As redes sociais extrapolaram o conceito de que todos podem ser uma marca. Nos moldes de uma nova realidade, perspectivas sobre branding ganharam novos contornos, debatidos no livro "Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante", de autoria da estudante Antônia Martinelli Luperi.
Autora aos 17 anos, Antônia estende ao tema o ponto de vista de uma jovem da Geração Z e explora os caminhos abertos pelos nativos digitais em sua participação nas redes sociais. Em larga escala, este povoamento dos ambientes online fez com que as marcas migrassem para as plataformas sociais a fim de acompanhar as tendências e assuntos do momento.
Organizado em quatro capítulos, o livro traz insights de uma autora que convive com o universo do Marketing desde seu nascimento. Antônia é filha de Sandra Martinelli, profissional premiada, com 40 anos de carreira no Marketing e CEO da Associação Brasileira de Anunciantes por uma década.
Utilizando insights aprendidos junto a Philip Kotler como base para reflexão, a autora analisa, no decorrer do livro, diversos cases de marcas nacionais e internacionais que mostram as excelentes oportunidades para navegar em um cenário promissor, como a participação nas conversas dos usuários, missões de engajamento, co-construção de conteúdo e Marketing de influência.
A obra enfatiza desde as melhores formas de criar conexões mais profundas com os consumidores por meio de diálogos abertos, transparentes e autenticidade, bem como os riscos atrelados a uma superexposição, que podem afetar suas reputações.
Navegando pelas reflexões apresentadas no livro, Antônia ressalta que uma vez que uma marca não tem mais o controle do que se fala sobre ela dentro de uma rede social e está sujeita a uma exposição amplificada e extremamente veloz, a gestão de branding na era das redes sociais exige um monitoramento sobre o que está sendo dito em tempo real, a cada novo clique.
A autora pontuou, também, a essência do alinhamento das marcas às demandas das novas gerações. Ela explica que o jovem de hoje está mais atento e exigente, desinteressado publicidades meramente comerciais. As novas gerações querem ver representatividade, a defesa de causas urgentes, conteúdo relevante e uma criatividade inovadora, que surpreenda e prenda sua atenção.
"Branding na era das redes sociais: cuidar das marcas nunca foi tão importante" será lançado no 20 de setembro, pela Editora Leader, em um coquetel com noite de autógrafos, a partir das 18h, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1501 - Jardim Paulista, São Paulo.
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