MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas
Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas
Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas

O sucesso do Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024 provou o potencial dos nossos atletas. O Brasil retornou com 109 medalhas, em um dos melhores desempenhos da história do país nos Jogos. O momento pós-olimpíadas é propício para uma importante reflexão: como empresas e marcas podem se beneficiar de seus patrocínios esportivos, ao mesmo tempo em que contribuem de maneira assertiva para o desenvolvimento duradouro do esporte brasileiro?

A Petrobras se orgulha de seu histórico de apoio ao esporte brasileiro, que estamos intensificando ainda mais. Nosso primeiro patrocínio foi realizado em 1956, apenas três anos após a fundação da empresa, e se consolidou como uma das mais importantes alavancas para a promoção da nossa marca.

Um bom exemplo recente é o Time Petrobras, criado em 2015 como forma de ampliar a diversidade do nosso patrocínio. Atualmente, o Time é composto por 55 atletas brasileiros de alto rendimento de mais de 30 modalidades, que voltaram da França com 21 medalhas, simbolizando a importância da valorização aos nossos atletas.

Para compor o Time Petrobras, selecionamos atletas baseados no alinhamento aos nossos valores, priorizando seu comprometimento com a carreira, sua dedicação aos treinamentos e competições e conduta íntegra. Dessa maneira, buscamos fortalecer, além do desempenho e conquistas esportivas, o potencial de se tornarem ídolos e exemplos positivos e inspiradores dentro e fora das arenas. O Time Petrobras tem como objetivo garantir que os atletas tenham condições de focar completamente na prática esportiva, inspirando novas gerações e promovendo a transformação social através do esporte. 

Entre os atletas do Time Petrobras mais bem-sucedidos em Paris, destacam-se Bia Souza, que conquistou o primeiro ouro do Brasil em Paris no judô, e Ana Patrícia e Duda, que venceram no vôlei de praia. Na canoagem, Isaquias Queiroz consolidou-se como o segundo maior medalhista olímpico da história do país. No âmbito paralímpico, Carol Santiago foi a brasileira que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio, e Petrúcio Ferreira se consolidou como o atleta paralímpico mais rápido do mundo. Esses atletas não só emocionaram os torcedores com suas performances, mas também deixaram um legado de superação, determinação e vontade de vencer. 

O patrocínio esportivo tem um grande potencial de criar fortes conexões afetivas entre o público e as marcas. As empresas que conseguem se associar de maneira genuína aos ídolos e suas histórias de superação conseguem obter um retorno expressivo de imagem e uma maior consideração do público.

O patrocínio a atletas e modalidades esportivas também é uma forma para aproximar a marca de audiências de interesse estratégico. A presença de Augusto Akio, o "Japinha", no Time Petrobras criou uma conexão da empresa com jovens brasileiros ligados ao skate. Essa ligação se fortalece com o patrocínio a eventos, como o Skate Total Urbe (STU), um dos maiores eventos do Brasil e do mundo, que integram o skate ao esporte e à cultura. Realizado em seis cidades brasileiras, o evento combina torneios esportivos com apresentações artísticas das mais variadas formas, criando uma atmosfera global e atrativa. Atualmente na reta final, com etapas no Rio de Janeiro (de 16 a 20 de outubro) e em São Paulo (de 22 a 24 de novembro), o STU reflete a essência do lifestyle jovem e urbano associado à prática esportiva, destacando-se como uma plataforma completa que celebra tanto o talento atlético quanto a expressão cultural.

São muitas as vozes que contam belas histórias, e é imprescindível pensar na diversidade como um fator chave para o sucesso. Atualmente, o Time Petrobras é composto por 30 atletas mulheres e 25 homens, refletindo o compromisso da empresa com a promoção da equidade de gênero.

Recentemente, definimos o futebol feminino como o esporte coletivo de referência para a Petrobras. Para além do mérito esportivo, da expectativa de que esta modalidade ganhe de vez o coração e a atenção do público impulsionada pela realização da próxima Copa do Mundo no Brasil, é um movimento que nos permite reforçar ainda mais a importância da equidade, diversidade e inclusão para a companhia.

O primeiro passo foi o patrocínio à Federação Paulista de Futebol, entidade que nos últimos anos se destacou como a principal força para alavancar a modalidade no país. De imediato, o patrocínio propiciou aos clubes participantes da atual edição do Paulistão Feminino o aumento da premiação total distribuída aos clubes em R$ 1 milhão. Além disso, o patrocínio promove a realização das competições de categorias de base, estimulando a formação de novas atletas, e ações de desenvolvimento de profissionais dos esportes.

Também estamos focados no automobilismo, que tem tudo a ver com a Petrobras, promovendo o posicionamento de sermos a empresa líder na transição energética justa. Ao patrocinarmos a Copa Truck, a F4 Brasil e o Rally dos Sertões, retomamos nossa presença em um esporte no qual somos endêmicos. Com o título de combustível oficial, promovemos nossos produtos com uma pegada mais sustentável, como o Diesel R (com parcela renovável) e a Gasolina Podium, a primeira do país com emissões neutralizadas da produção até o consumo. Desta maneira, além de promovermos nossos produtos, apoiamos a guinada do automobilismo brasileiro rumo à transição energética de maneira sustentável, um movimento que já percebemos no mundo e estamos impulsionando no Brasil.

Investir no esporte brasileiro, seja por meio do apoio a atletas ou ao patrocínio de modalidades, é uma estratégia com potencial de gerar retornos significativos. Empresas que se associam a essas iniciativas não apenas contribuem para o desenvolvimento do esporte nacional, mas também colhem benefícios expressivos em termos de imagem e comunicação. 

A experiência da Petrobras com o Time Petrobras, eventos como o Skate Total Urbe (STU), o futebol feminino e o automobilismo mostra que o investimento em atletas e competições pode criar fortes conexões afetivas com o público, inspirando novas gerações e promovendo transformação social. Assim, o patrocínio esportivo não só fortalece a marca, mas também assegura um legado de superação, determinação e excelência, reforçando perante o público os valores defendidos pela empresa.

COMPARTILHAR ESSE POST

Vinícius Bastiani é gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Vinícius Bastiani

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

AUTOR

Vinícius Bastiani é gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Vinícius Bastiani

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

AUTOR

Vinícius Bastiani é gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Vinícius Bastiani

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

AUTOR

Vinícius Bastiani é gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Vinícius Bastiani

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme