O endomarketing é uma prática que ajuda empresas a integrar e engajar seus colaboradores através de ações internas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup Poll, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, colaboradores engajados tornam marcas até 22% mais lucrativas.
Para Jéssica Moritz, Head de Marketing da Nexti, empresa de soluções digitais para RH, o colaborador que se sente parte do negócio, automaticamente realiza a venda orgânica do seu produto. “Colaboradores engajados realizam entregas melhores e essas entregas melhores geram resultados excelentes. Muitos são os profissionais que associam a sua marca como o negócio deles, por isso, trabalham em prol do crescimento da empresa”, explica.
Quando os colaboradores tornam-se defensores da marca, eles influenciam significativamente a reputação da empresa. Os consumidores tendem a confiar mais quando é uma pessoa recomendando um produto do que quando é a própria marca falando de si.
“Geralmente os profissionais usam LinkedIn ou a sua própria rede social para falar sobre os resultados alcançados, assim o seu produto está em uma espécie de vitrine virtual para centenas de pessoas e empresários, ligados àquela rede promovendo a proliferação das soluções da sua empresa”, comenta Jéssica.
Dicas para tornar colaboradores defensores da sua marca
Para Lucimara Mendes, Head de Pessoas e Cultura da Nexti, os colaboradores são os principais embaixadores que a empresa pode ter. Eles possuem a capacidade de influenciar a imagem e reputação da marca. A especialista apresenta dicas simples que geram engajamento com o público interno, sendo elas:
- Investir na capacitação profissional dos seus colaboradores e não deixar eles paralisarem;
- Promover no ambiente de trabalho o senso de comunidade. Quando os profissionais sentem que vivem em uma comunidade, isso garante que eles defendam a sua empresa;
- Promover uma cultura de transparência e comunicação aberta, compartilhando informações relevantes e promovendo um diálogo constante;
- Envolver os colaboradores em decisões e projetos, dando-lhes a oportunidade de contribuir com ideias e opiniões.
“Quando o colaborador entende a sua marca e a importância que ela tem para o mercado, ele enaltece esse produto, porque sabe que a marca irá sanar as dores da população como um todo”, finaliza Lucimara.
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