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Marcas movimentam mercado em blocos Pré-Carnaval

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Tempo de Leitura 6 min

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5 de fev. de 2024

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Notícias

Oficialmente, o início do Carnaval está marcado para o dia 10 de fevereiro. Mas para os brasileiros, a data é uma mera formalidade. Pelas ruas e pelas lojas do país - inclusive as digitais - foliões já renovam o fôlego do mercado carnavalesco, que neste ano, deverá movimentar R$ 9 bilhões segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Para identificar as tendências que deverão ditar a frente fashion deste Carnaval, o levantamento Data Shopee pôs uma lupa sobre o histórico de buscas relacionadas ao tema realizadas nos últimos 60 dias. A pesquisa aponta que a procura por Fantasias de Carnaval e Fantasias Infantis cresceram mais de 1.000% em buscas em todo Brasil, o que mostra que as crianças devem aproveitar a festa. Já as buscas por fantasias plus size aumentaram em mais de 900%.

A pesquisa também lançou um olhar regional para identificar tendências de compra no Rio de Janeiro, um dos principais palcos do Carnaval. A lista de itens mais adquiridos pelos cariocas inclui saia de tule, meia arrastão, strass adesivo para o rosto e corpo, saia com fitilho e par de ombreiras fitilho.

Devidamente trajados para a festa, os foliões terão a oportunidade de ver de perto o trabalho desenvolvido por marcas como O Boticário e Hello Kitty, que buscam ampliar sua presença nos blocos e pontos turísticos que farão parte das celebrações.

O Boticário

Seguindo o conceito da campanha “A beleza do seu Carnaval”, a marca estará presente em 19 blocos de rua em Belo Horizonte (MG), Olinda (PE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Salvador (BA). As unidades selecionadas receberão patrocínios e diferentes ativações que envolvem photo opportunity, ações volantes, distribuição de brindes e experimentação de produtos.

As ações levarão aos foliões produtos do Boticário em sintonia com a festa, como a linha de proteção solar Boti.Sun, fragrâncias como Arbo Puro e Floratta Romance de Verão, a linha de maquiagem Make.B e Cuide-se Bem Maracujá. O objetivo, segundo a diretora de Marketing Regional do Boticário, Jacqueline Tobaru, é abrir uma conversa sobre a individualidade, as diferenças e a pluralidade que, juntas, fazem a beleza do Carnaval.

Hello Kitty

Foliões que passarem pelo Beco do Batman, em São Paulo, poderão interagir com uma pintura em homenagem aos 50 anos da Hello Kitty. A ação, idealizada pela Sanrio, criadora da personagem, aproveita a época de pré Carnaval na cidade e convida a todos fãs e visitantes levarem suas fantasias, para se divertirem no clima carnavalesco. A arte será exibida até o dia 19 de fevereiro.

Hello Kitty

Chilli Beans

Para aumentar o escopo de opções de acessórios para o Carnaval, a Chilli Beans adicionou novos modelos à coleção Chilli Hits em parceria com os cantores Leo Santana e Luísa Sonza. Segundo José Caporrino, diretor de criação da House Chilli Beans, a ideia da campanha é assumir a estética Brazil Core e celebrar o Carnaval com peças que refletem a autenticidade e o estilo dos artistas parceiros.

Luisa e Leo foram convidados pela marca a participar do desenvolvimento das peças inspiradas por eles. Para Caito Maia, fundador da Chilli Beans, o lado musical da campanha dialoga com a essência da marca e, além de celebrar a essência do Carnaval, também representa o que é o Verão brasileiro.

99Moto  A 99 fez sua estreia como patrocinadora oficial do Carnaval de Rua de Salvador em um show especial da Banda Eva no primeiro dia de fevereiro. O esquenta para o Carnaval foi promovido pela 99Moto, reforçando o conceito "De rua a gente entende", desenvolvido pelo Estúdio Criativo da 99.

Antes do show, um comboio de 99Moto passou pelos principais pontos turísticos de Salvador, até fazer sua primeira parada no Farol da Barra. Por lá, Felipe Pezzoni, vocalista da Banda Eva, surpreendeu a todos e revelou que estava em uma das motos. Ele tirou o capacete e convidou o público presente a acompanhar o percurso e se juntar ao trio no show da Ondina.

Segundo Ana Verroni, diretora sênior de Marketing da 99, a ação busca enfatizar o DNA brasileiro da empresa e destacar a relevância da 99Moto. Ela destaca que Salvador, em particular, tem uma adesão muito ampla e rápida ao uso das motocicletas.

99Moto

Esportes da Sorte

Cada vez mais presente em eventos que vão além do esporte, a casa de apostas levou uma série de ativações ao 25ª Festival Verão, celebrado no final de janeiro, em Salvador. A participação da empresa, planejada pela agência Estalo, contou com uma estrutura com plataforma e câmera 360° na pista para permitir que os foliões registrassem todos os ângulos da festa.

Os camarotes também se transformaram em palcos para as ativações da marca, que levou trancistas e maquiadoras para ajudar os foliões a retocar a maquiagem, experimentar novos penteados e reforçar o glitter corporal.

Entre os dois palcos do Festival de Verão, o Esportes da Sorte posicionou uma torre de LED de quatro lados, que exibiu apresentações de DJs durante os intervalos dos shows. Durante a apresentação do Dennis DJ, dois telões receberam a logomarca do Esportes da Sorte por cerca de 30 minutos.

Esportes da Sorte

Needs

A Needs patrocinou a Confraria do Pasmado, bloco que levou 40 mil pessoas ao circuito da Rua dos Pinheiros no último domingo (4). A parceria trouxe uma ativação bastante útil para os participantes da festa: nos três pontos de parada do bloco, os foliões puderam aplicar e reaplicar o protetor solar gratuitamente.

Segundo Camila Margelo, gerente de qualidade de marcas próprias do grupo RD-RaiaDrogasil, a ativação, parte da campanha “O Sol sempre te encontra”, teve por objetivo educar as pessoas sobre os produtos que não podem faltar na bolsa durante os dias de folia. Adicionalmente, os músicos da Confraria do Pasmado cantaram uma marchinha exclusiva para destacar a importância do uso do protetor solar.

A ação contou, também, com estratégias de conteúdos audiovisuais, ativações físicas de produtos Needs e a distribuição de brindes para divertir os foliões nas cores e identidade visual da marca.

Needs

Guanabara

A 20ª campanha de Carnaval da Expresso Guanabara ganhou o mote "Pega o Guanabara e vem pro Carnaval". A iniciativa busca marcar a presença constante da marca no cenário carnavalesco nacional e consolidá-la como uma parceira essencial para os foliões em todo o Brasil.

A ação irá percorrer diversas cidades como Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, João Pessoa, Natal, Recife, Petrolina, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, São Paulo, Juiz de Fora e Belo Horizonte. Nestes palcos, a empresa proporcionará experiências únicas aos passageiros, com ações na quinta-feira (8), e na sexta de Carnaval (9).

A lista de atividades inclui música ao vivo com DJ, a presença de bandinhas carnavalescas, serviços de aferição de pressão, distribuição de preservativos, maquiagem infantil e adulto, quick massage para os viajantes que estão aguardando embarque, espaços instagramáveis, show de humor, além de ações de conscientização contra o assédio durante o Carnaval com tatuagens temporárias e cartilhas de orientação.

Guanabara

Leia também: Carnaval 2024: cinco grupos de foliões e seus hábitos de consumo, segundo Logan

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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