A Internet das Coisas (IoT) será indispensável para o crescimento dos negócios para 44,8% dos líderes brasileiros, segundo pesquisa realizada pela CI&T com o apoio da Opinion Box. O estudo mostrou ainda que outras inovações também foram levadas em consideração pelos executivos do país como essenciais para garantir o avanço das operações das empresas brasileiras.
O levantamento, que ouviu 1241 profissionais dos mais diversos setores da economia brasileira, apontou que tecnologias como Computação em Nuvem (43,4%), Inteligência Artificial (39,2%), assistente virtual (37,4%) e tecnologias de Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista (28%) foram mencionadas pelos líderes empresariais como indispensáveis para o crescimento dos negócios. Ao menos três entre cada 10 líderes investiriam com certeza nessas tecnologias para transformar o seu negócio.
Em relação ao processo de digitalização dos negócios dos líderes empresariais brasileiros em 2020, apenas 22% dos executivos adotaram algumas ações, mas não o suficiente para digitalizar o seu negócio no ano passado. Por outro lado, 37,8% dos executivos ouvidos no estudo afirmaram que várias ações foram tomadas, o suficiente para garantir a digitalização. Para 10,8% o negócio já estava totalmente digitalizado em 2019.
Veja também: Assistentes de voz começam a quebrar paradigmas em estratégias SEO
A CI&T também quis verificar no estudo a relação dos profissionais dessas empresas com a tecnologia. A pesquisa constatou que os profissionais devem ter no futuro alta capacidade de serem criativos, de inovar e de serem disruptivos. 58,3% dos líderes empresariais ouvidos afirmam que habilidade com tecnologia e informática serão competências técnicas necessárias para se adequar ao mercado de trabalho no futuro. Além dos aspectos ligados à tecnologia, a pesquisa questionou os líderes empresariais sobre metodologias que eles consideram que poderiam ajudá-los a agilizar os processos em suas empresas. Segundo os executivos, o uso de Canvas - ferramenta que permite visualizar de forma intuitiva todos os aspectos fundamentais do seu negócio - foi citada como a mais importante (37%). Design Thinking e Agile, com 35% e 30,4%, respectivamente, também foram mencionadas pelos executivos como métodos importantes na condução dos negócios.
Leia também: Agile Marketing: a importância dele para o sucesso dos negócios
COMPARTILHAR ESSE POST