Os meses de outubro e novembro marcam o encerramento de algumas das mais importantes competições para os times de futebol brasileiros. Neste ano, o Fluminense representará o Brasil na final da Copa Libertadores jogando no Maracanã, enquanto o Fortaleza viaja ao Uruguai para ser a força nacional na final da Copa Sul-Americana.
Pensando na final da Libertadores, a Mastercard realizou a campanha "Uma final que não tem preço". A promoção, destinada a clientes do Mastercard Surpreenda, foi realizada entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro, e o sorteio passa por apuração. Os ganhadores serão premiados com um lugar na primeira fileira do Maracanã no dia da final, bem como um tour exclusivo em volta do gramado antes do início da partida.
Já a Novibet, patrocinadora master do Fortaleza, utilizou a visibilidade conquistada pelo time ao longo do ano para promover uma boa causa. No início do mês, o time cearense foi ao gramado da Arena Castelão acompanhado de cães acolhidos pelo Abrigo São Lázaro, maior ONG de proteção animal do Ceará. A ação fez parte da campanha global de conscientização da adoção responsável #NoviPet, lançada na quarta, 4 de outubro, no Dia Mundial dos Animais.
Organizadora dos torneios continentais, a CONMEBOL assinou uma parceria de três anos com a Puma. A partir do ano que vem, a marca alemã será uma das principais patrocinadoras de torneios como a Copa América, Copa Libertadores e Copa Sul-Americana. O acordo inclui o fornecimento de bolas oficiais, uniformes de árbitros e equipes técnicas. Esportes como futsal, futebol de areia e categorias femininas, pré-Olímpicas e de base também terão equipamentos esportivos produzidos pela marca.
Outro ativo da CONMEBOL, a Libertadores Feminina, teve todos os jogos transmitidos gratuitamente pelo Canal GOAT e o mesmo acontecerá na partida final, um dérbi entre Corinthians e Palmeiras, neste sábado (21). Os direitos de transmissão obtidos pelo canal de streaming foram negociados com o intermédio da Amstel, patrocinadora da competição. Segundo a Amstel, o objetivo da parceria é impulsionar o crescimento da modalidade, democratizar o acesso a todas as partidas e oferecer ainda mais visibilidade ao torneio.
Rumo à Paris, via Santiago
2024 bate apressado às portas, e para os fãs de esportes, o ano, que marca o retorno das Olimpíadas, deverá ser especial. Para os mais impacientes, o início dos jogos Pan-Americanos de Santiago nesta sexta (23), deverá ser o suficiente para trazer um vislumbre de ação de alguns dos atletas mais importantes do mundo. Para as marcas, os jogos Pan-Americanos são uma boa oportunidade para garantir um lugar na festa em Paris.
Pensando nisso, a Subway anunciou o fechamento de um acordo para patrocinar Comitê Olímpico do Brasil (COB) durante os jogos. Segundo Rodrigo Munaretto, Head de Marketing da Subway Brasil, o patrocínio ao COB está entre os principais investimentos da marca para 2024 e representa a oportunidade de dar mais visibilidade e reconhecimento para atletas de categorias diferentes e consideradas novidades nas Olímpiadas. A parceria dá início à campanha "Somos grandes. Somos Brasil", que incentiva os consumidores a ampliarem a torcida para os atletas brasileiros e modalidades novas e diferentes.
Já a XP, patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro desde o ciclo das Olimpíadas de Tóquio, anunciou uma série de ações para apoiar os atletas do Time Brasil que competirão nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, um importante degrau de preparação para os atletas.
Com o mote publicitário "XP investe em quem supera o impossível", a companhia fechou parcerias com os atletas Ana Marcela Cunha (Natação em águas abertas), Stephanie Balduccini (Natação), Rafaela Silva (Judô) e Bruno Lobo (Fórmula Kite), equipe que formará o "Time XP" em Santiago. A XP também firmou uma parceria inédita com a CazéTV. O canal de streaming irá apadrinhar o Time Brasil e transmitir, do dia 20 de outubro até o dia 5 de novembro, mais de 400 horas de conteúdo ao vivo de 39 modalidades em três canais dedicados.
Além do apadrinhamento da XP, as transmissões da Cazé TV serão patrocinadas pela Netshoes. Esta é a primeira vez que o e-commerce esportivo patrocina uma transmissão de Jogos Pan-Americanos, e a ocasião pontua a estreia da marca em um canal de streaming esportivo. Segundo o CEO da Netshoes, Graciela Kumruian, a parceria dialoga com a busca da companhia pela proximidade com os jovens - público atraído pelo canal - com a intenção em ser também referência em lifestyle esportivo.
Para os fãs de basquete, o atual ciclo olímpico ficará marcado por altos e baixos, e as chances de que a Seleção masculina não se classifique para os jogos são mais altas do que o esperado. A boa notícia é que a Liga Nacional de Basquete (LNB) deverá se fortalecer com o recém-anunciado patrocínio da Farmacêutica EMS. O acordo visa promover o desenvolvimento dos profissionais envolvidos nas competições organizadas pela LNB e na valorização dos atletas mais eficientes do NBB.
Mais futebol
Sérvio mais querido do Brasil, Dejan Petković é o garoto propaganda da mais nova ativação da Gatorade. No dia 7 de outubro, a marca levou o ex-jogador à Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, para interagir com o público em um desafio de faltas na Quadra da Lagoa. Cada participante teve duas chances para acertar os atributos da Gatorade. Quem venceu ou empatou, ganhou um kit exclusivo da marca. Além disso, a marca disponibilizou a experimentação do Gatorade Berry Blue, sabor novato no portfólio da empresa.
Em São Paulo, a rede de academias Smart Fit anunciou uma nova parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). O acordo se baseia em uma via de mão dupla: a rede oferecerá acesso a todas as suas unidades espalhadas pelo país aos árbitros e assistentes, delegados de partida, equipe de apoio e colaboradores da FPF, e terá a logo estampada na omoplata dos uniformes dos árbitros e assistentes em todos os jogos de todas as competições organizadas pela FPF.
Na Espanha, a Wunderman Thompson assinou uma campanha impressa que destaca a qualidade do conteúdo de futebol do canal Movistar, sobretudo para torcedores. São 40 cartazes, cujas imagens foram produzidas pelo Studio Nuts, dos brasileiros Tico Moraes e Valéria Lima, que trazem detalhes de camisas de times de futebol, da primeira e segunda divisões da Espanha, e que remetem a campeonatos passados que estão na lembrança dos torcedores. O título completa: "Se você reconheceu, é porque você viu no Movistar."
Finalmente, foi ao ar no dia 12 de outubro a campanha publicitária "Se é futebol, tá no footbao”. A ação anuncia a chegada da rede social Footbao ao Brasil. A plataforma é totalmente dedicada ao esporte, e promete ser o ponto de encontro de todos os fanáticos por futebol, incluindo aqueles que querem mostrar seus próprios talentos – e, quem sabe, serem descobertos pelos olheiros já presentes na plataforma.
A campanha conta com diversas frentes em suas fases iniciais, como um mix de ativações que envolvem personalidades, parcerias com grandes players do entretenimento e iniciativas de mídias multiplataformas. O ex-jogador e agora comentarista Denílson Show foi o escolhido como o embaixador oficial do app no Brasil.
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