MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Lições e perspectivas de rebranding em 8 cases nacionais

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 8 min

DATA

22 de jul. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Normalmente, as empresas sabem o que desejam alcançar em um processo de rebranding. Nem sempre, no entanto, conhecem as maneiras mais eficazes de alcançar os objetivos almejados. Isto é o que defende Nat Rezende, sócia da Capsula, empresa brasiliense especializada em inteligência criativa.

Na visão da executiva, os motivos que levam a um rebranding são muito particulares para cada caso. Comumente, gatilhos como inovação, mudanças nos produtos ou serviços oferecidos e/ou a necessidade de se conectar com novos públicos são alguns dos principais catalisadores desse processo.

Não por acaso, mesmo as empresas mais tradicionais esbarram na necessidade de passar pelo processo – seja por uma necessidade visual, como demonstra o case da Ipiranga, seja pela necessidade de adaptação aos modernos canais de vendas digitais, como visto no case da Bagaggio, ambos abordados no Clube Mundo do Marketing.

Neste panorama, explica Nat, o diagnóstico prévio é essencial. Compreender as expectativas do rebranding é fundamental para tomar decisões informadas, uma medida que pode poupar tempo e dinheiro. A executiva reforça que, às vezes, o que uma marca precisa não é um rebranding completo, mas sim um redesenho na comunicação ou nos canais para alcançar novos públicos ou inovar sem perder sua identidade essencial.

Como as marcas estão fazendo isso? Leia, na sequência da matéria, oito cases de empresas que executaram com sucesso estratégias específicas de rebranding.

Vigor 

Não raro, processos de rebranding rompem conexões com elementos do passado, trazendo à tona novas criações. Mas a centenária Vigor decidiu trilhar um caminho diferente: para fortalecer a campanha "Cada Dia Tem seu Sabor" e anunciar o reposicionamento da marca, a companhia resgatou o “Jingle Mais Saboroso de Todos”.

A campanha contará com uma série de filmes mostrando o jingle e os produtos no dia-a-dia das pessoas a fim de despertar o desejo pelos produtos Vigor. Completando a estratégia 360º da marca, também haverá ativações em rádios, relógios de rua, telas em edifícios e no metrô.

Na frente visual, a proposta manteve o tradicional azul da marca, com ajuste na tonalidade, e adicionou uma paleta de cores frescas para dar sustentação às peças gráficas. Os novos elementos trazem uma estética mais descontraída, com ênfase em formas que remetem à cremosidade e ao apetite pelos produtos Vigor.

O logotipo também foi ajustado com uma tipografia harmonizada nas pontas para reforçar a "cremosidade" e refinamentos técnicos para proporcionar um maior equilíbrio visual.

Vigor

Netshoes 

De olho no crescimento da tendência sportstyle, descrita por hábitos de vida mais saudáveis, nos quais o esporte e as atividades físicas desempenham papel fundamental, a Netshoes apresentou um rebranding de alinhamento à nova realidade.

Segundo Lucas Machado, sócio-diretor da FutureBrand, agência responsável pelas mudanças, o desafio consistiu em traduzir a nova essência da Netshoes em uma expressão e linguagem que representasse, de uma forma muito clara, o ritmo de cada pessoa no estilo de vida sportstyle.

O resultado desse processo é um novo conceito de marca, "Vai no seu ritmo", centrado na ideia de que cada consumidor possui seu próprio ritmo e estilo de vida. Essa premissa se traduz em uma expressão visual dinâmica, com um novo logotipo que apresenta uma evolução do desenho original da marca, agora em caixa baixa.

Para reforçar a ideia de um ritmo próprio para cada um, o "N" será o símbolo da marca e o elemento que conduz toda a identidade visual, com um comportamento animado representando a diversidade de ritmos. A nova paleta de cores é viva, vibrante e digital e a tipografia personalizada apresenta pesos variados entre regular e itálico, um recurso que representa o movimento e dinamismo da marca.

Netshoes 

Compugraf – CG One 

Há quatro décadas no mercado, a Compugraf – agora, CG One – desenvolveu um projeto de reestruturação para fortalecer seu posicionamento no setor de cibersegurança. Com as mudanças, a companhia espera desassociar o nome da empresa do mercado de computação gráfica, foco do negócio nos primeiros anos de atuação, na década de 80.

Segundo Fernando Bittencourt, superintendente de Marketing e Inteligência Competitiva da CG One,  o rebranding tem o objetivo de reafirmar os movimentos estratégicos pelos quais a empresa vem passando nos últimos dois anos, englobando posicionamento, estratégia de portfólio, atuação junto aos clientes e abordagem de mercado, além de modernizar a identidade com base no que há de mais atual em termos de design.

A nova identidade visual traz mudanças significativas nas cores e elementos gráficos. O tradicional bordô deu lugar ao vibrante magenta, enquanto o azul ganhou mais protagonismo, refletindo uma imagem moderna e dinâmica.  Duas barras foram adicionadas como elemento visual da nova marca, simbolizando estabilidade e crescimento contínuo.

