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Líderes de Comunicação Interna estão assumindo papéis mais estratégicos

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de mar. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O papel dos líderes e gestores de comunicação vem se transformando no cenário empresarial. Indo muito além dos limites da comunicação, por si só, estes profissionais estão assumindo funções que passam pela contratação e pela gestão de pessoal. Esta crescente proximidade aos colaboradores, por sua vez, contribui significativamente para o desenvolvimento de estratégias assertivas para a comunicação interna (CI) da empresa.

Isso porque, em 2024, dois objetivos se destacam como os principais desafios para a área de CI: fortalecer cultura e orgulho em um ambiente que valorize o colaborador (93%) e criar clareza em torno da estratégia da empresa engajando os colaboradores nessa jornada (79%). Os dados foram divulgados na 8ª edição da Pesquisa de Tendências em Comunicação Interna realizada pela Ação Integrada em parceria com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).

Para entender como esses objetivos serão trabalhados pelas empresas ao longo do ano, a pesquisa perguntou aos respondentes sobre os temas priorizados pela área, sobre os investimentos que deverão ser feitos em comunicação interna, os canais e as frequências das campanhas comunicacionais.

Quanto aos temas priorizados pela área, destacam-se, segundo os respondentes, Cultura da empresa (73%), Iniciativas de gestão de pessoas (69%), Diversidade e inclusão (62%) e Estratégia e resultados da empresa (60%). Para Adevani Rotter, fundadora e diretora-presidente da Ação Integrada, os tópicos comprovam o desejo dos comunicadores de fazer comunicações mais humanizadas, pensando primeiro no que as pessoas querem saber e depois no que a empresa quer falar.

O estudo aponta, também, que 85% das áreas de CI das empresas respondentes possuem um calendário para organizar os temas a serem divulgados no ano; que 58% conseguem priorizar as narrativas relacionadas a este planejamento, em comparação a demandas pontuais que aparecem no dia a dia e que 67% das empresas afirmam cuidar para evitar o excesso de informação para os colaboradores.

Investimentos em CI

Perguntados sobre os focos de investimento em comunicação voltados às lideranças empresariais, 92% dos respondentes citaram os eventos de alinhamento com as lideranças dos times e 87% destacaram os treinamentos e ações para capacitar gestores como comunicadores. Ambos os focos deverão receber aumentos 17% e 20% no orçamento destinado à CI, respectivamente.

Quanto às inovações tecnológicas, a pesquisa aponta que a Inteligência Artificial é a principal receptora de investimentos (44%), seguida de perto pela Gamificação (43%). Os chatbots, principais frentes de investimento no ano passado, aparecem na terceira posição (39%).

Neste panorama, a pesquisa mostra que 60% das empresas imagina manter o número de campanhas realizadas no ano anterior. 20% pretendem aumentar e outros 20%, reduzir. No geral, o número de campanhas previstas permanece estável. 41% das empresas planejam realizar acima de 16 campanhas em 2024. Houve redução de forma acentuada (12%) apenas nas organizações entre mil e cinco mil colaboradores.

Canais ideais

Os comunicados por E-mail e Intranet seguem como os canais mais relevantes (ambos com 88%), seguidos pela Newsletter (78%) e TV corporativa (66%). Ao analisar a efetividade por público, os murais impressos aparecem como o principal canal do público operacional dentro das unidades (57%). Já o e-mail é o principal canal para os demais públicos: Administrativo (89%), Vendas (75%), Operacional fora das unidades (49%) e Gestores (76%). TV Corporativa, Intranet, WhatsApp e Teams também estão bem cotados em públicos distintos.

Segundo os participantes da pesquisa, as formas mais efetivas de comunicação interna são os canais internos (85%), gestores imediatos (79%) e a alta liderança (61%). CEO (58%) vem logo em seguida e, mesmo na quinta posição, uma a mais que 2023, quem cresceu foram Eventos e ativações temáticas (55%), o que rendeu uma posição no ranking.

Segundo os profissionais de comunicação respondentes da pesquisa, em apenas 23% das empresas os gestores se consideram o principal canal de comunicação da organização com seus times, índice que varia entre 18% nas empresas com até mil funcionários e 30% naquelas acima de cinco mil colaboradores.

Leia também: Do institucional ao autoral – na velocidade das mudanças na comunicação

MBA Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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