MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

M-commerce: o poder na palma da mão

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

30 de mai. de 2022

CATEGORIA

Artigos

É inegável que hoje em dia não vivemos mais sem nossos smartphones. A evolução da tecnologia mobile, principalmente com o lançamento do primeiro iPhone, além de dispositivos interativos personalizados com as nossas músicas preferidas, registrando os melhores momentos com acesso às câmeras fotográficas cada vez mais potentes, possibilitou que a nossa vida passasse a se conectar rapidamente com qualquer pessoa, empresa ou instituição por meio da internet. Ganhamos acesso a mais informação, conhecimento gratuito com a busca do Google e criamos conexões nas redes sociais.

Como o crescimento das nossas necessidades é inevitável, tanta facilidade favoreceu e alavancou a evolução da forma como consumimos bens e serviços, revolucionando nosso dia a dia. Vimos que é possível realizar transações, vender e comprar produtos em uma loja on-line, divulgar esses mesmos produtos por meio de ações de marketing digital, como e-mails e campanhas de ads. Passamos de clientes para usuários e de usuários para influencers ou haters.

Nesse ponto, entendemos o quanto a experiência do cliente é relevante para o sucesso e a fidelização de um negócio. O conceito de e-commerce com produtos variados, um esquema de logística eficaz e formas de pagamento seguras não são mais suficientes para garantir a plena satisfação desses novos consumidores: é preciso tornar a experiência de compra cada vez mais acessível, fácil, adaptável. Por isso o conceito de mobile commerce se tornou uma enorme vantagem competitiva.

Não é à toa que o próprio Google, por meio das estratégias de SEO, busca privilegiar conteúdos e sites que contam com mais relevância e recursos diferenciados para o acesso mobile. Para isso, leva em questão a velocidade de consumo das informações, a personalização da experiência e o acesso fácil e responsivo aos produtos e serviços por meio de aplicativos.

Junto disso tudo, existe a possibilidade de realizar pagamentos seguros com apenas um clique pela Amazon, a alternativa de consolidar nossos dados com carteiras virtuais, como Google Pay e Apple Pay, o uso de cartões de crédito virtuais e pagamentos por aproximação pelo próprio smartphone. Sem contar a tecnologia do Pix, que vem batendo recordes diários de transações, tornando possível que qualquer um   possa movimentar seus recursos de forma virtual.

Mas, afinal, o que é m-commerce?

É a evolução do comércio mobile no qual as transações são totalmente realizadas e concluídas por meio de smartphones ou tablets com conexão pela internet. Por se tratar de uma forma de comércio eletrônico, o m-commerce permite que os usuários acessem plataformas de compras on-line, e-commerces e marketplaces sem precisar usar um computador desktop.

Hoje podemos definir três vias possíveis para a realização dessas transações:

- Acesso a sites por meio do mobile;

- Aplicativos mobile;

- Marketplaces nas redes sociais.

Quais as vantagens de investir no m-commerce?

- Simplicidade: os usuários usam apenas dois dedos para executar as etapas, tornando a jornada de compra mais curta;

- Rapidez: interações mais rápidas;

- Facilidade de acesso aos produtos da loja: qualquer pessoa com um dispositivo     mobile se torna um cliente em potencial;

- Rastreamento de localização e personalização: por meio do GPS é possível enviar notificações e informações de rastreamento personalizadas, facilitando a conversão de mais vendas;

- Acesso às informações para facilitar a decisão de compra: a disponibilização de dados, como avaliações e depoimentos de experiências de outros consumidores, facilita a comparação de preços entre as variadas lojas on-line ou físicas, inclusive o acesso às características de produtos e overviews.

Mais exemplos de mobile commerce:

- Nubank;

- AirBnB;

- Ifood;

- Uber.

O grande desafio está em observar comportamentos e personalizar essas experiências para antecipar necessidades que vão ao encontro dos consumidores. Observar as tendências de mercado e as tecnológicas, e a coleta de feedbacks, nunca foi tão importante para se manter à frente da concorrência. A oferta e a construção contínua de um ecossistema que proporcione uma experiência intuitiva e ágil para os usuários mobile atenderão às necessidades de seus clientes e colocarão seu negócio pronto para o sucesso no cenário m-commerce.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme