<p>Por Cristiane Higashi*<br /> <br /> Quem nunca recebeu um SMS indesejado e teve que clicar em v&aacute;rios bot&otilde;es para acessar, ler e finalmente apagar a mensagem? Com o constante crescimento do mobile advertising, pr&aacute;ticas como esta, infelizmente se tornaram muito comuns nos &uacute;ltimos anos, irritando uma boa parcela de consumidores. <br /> <br /> Com uma mec&acirc;nica oposta e totalmente focada na intera&ccedil;&atilde;o e na comunica&ccedil;&atilde;o direcionada, o iSMS (SMS Interativo) surge, cada vez mais, como uma op&ccedil;&atilde;o interessante, principalmente em sua ampla capacidade de utiliza&ccedil;&atilde;o. <br /> <br /> Mas antes de falarmos mais sobre o iSMS, vale ressaltar que, independentemente da ferramenta a ser utilizada nas campanhas de mobile advertising, &eacute; fundamental respeitar os direitos dos consumidores. Em outras palavras: devemos considerar como p&uacute;blico-alvo dessas a&ccedil;&otilde;es, somente aquelas pessoas que j&aacute; demonstraram interesse em receber comunica&ccedil;&otilde;es das marcas.<br /> <br /> Essa autoriza&ccedil;&atilde;o pr&eacute;via &eacute; chamada de &ldquo;opt in&rdquo; e nada mais &eacute; do que um consentimento em receber mensagens promocionais ou informativas de determinadas marcas ou empresas. E, como o consumidor tem o direito de mudar de opini&atilde;o, n&atilde;o devemos esquecer que, um belo dia, ele pode querer sair dessa base &ldquo;opt-in&rdquo;. Sendo assim, as marcas tamb&eacute;m devem possibilitar o descadastramento dele dessa lista (processo conhecido como &ldquo;opt out&rdquo;).<br /> <br /> De volta ao iSMS: ao receber uma campanha atrav&eacute;s deste novo canal, o usu&aacute;rio n&atilde;o precisa buscar a mensagem na caixa de entrada de seu celular. Nesse caso, a comunica&ccedil;&atilde;o vem em um formato de &ldquo;pop up&rdquo;, ou seja, ela j&aacute; aparece &ldquo;aberta&rdquo; na tela do celular, facilitando a leitura da mesma. Outro diferencial &eacute; que este tipo de mensagem permanece &ldquo;aberta&rdquo; na tela at&eacute; que o usu&aacute;rio tome alguma a&ccedil;&atilde;o (apertar o bot&atilde;o &ldquo;OK&rdquo; para receber mais informa&ccedil;&otilde;es ou apertar &ldquo;cancelar/sair&rdquo;). Essa caracter&iacute;stica faz com que o &iacute;ndice de leitura do texto seja mais alto, se comparado ao do SMS tradicional.<br /> <br /> Como a navega&ccedil;&atilde;o no iSMS se d&aacute; atrav&eacute;s de p&aacute;ginas e cliques (mesmo funcionamento de um browser), o grau de interatividade com a base de usu&aacute;rios tamb&eacute;m &eacute; muito mais elevado. Com um clique, por exemplo, &eacute; poss&iacute;vel comprar servi&ccedil;os ou conte&uacute;dos oferecidos pela operadora, enquanto no SMS, &eacute; necess&aacute;ria a cria&ccedil;&atilde;o de uma nova mensagem, a inser&ccedil;&atilde;o de um comando espec&iacute;fico e tamb&eacute;m a defini&ccedil;&atilde;o de um n&uacute;mero para o qual este SMS ser&aacute; enviado.<br /> <br /> &Eacute; importante mencionar que o iSMS &eacute; compat&iacute;vel com 100% da base de celulares GSM e sua navega&ccedil;&atilde;o n&atilde;o necessita de tr&aacute;fego de dados para funcionar: a comunica&ccedil;&atilde;o &eacute; feita atrav&eacute;s de SMS codificados, ou &ldquo;SMS bin&aacute;rios&rdquo;, que s&atilde;o interpretados pelo chip (SIM card) e mostrados como um &ldquo;pop up&rdquo; para os usu&aacute;rios.<br /> <br /> A versatilidade dessa ferramenta tamb&eacute;m &eacute; outra grande vantagem, j&aacute; que o iSMS pode ser utilizado n&atilde;o s&oacute; para campanhas de vendas de produtos ou servi&ccedil;os m&oacute;veis, mas tamb&eacute;m para a&ccedil;&otilde;es de mobile marketing/advertising, qualifica&ccedil;&atilde;o de base (CRM), fluxos de cross-selling/up-selling, podendo ser utilizado em conjunto com aplica&ccedil;&otilde;es de servi&ccedil;os financeiros m&oacute;veis, redes sociais e at&eacute; mesmo de geo-localiza&ccedil;&atilde;o!<br /> <br /> Como o iSMS n&atilde;o &eacute; armazenado em nenhum lugar do aparelho, caso o usu&aacute;rio n&atilde;o tenha interesse no conte&uacute;do ou servi&ccedil;o ofertado, basta simplesmente pressionar o bot&atilde;o &ldquo;Cancelar&rdquo; ou &ldquo;Sair&rdquo; para fazer a mensagem desaparecer. No caso do SMS tradicional, como a mensagem vai para a caixa de entrada do celular, caso a oferta ou informa&ccedil;&atilde;o n&atilde;o seja de interesse do usu&aacute;rio, ele ter&aacute; que excluir manualmente essa comunica&ccedil;&atilde;o.<br /> <br /> Outro fator relevante &eacute; que o iSMS &eacute; um dos canais interativos mais democr&aacute;ticos, j&aacute; que proporciona a mesma experi&ecirc;ncia de uso em qualquer handset, ou seja, ele funciona de maneira igual sempre, independente da marca ou modelo de celular do usu&aacute;rio. <br /> <br /> Todas essas caracter&iacute;sticas apresentadas nos levam a entender porque as campanhas (os chamados &ldquo;broadcasts&rdquo;) que utilizam o canal de iSMS apresentam um &ldquo;CTR&rdquo; (&ldquo;click through rate&rdquo;, ou taxa de clique) at&eacute; 20 vezes melhor, se comparado ao uso do SMS tradicional. Se voc&ecirc; procura simplicidade, interatividade, marketing de permiss&atilde;o e excelentes resultados reunidos em um s&oacute; canal m&oacute;vel, o iSMS &eacute; a solu&ccedil;&atilde;o!<br /> <br /> * Cristiane Higashi &eacute; Gerente de Marketing da Gemalto para a Am&eacute;rica Latina.</p>
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