Já o novo nome, “CG One”, une a abreviação "CG", anteriormente utilizada para fazer menção à marca, ao elemento “One”, que visa reiterar o posicionamento pioneiro e a entrega de soluções inovadoras em um único lugar.

Compugraf – CG One

Barões

A Barões Digital Publishing atualizou seu nome para "Barões Brand Publishing", fruto de um trabalho de posicionamento realizado pela Touch Branding, que destaca o pioneirismo e amadurecimento da marca e da disciplina de brand publishing.

A nova marca, assinada pela consultoria SapsCon, mudou de cor – deixando o vermelho vivo para um tom bordô – ganhou uma nova fonte e um destaque para o acento com novo formato.

O novo posicionamento da Barões também irá culminar em um segundo semestre com novidades. Uma delas é o lançamento do livro Brand Publishing na Prática, com organização de Paulo Henrique Ferreira e escrito por 19 autores, além do prefácio assinado por Andrew Mcluhan, do Instituto McLuhan, do Canadá.

Segundo Paulo Henrique Ferreira, diretor-executivo e sócio-fundador da Barões, a empresa amadureceu nos últimos anos e ajudou os clientes a evoluírem em suas plataformas de comunicação editorial. Por isso, a marca também precisou evoluir. Para tanto, buscou aprimorar a identidade para refletir o citado amadurecimento.

Barões

Projeto Samba Educa 

Completando três anos, o Projeto Samba Educa, que coordena os pré-vestibulares comunitários Dona Zica, na Mangueira e o Instituto Zeca Pagodinho, em Xerém, está mudando a cara da marca. A iniciativa, que já ajudou mais de 200 jovens de comunidades a conquistarem seus sonhos, ganha o rebranding assinado pela Casa 6D.

Segundo Lula Freitas, diretor da Casa 6D, a essência do projeto Samba Educa é levar educação para jovens de periferias cariocas, propagando a cultura do samba. Por isso, a nova identidade visual privilegia o movimento e a alegria das cores, assim como o fortalecimento da comunidade.

Projeto Samba Educa 

ABC Brasil 

Após um processo de dois anos, ABC Brasil apresentou ao mercado as mudanças propostas para o novo posicionamento da marca. Segundo a cúpula da empresa, a nova fase é o fruto de um minucioso estudo com stakeholders. As novidades marcam, também, o aniversário de 35 anos da instituição financeira.

A campanha e a estratégia da marca, desenvolvidas pela empresa de branding Design Bridge, têm o conceito "Juntos, aceleramos seu crescimento", que remete aos atributos da marca ancorados no relacionamento com o cliente, na solidez da instituição e na transparência.

Em linha com o conceito, a identidade visual passa a ter novos contornos e novas expressões. A letra "A" de ABC ganhou um arco arredondado, referente à ponte/ligação entre o banco e seus clientes. Já o slogan "Singular, como negócios e pessoas" foi incluído para reforçar os atributos da nova marca.

O conceito de ROR (Return on Relationship) passa a orientar a estratégia, como uma forma de medir o sucesso do negócio e o potencial da marca com base no endereçamento das necessidades dos clientes e vínculos duradouros de lealdade e confiança.

ABC Brasil 

MAG Seguros

A MAG Seguros apresentou o rebranding da antiga linha Vida Toda Bem-Estar para INVIDA, uma linha de produtos voltados para coberturas dedicadas aos imprevistos com a saúde ao longo da vida.

Visando aumentar a conscientização sobre o uso de seguros de vida e desmistificar a crença de que os produtos de vida se limitam apenas à cobertura de morte, a linha INVIDA traz uma visão acolhedora que permite conexão mais próxima com os segurados e familiares, além de enfatizar a mensagem de proteção complementar e financeira em casos de imprevistos de saúde.

Segundo Thiago Levy, Head da linha INVIDA, a principal motivação para reformulação do portfólio de produtos está diretamente ligada a mensagem que a linha ofertava ao cliente, sem tanta clareza. Ele ressalta que o rebranding desse portfólio reflete o compromisso em olhar para determinados públicos que precisam desse respaldo e apoio financeiro em situações que envolvem os cuidados na saúde. 

invida

Inner Circle 

Lançado no Brasil em 2019, o app de relacionamentos holandês Inner Circle passou por uma repaginação visual. As mudanças conferem à ferramenta elementos comunicativos alinhados a uma proposta “cool”. A ideia é atrair ao hub pessoas mais interessantes e autênticas, que buscam conexões reais, baseadas em estilos de vida e paixões semelhantes.

Criado pelo time interno do Inner Circle, com o preto e branco predominantes, e visualmente inspirado em uma comunicação jornalística, o novo conceito possibilita a marca de explorar novos territórios além de encontros e relacionamentos.

Além do novo look & feel, a marca tem investido em ações diferentes, que se conectam ainda mais com os membros da sua rede, baseando-se nesses territórios considerados importantes para quem está sempre em busca do novo, desconhecido e especial dentro da gastronomia, mixologia, viagens e lugares, promovendo experiências únicas como o Secret Sessions. Leia também: Periquita, marca de vinhos portuguesa, faz rebranding pelos 174 anos da marca

Jaime Troiano - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme