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Marcas se movimentam para aproveitar o potencial do Dia dos Pais

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Tempo de Leitura 10 min

DATA

9 de ago. de 2024

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Notícias

Neste Dia dos Pais, mais de 110 milhões de brasileiros deverão comprar presentes e movimentar cerca de R$ 25 bilhões na economia nacional, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas.Diversas pesquisas e estudos apontam para a força da data, que neste ano, deverá superar recordes de vendas e faturamentos registrados em anos anteriores. A procura por presentes, aliás, começou cedo: em julho, consumidores já movimentavam os canais físicos e digitais em busca de produtos para homenagear os pais.

Curiosamente, no entanto, não foram poucas as marcas que deixaram suas melhores estratégias para a semana que antecede a data a ser celebrada no próximo domingo. Veja, abaixo, como algumas das principais empresas brasileiras se prepararam para aproveitar o potencial comercial do Dia dos Pais:

O Boticário

Em muitos dicionários, o significado da palavra pai se resume à o "homem que gerou" ou "progenitor" – uma definição muito limitada na opinião de O Boticário. Pensando nisso, a marca decidiu ampliar o significado do termo em sua campanha de Dia dos Pais.

Desde o dia 29 de julho, três dicionários online, Dicio, Sinônimos e Significados, abraçam a definição proposta pela marca: "pessoa que cuida e oferece amor, apoio emocional e orientação no desenvolvimento pessoal dos seus filhos".

A ideia é quebrar os paradigmas sobre a definição genérica da palavra, que servem como base para a construção de práticas e estereótipos que desenham a figura paterna como um coadjuvante no cuidado dos filhos.

Segundo Marcela de Masi, a maioria das pessoas acredita que os principais responsáveis pelos cuidados de um recém-nascido são apenas as mulheres, e por isso, a campanha de Dia dos Pais foi pensada para quebrar o paradigma.

Adicionalmente, em parceria com a Dot. Promo, O Boticário preparou uma ativação nos principais shoppings de Fortaleza, Juazeiro do Norte e São Luiz. Até o dia 10 de agosto, pais e filhos poderão participar de atividades interativas e concorrer a brindes especiais.


Bacio di Latte

A Bacio di Latte lançou kits presenteáveis para celebrar o Dia dos Pais. Até o dia 11 de agosto, os amantes das tradicionais receitas italianas poderão encontrar as bebidas Negroni em um kit de dois copos ou Limoncello com quatros copos especiais.

Bacio di Latte

Segundo Fábio Medeiros, diretor de Marketing da Bacio di Latte, o Limoncello foi escolhido por ser um dos nossos produtos mais tradicionais no portfólio da marca, enquanto o Negroni foi mantido após se provar um fenômeno de vendas no ano passado.

Medeiros conclui dizendo que a data é muito especial e, por isso, os kits e promoções exclusivas com itens são boas pedidas para serem apreciados e compartilhados entre pais e filhos.

Centauro

Para destacar a importância da prática esportiva entre pais e filhos, a Centauro convidou o influenciador digital Fred Bruno para lançar com o seu filho Cris a campanha de Dia dos Pais, focada na parentalidade ativa.

Para a data, a Centauro oferece combos especiais - disponíveis apenas nas lojas físicas -, para deixar os presentes ainda mais completos e atrativos. Além dos combos, a campanha terá ofertas secretas disponíveis apenas nas lojas físicas.

Casa & Video

A Casa & Video celebra o Dia dos Pais com uma campanha baseada em ofertas e ações especiais Com um período promocional que vai de 26 de julho a 11 de agosto, a empresa projeta um crescimento de vendas de 15% em comparação ao ano passado.

Durante a campanha, a empresa oferecerá 60% off em diversos produtos. As opções de parcelamento também foram ampliadas, e as compras poderão ser divididas em até 10 vezes sem juros no crédito ou em até 15 vezes fixas no cartão da casa.

Os descontos serão acompanhados pela ativação “Barbearia do Papai”. Entre os dias 5 e 11 de agosto, os clientes que fizerem compras a partir de R$150 em itens das marcas participantes poderão usufruir de um espaço de autocuidado em lojas selecionadas.

