MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing-arte

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CATEGORIA

Artigos

<p class="titulomateria">Marketing-arte</p> <p>Por Beth Furtado*</p> <p>Até bem pouco tempo, entendia-se que no Marketing e em suas disciplinas não havia espaço para a arte. No caso, a arte entendida como exercício da expressão e dos sentimentos por si só, não comprometida com expectativas de vendas e que não se conforma com padrões.</p> <p>O insight dos últimos anos do universo de negócios é que valores artísticos, como design-arte, personalização, despadronização e o não-convencional vendem bem. São verdadeiros hits contemporâneos os produtos temporários e as lojas sazonais – exemplos de ruptura e descontinuidades normalmente encontrados na arte.</p> <p>São sucesso de vendas embalagens e linhas de produtos concebidas por estilistas e designers claramente autorais – direito que antigamente só era concedido à expressão artística. Tornaram-se febre os hotéis em que os quartos são criados por diferentes artistas, todos diferentes entre si, como também coleções e imóveis em que o consumidor customiza o que compra – exemplos de personalização e de ruptura encontrados na arte.</p> <p>No Brasil, dois negócios do visionário Victor Siaulys são das melhores expressões artísticas contemporâneas: o Hotel Unique e o Unique Garden, spa na região de Mairiporã, em São Paulo. O projeto de ambos foi delegado a um ícone da arquitetura, Rui Ohtake, e hoje são reconhecidos mundialmente entre as grandes obras contemporâneas.</p> <p>Não há quem não contemple os dois projetos como obras artísticas por excelência. Então, marketing hoje é uma disciplina artística, o que significa, em essência, não-conformidade e capacidade visionária.</p> <p>* Beth Furtado é Diretora de Planejamento da QG Propaganda, empresa do Grupo Talent, e autora dos livros: Singularidades no Varejo, Horizontes de Consumo e <a href="http://cryo.plugin.com.br/gouvea/PStruct/PController.aspx?CC=29856" target="_blank">Desejos Contemporâneos</a>. Indicada ao <a href="http://www.qg.com.br/votebeth" target="_blank">Prêmio Caboré 2008 </a>na categoria Profissional de Planejamento.</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.Semanalmente, nós nos reunimos no Clube Mundo do Marketing, um espaço exclusivo para troca de experiências entre os principais executivos do mercado.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme