<p><strong><span style="text-decoration: underline;">Regulamenta&ccedil;&atilde;o da profiss&atilde;o de Marketing</span></strong> <br /><span class="titulomateria">Parecer do Relator tira do projeto a cria&ccedil;&atilde;o de Conselho de Marketing</span></p> <p>Por Bruno Mello<br /><a href="mailto:bruno@mundodomarketing.com.br">bruno@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>O projeto de lei que prop&otilde;e a regulamenta&ccedil;&atilde;o da profiss&atilde;o de Marketing sofreu mudan&ccedil;as. O relator do PL 1226/07, Deputado Filipe Pereira (PSC-RJ), alterou o projeto para que n&atilde;o haja reserva de mercado, medida essencial para que a proposta seja aprovada de acordo com as novas regras da C&acirc;mara.</p> <p>A principal altera&ccedil;&atilde;o n&atilde;o prop&otilde;e a cria&ccedil;&atilde;o do Conselho Federal e de Conselhos Regionais, conforme est&aacute; sugerido no projeto 1944/07, de autoria do Felipe Bornier (PHS/RJ) e que corre em conjunto com o PL 1226/07, apresentado pelo Deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO).</p> <p>O substitutivo proposto nesta segunda-feira ter&aacute; um prazo de cinco sess&otilde;es ordin&aacute;rias a partir de hoje para sofrer emendas. Esgotado este tempo, a Comiss&atilde;o de Trabalho, de Administra&ccedil;&atilde;o e Servi&ccedil;o P&uacute;blico deve fazer uma vota&ccedil;&atilde;o pela aprova&ccedil;&atilde;o e encaminhar &agrave; Comiss&atilde;o de Constitui&ccedil;&atilde;o e Justi&ccedil;a e de Cidadania para aprecia&ccedil;&atilde;o da constitucionalidade, da juridicidade e da t&eacute;cnica legislativa.</p> <p>O projeto aguardava pela altera&ccedil;&atilde;o desde maio deste ano. Esperava-se que o novo texto fosse finalizado at&eacute; julho e logo em seguida entrasse em vota&ccedil;&atilde;o. Como isso n&atilde;o aconteceu, o PL teve que aguardar o fim do recesso dos parlamentares e o relator, Deputado Filipe Pereira, voltar da disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.</p> <p>A regulamenta&ccedil;&atilde;o da profiss&atilde;o de Marketing vem sendo discutida desde 2005, quando o ent&atilde;o Deputado Eduardo Paes, Prefeito eleito&nbsp;do Rio, prop&ocirc;s o primeiro projeto, retomado pelo deputado Eduardo Gomes dois anos depois. Um novo projeto de lei foi apresentado pelo Deputado Felipe Bornier (PHS/RJ) em 2007. As propostas estabelecem quem &eacute; o profissional de Marketing, as suas atribui&ccedil;&otilde;es, as condi&ccedil;&otilde;es para o exerc&iacute;cio da profiss&atilde;o, suas responsabilidades t&eacute;cnicas e denomina&ccedil;&otilde;es pr&oacute;prias da profiss&atilde;o.</p>
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