A indústria de alimentos no Brasil é formada por aproximadamente 36 mil empresas, incluindo as nacionais e internacionais. Do total, cerca de 80% dos fabricantes tem perfil de microempresas, enquanto as de grande porte chegam perto de 2%, de acordo com dados de 2017 da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).
Os dados incluem fabricantes de produtos alimentares e produtores de bebidas, de todos os estados brasileiros. Em relação à localização das fábricas, aquelas processadoras de alimentos estão instaladas principalmente na região Sul e Sudeste do Brasil. Dados de 2016 da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, São Paulo e Minas Gerais são os estados com mais indústrias, cada um com cerca de 16% das instalações.
Em 2016, na região Sul do país, a distribuição das unidades fabris registrou 9,3% no Rio Grande do Sul; 8,5% no Paraná e 7% em Santa Catarina. Já no Nordeste, os estados de Bahia e Pernambuco apresentavam os maiores índices, com 5,1% e 4,9%, respectivamente.
De acordo com a área de estudos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), um fator que contribui para a localização das indústrias é a dificuldade em recuperar impostos pagos por produtos isentos de tributos para o consumidor final. Para saber mais sobre esta pesquisa acesse o link.
COMPARTILHAR ESSE POST