MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de jun. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Globalmente, o ano de 2023 tem sido marcado pelo medo de uma forte desaceleração econômica, resultante das medidas para reduzir a inflação. O cenário atual é marcado pelo aumento de preços dos produtos de consumo massivo e pela redução do poder de compra.

No entanto, a América Latina mostra-se resiliente por absorver o impacto inflacionário e manter o consumo, conforme aponta o estudo Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar.

Com Brasil e México como referência, a cesta básica na América Latina apresentou crescimento em valor acima da inflação e performance positiva em volume. Em paralelo, outras regiões do mundo não tiveram crescimento em valor - protagonizando, inclusive, queda em volume. Isso significa que, enquanto o consumidor latino-americano absorve o impacto da inflação para seguir comprando, o global reduz o consumo.

Nesse cenário, ao considerar os aumentos de preço dos produtos de consumo massivo, o estudo indica que os consumidores deveriam estar comprando 75% da quantidade que adquiriam há dois anos. Porém, este índice está em 99%.

A explicação para a inesperada realidade está na fragmentação oportunizada pela omnicanalidade, que permite que o consumidor visite mais canais de compra buscando por produtos e preços mais atrativos para o bolso.

Nessa dinâmica, o consumidor latino-americano optou por fazer compras menores, mais frequentes e com maior experimentação. Diminuindo ligeiramente o volume de cada categoria para manter o número de categorias compradas, as compras têm sido 12% menores e com visitas a 18% mais canais, o que se traduz na aquisição de duas categorias e seis marcas a mais do que o registrado há dois anos.

Benefícios para as compras  Oferecendo opções para aliviar o bolso dos clientes na hora de pagar as compras, a Ticket aposta em estratégias fora dos canais digitais para impactar o consumidor final. Afinal, nem tudo é digital, e as estratégias offline são cruciais para a estratégia da empresa.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Denise Coelho, Diretora de Marketing da Ticket, trouxe insights valiosos sobre o mercado B2B2C, em especial, sobre as formas de relacionamento com o consumidor final e o desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Consumo de alimentos orgânicos no Brasil cresce 16% em 2023

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme