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Ipiranga lança linha de combustíveis aditivados Ipimax

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

27 de jul. de 2023

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Notícias

Quais são os principais atributos que os clientes buscam ao abastecer com um combustível aditivado? Foi a partir dessa pergunta que a Ipiranga realizou, em 2022, uma pesquisa com consumidores de todas as regiões do país e identificou que rendimento e qualidade são os aspectos que mais movem o consumidor na hora de escolher esse tipo de combustível.

Assim teve início o processo de formulação da linha de combustíveis aditivados Ipimax. Após realizar uma pesquisa com mais de 600 consumidores de todo o país, a Ipiranga identificou que rendimento e qualidade eram os atributos mais valorizados por quem procura por combustíveis aditivados.

“Essas duas palavras é o que consumidor preza hoje e é o que ele busca ao escolher uma gasolina aditivada. Por isso, a escolha do nome da nova linha: Ipi, do Ipiranga que é a nossa marca, e Max, de máxima qualidade. É a nossa marca, que já é reconhecida e máxima qualidade”, contou Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Portfólio Ipimax

Para chegar ao portfólio final - Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina -, a Ipiranga buscou parceiros internacionais para aperfeiçoar e desenvolver produtos com alta qualidade, que reforçassem o atributo rendimento (“máximo rendimento para você ir mais longe”).

A economia de combustível varia de 3% a 5% de acordo com o combustível e o modelo do motor, quando comparados aos combustíveis comuns (sem aditivos). Os aditivos passaram por mais de 1 mil testes, não só de laboratório, mas também em pistas, considerando diversas condições, como asfalto, terra batida, desnível e tiveram o rendimento comprovado. Dada sua maior autonomia, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais.

“A nossa evolução não se restringe ao novo propósito, à logomarca ou à nova identidade visual dos postos. Ela é uma evolução completa e passa por todos os pontos de contato que a Ipiranga tem na jornada dos nossos consumidores e, obviamente, a nossa linha de combustíveis está contemplada nesse processo”, afirma Bárbara.

A mudança da formulação dos combustíveis Ipiranga veio acompanhada de uma evolução visual: no novo modelo de posto da Ipiranga, já disponível ao público em São Paulo, o consumidor poderá identificar facilmente a bomba que oferece o combustível de sua preferência, antes mesmo de entrar no posto.

Além disso, um novo sistema de cores vai diferenciar cada tipo de combustível. Os produtos Ipimax e Ipimax Pro poderão ser encontrados em mais de cinco mil postos da rede Ipiranga em todo país. “Acreditamos em uma jornada completa para nossos públicos e o lançamento da linha Ipimax reforça nosso diferencial competitivo e o protagonismo em nosso segmento, sempre baseado na inovação”, diz Bárbara Miranda.

Os colaboradores da Ipiranga também passaram por um treinamento na última conferência da empresa. “A Ipiranga é uma marca de muita proximidade com o consumidor e a integração de canais passa por trazer nossos próprios colaboradores como parte da comunicação da marca. Tivemos todo um contingente da Ipiranga munidos de azul e amarelo, vestidos de VIPs e isso gerou uma onda engajada no LinkedIn. A força do colaborador, do franqueado, dos VIPs, da Venda, do consumidor e dos canais de comunicação integrados é o que nós acreditamos verdadeiramente para fortalecer nossas estratégias”, contou Bárbara.

Ai, que Ipimax!

Para comunicar a nova linha, a empresa convidou uma das figuras mais emblemáticas da internet, a dona e proprietária de alguns memes virais, Narcisa Tamborindeguy, para estrelar o filme que vai ao ar no próximo domingo, em rede nacional, que leva o nome “Ai, que Ipimax!”. Gravada em um dos Postos Ipiranga que já traz a nova identidade visual, em São Paulo, e desenvolvida em parceria com a Talent Marcel, a peça traz o retorno do conhecido tom divertido e irreverente da Ipiranga e dá continuidade às ações voltadas à evolução da marca anunciadas no início do ano.

“A Ipiranga é reconhecida por ter uma comunicação leve e bem-humorada que se aproxima do jeito do brasileiro. Para essa ativação, focamos na nossa linha de combustíveis aditivados para tornar seus atributos, como rendimento, mais tangíveis para o consumidor, sem perder a nossa essência. E ninguém rende mais do que a Narcisa, ícone da internet e que faz parte do imaginário coletivo do brasileiro, tendo protagonizado alguns memes que se eternizaram e, hoje, fazem parte do cotidiano como seus bordões. A marca Ipiranga e a Narcisa têm essa conexão. O objetivo dessa parceria foi trazer as duas para comunicarem de forma simples e irreverente os combustíveis aditivados Ipimax e seus benefícios”, afirma a VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.

A brasilidade, alegria e capacidade de “memetizar” são características da marca e que foram buscadas na escolhas nos nomes a serem trabalhados nessa campanha. Além de Narcisa, a campanha tem a participação de Zico, Xamã, Pequena Lo e outros influenciadores na ação de lançamento também complementa a estratégia de comunicação para alcançarmos outros públicos importantes para a Ipiranga. Para iniciar essa conversa em torno da linha Ipimax e aquecer os canais digitais da marca, anunciando a estreia da nova campanha, no início desta semana, a Ipiranga realizou uma ação de Volta Rápida, em Interlagos, em um carro da Porsche Cup. Narcisa, Zico, um dos nomes mais reverenciados do futebol internacional, o rapper Xamã e os influenciadores Pequena Lô e Láctea, Stenio Girardelli, viveram uma experiência em alta velocidade ao lado dos pilotos da equipe Ipiranga Racing, Thiago Camilo e Cesar Ramos.

Promoção “Ai, que Ipimax” – Para marcar de forma ainda mais especial o lançamento da nova campanha, a Ipiranga vai realizar uma promoção nacional. De 1º de agosto até 30 de outubro, ao abastecer ou comprar nos postos Ipiranga, os consumidores irão ganhar números da sorte para, todos os dias, concorrer a prêmios de um ano de combustível e cinco carros ao final da promoção.

Para participar dos sorteios serão válidos: todos os abastecimentos efetuados via aplicativo abastece-aí - em especial aqueles da linha Ipimax, que aumentam em 10 vezes as chances de ser premiado-; pontos no programa Km de Vantagens que poderão ser trocados por números da sorte; e as compras acima de R$20 na AmPm e no Jet Oil. Os sorteios serão realizados toda semana durante a promoção.

Leia também: Reposicionamento da Ipiranga: cautela, pertencimento e renovação na ponta

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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