Globalmente, o ano de 2023 tem sido marcado pelo medo de uma forte desaceleração econômica, resultante das medidas para reduzir a inflação. O cenário atual é marcado pelo aumento de preços dos produtos de consumo massivo e pela redução do poder de compra.
No entanto, a América Latina mostra-se resiliente por absorver o impacto inflacionário e manter o consumo, conforme aponta o estudo Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar.
Com Brasil e México como referência, a cesta básica na América Latina apresentou crescimento em valor acima da inflação e performance positiva em volume. Em paralelo, outras regiões do mundo não tiveram crescimento em valor - protagonizando, inclusive, queda em volume. Isso significa que, enquanto o consumidor latino-americano absorve o impacto da inflação para seguir comprando, o global reduz o consumo.
Nesse cenário, ao considerar os aumentos de preço dos produtos de consumo massivo, o estudo indica que os consumidores deveriam estar comprando 75% da quantidade que adquiriam há dois anos. Porém, este índice está em 99%.
A explicação para a inesperada realidade está na fragmentação oportunizada pela omnicanalidade, que permite que o consumidor visite mais canais de compra buscando por produtos e preços mais atrativos para o bolso.
Nessa dinâmica, o consumidor latino-americano optou por fazer compras menores, mais frequentes e com maior experimentação. Diminuindo ligeiramente o volume de cada categoria para manter o número de categorias compradas, as compras têm sido 12% menores e com visitas a 18% mais canais, o que se traduz na aquisição de duas categorias e seis marcas a mais do que o registrado há dois anos.
Benefícios para as compras Oferecendo opções para aliviar o bolso dos clientes na hora de pagar as compras, a Ticket aposta em estratégias fora dos canais digitais para impactar o consumidor final. Afinal, nem tudo é digital, e as estratégias offline são cruciais para a estratégia da empresa.
Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Denise Coelho, Diretora de Marketing da Ticket, trouxe insights valiosos sobre o mercado B2B2C, em especial, sobre as formas de relacionamento com o consumidor final e o desenvolvimento e lançamento de novos produtos.
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