A captação de fundos é apenas uma das muitas razões pelas quais alguém com uma boa ideia considera a criação de uma campanha de crowdfunding (ou financiamento coletivo, vaquinha, como também é chamada). Os criadores de projetos bem sucedidos concordam que os benefícios são diretamente proporcionais aos que você põe na campanha – tempo, dedicação e persistência.
Para os empresários, crowdfunding também é uma forma de obter o feedback de possíveis clientes antes mesmo de criar e produzir seu produto em larga escala. Em bom português: antes de jogar dinheiro fora. Para as ONGs, é uma maneira de impactar doadores dos mais diversos locais do Brasil a baixo custo. Para escritores, produtores e artistas, crowdfunding possibilita arrecadar fundos para seus projetos e lançá-los sem interferência editorial. Para todos porém, e para você, é a possibilidade de monetizar o tempo gasto em redes sociais. Afinal, o tio Mark Zuckerberg já está bem rico com a sua geração de conteúdo e de conexões para ele, não é mesmo?
Vantagens do crowdfunding para você:
Para lançar um produto ou serviço no mercado, é necessário um bom plano de negócios, análise de riscos, projeções. Uma maneira mais rápida de fazer uma análise do seu plano de negócios, é usando o canvas, como cito no livro Seu Sonho Tem Futuro. Esse passo é importante pois em uma campanha de crowdfunding, o dono do projeto precisa explicar sobre a sua ideia, dizer porque merece receber cada contribuição e o que fará com o dinheiro captado.
Mas, uma página de captação com muita informação e sem público não resolve o problema de ninguém. é aí que entender de marketing digital resultará no sucesso ou fracasso da sua campanha.
Na Kickante, reconhecida como a maior plataforma de financiamento coletivo no Brasil, ajudamos os criadores com cada passo para a divulgação da sua campanha. é uma verdadeira aula de marketing digital gratuita, com resultados reais e análise semanal. Mas como explicamos no vídeo acima, uma plataforma de crowdfunding não é geradora de contribuições. A sua campanha precisa do engajamento do seu público, para que a comunidade da plataforma também se interesse pelo seu projeto. Entenda isso como o elemento de ibope ou de validação da sua campanha. Quem te conhece mostra para um público que ainda não te conhece que confia no seu projeto, e mais importante, em você.
Crowdfunding permite uma rápida análise de mercado
Através da sua campanha, é também possível saber se um determinado produto ou serviço fará sucesso entre os consumidores. Muitas empresas, já utilizam o crowdfunding para analisar itens como:
Aceitação do produto/serviço: qual é aceitação pelo mercado? Devo fazer alguma adequação para que meu produto/serviço seja melhor avaliado?
Comportamento do consumidor: quantos acessos, compartilhamentos e em qual canal minha campanha obteve melhor desempenho?
Preferências: devo criar variações de produtos? quais obtiveram melhor aceitação?
E também logística: quantos itens posso produzir sem haver desperdício?
Com este objetivo, a gigante Sony utiliza o crowdfunding para alguns de seus produtos. A multinacional já criou três campanhas e, com isso, espera obter o feedback dos usuários em relação aos produtos e validar se é viável ou não produzi-lo em larga escala. Ela espera validar a aceitação e avançar com ideias de produtos que não são tão convencionais, diferente dos outros diversos produtos que a marca possui. Desta forma, só lançará aqueles que tiverem uma boa aceitação e popularidade. Diminuindo os custos com produção e logística para estes “testes”.
“Captação de fundos não é o ponto aqui”, disse um porta-voz da Sony. “Crowdfunding nos ajuda a recolher o feedback dos early adopters antes dos produtos irem para o mercado (early adopters são usuários que gostam de testar novidades assim que são lançadas, pode ser uma rede social ou produto de tecnologia, por exemplo).”
Divulgação gratuita e clientes
Com crowdfunding, o seu projeto é divulgado no Brasil de maneira eletrônica. é um marketing gratuito! Quer mais vantagens? Os usuários que colaboram financeiramente com a sua campanha são, na verdade, seus clientes. Eles estão apostando na sua ideia antes do lançamento para o mercado e, muitas vezes, acompanham a trajetória do criador da campanha mesmo depois que a arrecadação terminar.
Na Kickante, o contato dos seus contribuidores é compartilhada com você e você pode utilizar para posteriores ações de divulgação!
Agrega valor à Marca
Além de encontrar apoiadores que acreditam em seu projeto, o crowdfunding pode ajudá-lo a chegar ao próximo nível ao conectá-lo à pessoas que você pode não ter sido capaz de contatar anteriormente, como parceiros, investidores e especialistas.
Alguns investidores monitoram campanhas de crowdfunding para encontrar projetos interessantes e apoiar aqueles que estão ganhando tração. O crowdfunding é uma ótima maneira de construir credibilidade e alcançar aqueles que você não teria considerado contatar antes.
Importante lembrar que não se restringe somente às empresas. Muitos estudantes, voluntários e profissionais liberais também atraem a atenção de investidores. Como é o caso de João Raphael, que com apenas 22 anos, foi aprovado com uma bolsa de 50% para o Mestrado em Relações Internacionais na Central European University e decidiu criar uma campanha para arrecadar recursos para a viagem. Logo a causa chamou a atenção da mídia, de influenciadores e recebeu contribuições de todo o país.
Resultado, em dois meses, arrecadou 248% da meta, R$ 29.775,00, e dois contribuidores acabaram virando investidores de João Raphael. Com tantos benefícios agregados, que tal criar a sua campanha de crowdfunding hoje mesmo para realizar seus sonhos e projetos?
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