Casa & Video

Casas Bahia

O Grupo Casas Bahia firmou parceria com o cantor Bell Marques em sua nova campanha de Dia dos Pais. O artista irá estrelar filmes nas redes sociais da varejista, trazendo dicas e reviews de produtos para auxiliar o consumidor no momento da compra.

Além disso, a empresa preparou ofertas que estarão disponíveis tanto nas lojas físicas, quanto nos sites das Casas Bahia e Pontofrio. Entre os destaques estão smartphones, televisores, games e artigos de informática.

Segundo Amanda Helena Assis, gerente executiva de Marketing da companhia, Bell Marques é uma figura carismática, e sua presença junto ao filho, Pipo Marques, é crucial para uma campanha bem-sucedida.

A campanha do Grupo também chegou ao YouTube. Em um filme de 30 segundos, a marca mostra momentos entre pais e filhos. Os protagonistas aproveitam diferentes atividades que se tornam mais divertidas com os produtos vendidos nas lojas da rede.


Camicado

A Camicado celebra o Dia dos Pais com a campanha "É coisa de pai", que reforça a troca e cumplicidade entre pais e filhos, por meio de momentos profundos e duradouros. A varejista preparou um conjunto de ações que inclui ativações nas redes sociais e shooting.

A campanha conta com a participação de influenciadores do squad de Camicado e visa promove a ligação entre pais e filhos e incentiva a imaginação e o ressignificado dos momentos mais triviais vividos no lar, valorizando a importância da presença e do afeto.

Segundo Natan Anaf, a campanha também incentiva o tempo de qualidade, fortalecendo os laços e estabelecendo uma comunicação movida pelo amor e pelas experiências de vida, criando uma conexão mais profunda e próxima.

Camicado

Lacoste

A campanha da Lacoste se baseia nos bastidores da vida de pais ativos, presentes na vida de seus filhos, que servem de inspiração em suas profissões, com histórias, contextos culturais e realidades diversas.

Para contar essa história, Lacoste convocou quatro personalidades que se destacam em seus segmentos: o cantor MC Hariel, o ex-tenista Guga Kuerten, o ator Marcello Novaes e o empresário e estilista Jubba Sam.

A campanha retrata a paternidade como um processo contínuo, em cada encontro e em todas as expressões de afeto entre pais e filhos. Através de cada movimento individual, os quatro protagonistas mostram como repassam seus legados.

Levi’s

Em celebração ao Dia dos Pais, a Levi's apresenta a campanha “Ícones que Inspiram Gerações”, uma homenagem às figuras paternas que moldam e inspiram diferentes gerações. A ação busca destacar a importância do legado e da autenticidade, conectando pais e filhos através do estilo e das memórias.

Para contar esta história, a Levi's teve a participação de influenciadores que refletem a mensagem da marca em suas redes. Por exemplo, Sarina Gomes, influenciadora digital, destaca a moda e o estilo conectando-se com o público jovem, além de produzir alguns de seus conteúdos com seu pai.

Segundo Francisco Alves, diretor geral da Levi Strauss Brasil, Argentina e Uruguai, a campanha foi pensada para endossar celebrações entre pais e filhos, reconhecer as pessoas que se tornaram referência ao longo da uma vida e fortalecendo as conexões parentais.

Levi’s

Mobil

Na semana do Dia dos Pais, os Lubrificantes Mobil lançam nas redes sociais uma campanha que combina adrenalina e afeto. A campanha traz como tema central o quanto o apoio e o impulso de um pai são fundamentais, seja para seguir a tradição familiar ou para perseguir sonhos individuais.

Com os embaixadores Rubens Barrichello, Dudu Barrichello, Trucão, Paula Toco, Pedro Mello, Leandro Mello, João Pierobon, Vans Faria e Daniel Keleman, a campanha narra em fotos histórias do apoio e o incentivo dos pais, enquanto celebra a coragem de cada filho em seguir seu próprio caminho.

Segundo Marília Goldschmidt, Gerente de Marketing dos lubrificantes Mobil, ao valorizar essas histórias de valores, a empresa reforça seu compromisso com a cultura de excelência, apoio mútuo e avanço contínuo, pontuando a importância do incentivo familiar para o sucesso pessoal e profissional dos filhos.

