MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marcas investem em audiovisual para atrair consumidor durante Olimpíadas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

1 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Com periodicidade quadrienal, as Olímpiadas são esperadas não apenas pelas equipes esportivas, mas também pelas grandes marcas, que consideram o período bastante atrativo para divulgar seus produtos e seu posicionamento. E a propaganda audiovisual na televisão é um dos principais meios para esse Marketing de oportunidade.

A menos de um mês do início das Olimpíadas de Paris, 43% dos brasileiros pretendem assistir aos jogos via TV aberta ou fechada. Já 18% irão acompanhar pelo Youtube ou pela Twitch e 11% pelas redes sociais, segundo uma pesquisa realizada pela V-Tracker.

No âmbito do consumo, a mesma pesquisa aponta que 27% dos entrevistados associam roupas esportivas às Olimpíadas. 20%, relacionam o evento a equipamentos esportivos, 18% a marcas de bebidas, 13% a tecnologia e 11% a alimentos.

Já o estudo realizado pela Ponto MAP, com base em informações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), do Ministério do Esporte e o do portal Transparência no Esporte, da Universidade de Brasília, aponta que o setor privado brasileiro deu um salto de investimento no evento a partir de 2021. Ou seja, os recursos do último triênio (2021, 2022 e 2023) somaram R$ 1,9 bilhão, valor 48% superior ao investido nas Olimpíadas de Londres em 2012.

Para Rodolfo Rufeisen, diretor da produtora Paprika Filmes, o período dos jogos olímpicos é um grande exemplo do Marketing de Oportunidade, já que as marcas aproveitam para relacionar seus produtos e posicionamento com a cultura do país, por exemplo, ou com histórias de superação a partir do esporte. Ele explica que esse tipo de divulgação, a partir de vídeos publicitários para veiculação na televisão, consegue cativar e engajar o consumidor, trazendo um sentimento de comunidade e pertencimento.

E como as Olimpíadas representam momentos de celebração, as marcas que utilizam esse espírito de coletividade e vitória em suas campanhas também se destacam. Um exemplo é o vídeo produzido em formato de animação pela Paprika Filmes para as Lojas CEM, que traz uma narração envolvente, já remetendo o telespectador ao clima de uma competição esportiva. Além disso, a propaganda também traz o consumidor comum e os funcionários como protagonistas em diferentes esportes olímpicos, o que gera a sensação de realização de sonhos.

Rodolfo Rufeisen aponta que as Olimpíadas oferecem uma boa oportunidade para as marcas fortalecerem a relação com seus clientes. Ele explica que, ao adotar estratégias criativas e utilizar os meios de comunicação de maneira eficaz, as empresas conseguem transformar o espírito olímpico em vantagem competitiva para impulsionar as vendas de forma significativa.

O Marketing de oportunidade engloba diferentes ações - desde o planejamento até a execução - com o objetivo de atrair a atenção do público-alvo para uma determinada marca a partir de algum acontecimento marcante no momento. A estratégia pode ser utilizada também nas Olimpíadas de inverno e as Paralimpíadas.

Leia também: Marcas diversificam canais de publicidade durante as Olimpíadas

Sport Track Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme