856" target="_blank">Desejos Contempor&acirc;neos</a>. Indicada ao <a href="http://www.qg.com.br/votebeth" target="_blank">Pr&ecirc;mio Cabor&eacute; 2008 </a>na categoria Profissional de Planejamento.</p>
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