Sestini

A Sestini lançou uma campanha intitulada "Meu Pai não é um mala". A ação conta com vídeo manifesto e desdobramentos criativos para redes sociais e material impresso e se debruça sobre a importância do tempo em família.

Em um vídeo de 45 segundos, a marca aborda situações cotidianas em que filhos veem o pai como um "mala", contrastadas com momentos de tempo de qualidade entre eles. A mensagem final é da valorização do tempo e de que os pais podem não ser tão "malas" assim, quando vistos de outra perspectiva.

De acordo com Suzana Carvalhaes, Gerente de Marketing e Produto da Sestini, a empresa espera alcançar um reconhecimento de marca mais robusto e posicionar-se como uma boa opção de presente para essa data comemorativa.

Sestini

Soft Ice Cream

No dia 11 de agosto, a rede curitibana de sorvetes artesanais Soft Ice Cream dará uma casquinha para todos que comprarem uma sobremesa para os pais. Na ação, os clientes também poderão aproveitar o sorbet especial disponível no cardápio por tempo limitado.

Soft Ice Cream

Wine

A Wine selecionou rótulos especiais para diferentes tipos de pais em uma dinâmica de vendas baseada no leve mais, pague menos. A lista de sugestões foi montada por Marina Bufarah, sommelière da marca. As “categorias” de pais identificadas pela Wine são: pais animados, pais aventureiros, pais clássicos, pais modernos, pais bons de conversa e pais cozinheiros.

Adicionalmente, a empresa preparou uma seleção de vinhos com cupom de 30% de desconto, como os rótulos Mosaiko Reserva D.O. Cachapoal Valley Cabernet Sauvignon 2021, La Vanidosa D.O.Ca. Rioja Garnacha 2021, Champagne Montaudon Brut e Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024.

Wine

Yuool e The Coffee 

A Yuool se uniu à The Coffee para uma ação inédita para o Dia dos Pais. A campanha traz um conceito acolhedor, que busca integrar o cotidiano aos momentos de qualidade entre pais e filhos, que por meio desses espaços de respiro do dia a dia, conseguem sentar-se juntos em uma mesa de café e se conectarem.

Adicionalmente, desde o dia 23 de julho, compras – exceto as collabs do Rock in Rio e Disney – realizadas no e-commerce da Yuool estão sendo premiadas com uma MUG White da The Coffee.

Segundo Eduardo Abichequer, CEO da Yuool, a The Coffee foi escolhida para a campanha de Dia dos Pais por ter um “match” com a proposta da marca, ressaltando a sintonia entre as empresas por meio do minimalismo e do incentivo a um ritmo de vida mais saudável.

Yuool e The Coffee 

 

Ecosmetics

A Ecosmetics lançou campanha de Dia dos Pais inspirada na força do vínculo entre pai e filho, e como o exemplo de um pai pode ser transformador. Criada e desenvolvida pelo próprio Marketing da empresa, a campanha traz uma ilustração inspirada no amor paternal e no vínculo entre pai e filho, com a seguinte reflexão: “ser pai é mais do que estar presente. É ensinar com gestos simples, palavras sinceras e amor incondicional. É inspirar com cada ato e guiar com o coração, mesmo nos momentos mais desafiadores.”

Com o mote “Ser Pai é Ser um Exemplo”, essa campanha busca fortalecer a conexão emocional e o diálogo da marca com os pais, consumidores que não abrem mão do autocuidado, tornando o Dia dos Pais ainda mais especial.

Com a nova campanha, a marca, que tem mais de 22 anos no mercado, preparou um kit especial Ecosmetics com produtos das linhas Florestas Brasileiras, Txture e Live Vegan, que têm um lugar no coração e certeza de que os pais vão amar. Os produtos promovem um autocuidado diário, com a praticidade que o dia a dia corrido dos papais pede, sem deixar o seu estilo de lado.

 

Leia também: Mimos e lembrancinhas estão entre os presentes favoritos para o Dia dos Pais

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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