Com periodicidade quadrienal, as Olímpiadas são esperadas não apenas pelas equipes esportivas, mas também pelas grandes marcas, que consideram o período bastante atrativo para divulgar seus produtos e seu posicionamento. E a propaganda audiovisual na televisão é um dos principais meios para esse Marketing de oportunidade.
A menos de um mês do início das Olimpíadas de Paris, 43% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos via TV aberta ou fechada. Já 18% irão acompanhar pelo Youtube ou pela Twitch e 11% pelas redes sociais, segundo uma pesquisa realizada pela V-Tracker.
No âmbito do consumo, a mesma pesquisa aponta que 27% dos entrevistados associam roupas esportivas às Olimpíadas. 20%, relacionam o evento a equipamentos esportivos, 18% a marcas de bebidas, 13% a tecnologia e 11% a alimentos.
Já o estudo realizado pela Ponto MAP, com base em informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Ministério do Esporte e o do portal Transparência no Esporte, da Universidade de Brasília, aponta que o setor privado brasileiro deu um salto de investimento no evento a partir de 2021. Ou seja, os recursos do último triênio (2021, 2022 e 2023) somaram R$ 1,9 bilhão, valor 48% superior ao investido nas Olimpíadas de Londres em 2012.
Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora Paprika Filmes, o período dos jogos olímpicos é um grande exemplo do Marketing de Oportunidade, já que as marcas aproveitam para relacionar seus produtos e posicionamento com a cultura do país, por exemplo, ou com histórias de superação a partir do esporte. Ele explica que esse tipo de divulgação, a partir de vídeos publicitários para veiculação na televisão, consegue cativar e engajar o consumidor, trazendo um sentimento de comunidade e pertencimento.
E como as Olimpíadas representam momentos de celebração, as marcas que utilizam esse espírito de coletividade e vitória em suas campanhas também se destacam. Um exemplo é o vídeo produzido em formato de animação pela Paprika Filmes para as Lojas CEM, que traz uma narração envolvente, já remetendo o telespectador ao clima de uma competição esportiva. Além disso, a propaganda também traz o consumidor comum e os funcionários como protagonistas em diferentes esportes olímpicos, o que gera a sensação de realização de sonhos.
Rodolfo Rufeisen aponta que as Olimpíadas oferecem uma boa oportunidade para as marcas fortalecerem a relação com seus clientes. Ele explica que, ao adotar estratégias criativas e utilizar os meios de comunicação de maneira eficaz, as empresas conseguem transformar o espírito olímpico em vantagem competitiva para impulsionar as vendas de forma significativa.
O Marketing de oportunidade engloba diferentes ações - desde o planejamento até a execução - com o objetivo de atrair a atenção do público-alvo para uma determinada marca a partir de algum acontecimento marcante no momento. A estratégia pode ser utilizada também nas Olimpíadas de inverno e as Paralimpíadas.
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