<p>Os lan&ccedil;amentos mundiais de embalagem tiveram redu&ccedil;&atilde;o de 4,89% no primeiro trimestre de 2011. &Eacute; o que indica um levantamento realizado pelo N&uacute;cleo de Estudos de Embalagem ESPM, utilizando as ferramentas GNPD Global New Products Database, da Mintel, e Euromonitor. No Brasil, a queda foi ainda mais expressiva, chegando a 11,96% em rela&ccedil;&atilde;o ao mesmo per&iacute;odo do ano passado. De janeiro a mar&ccedil;o foram lan&ccedil;adas 66.615 embalagens, contra 66.885 nos mesmos meses de 2010.</p> <p>O reflexo da trag&eacute;dia no Jap&atilde;o, que em 2010 ocupava o quarto lugar do ranking, levou o pa&iacute;s a cair para a oitava posi&ccedil;&atilde;o. O Canad&aacute; foi o destaque, saltando da s&eacute;tima posi&ccedil;&atilde;o em 2010 para a quarta em 2011. A China tamb&eacute;m se recuperou e subiu do nono lugar, no ano passado, para o s&eacute;timo. J&aacute; o Brasil avan&ccedil;ou uma posi&ccedil;&atilde;o, passando para a quinta coloca&ccedil;&atilde;o, enquanto &Iacute;ndia tamb&eacute;m apresentou um desempenho favor&aacute;vel, garantindo a sexta posi&ccedil;&atilde;o. A lideran&ccedil;a continua sendo dos Estados Unidos e aparecem ainda Reino Unido (2&ordm;), Alemanha (3&ordm;), Fran&ccedil;a (9&ordm;) e Espanha (10&ordm;)</p> <p>Entre as categorias que mais lan&ccedil;aram ou renovaram embalagens, produtos para os l&aacute;bios, produtos para o rosto e biscoitos doces continuam sendo as tr&ecirc;s principais, mantendo suas posi&ccedil;&otilde;es nos &uacute;ltimos cinco anos. Produtos para o corpo, que estava na quarta coloca&ccedil;&atilde;o em 2010, deu lugar a esmalte para as unhas. J&aacute; produtos de carne voltaram para o ranking, ap&oacute;s dois anos fora.</p> <p>&ldquo;Os lan&ccedil;amentos indicam que a carne processada, preparada e embalada vem ganhando maior presen&ccedil;a devido ao aumento no consumo de alimentos prontos e sandu&iacute;ches&rdquo;, explica Fabio Mestriner, Professor Coordenador do N&uacute;cleo de Estudos de Embalagem ESPM. No Brasil, a categoria com maior n&uacute;mero de lan&ccedil;amentos foi produtos para o corpo, enquanto biscoitos doces, que ocupava a segunda posi&ccedil;&atilde;o at&eacute; o ano passado, caiu para o oitavo lugar.</p> <p>Assim como &eacute; visto globalmente, no mercado nacional, os cosm&eacute;ticos dominam o ranking, com oito posi&ccedil;&otilde;es entre as 10 principais categorias. Em rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s marcas que mais lan&ccedil;aram produtos, a Jequiti &eacute; a l&iacute;der. Aparecem ainda Avon, Nasha Cosm&eacute;ticos, Nestl&eacute;, Procter &amp; Gamble, Feito Brasil Cosm&eacute;ticos Artesanais, Unilever, Natura, Cooperativa de Consumo e Procosa Produtos de Beleza.</p> <p>As marcas pr&oacute;prias tamb&eacute;m ganham cada vez mais espa&ccedil;o. O&nbsp;Carrefour foi a empresa que mais lan&ccedil;ou embalagens em 2011. Juntas,&nbsp;os novos produtos colocados&nbsp;nas g&ocirc;ndolas pelas redes de varejo representam 20% dos lan&ccedil;amentos mundiais. A participa&ccedil;&atilde;o da categoria passou de 13% em 2005 para 20% este ano.</p>
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