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Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

22 de out. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas
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Investimentos no esporte brasileiro: impulsionando atletas, modalidades e marcas

O sucesso do Brasil nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024 provou o potencial dos nossos atletas. O Brasil retornou com 109 medalhas, em um dos melhores desempenhos da história do país nos Jogos. O momento pós-olimpíadas é propício para uma importante reflexão: como empresas e marcas podem se beneficiar de seus patrocínios esportivos, ao mesmo tempo em que contribuem de maneira assertiva para o desenvolvimento duradouro do esporte brasileiro?

A Petrobras se orgulha de seu histórico de apoio ao esporte brasileiro, que estamos intensificando ainda mais. Nosso primeiro patrocínio foi realizado em 1956, apenas três anos após a fundação da empresa, e se consolidou como uma das mais importantes alavancas para a promoção da nossa marca.

Um bom exemplo recente é o Time Petrobras, criado em 2015 como forma de ampliar a diversidade do nosso patrocínio. Atualmente, o Time é composto por 55 atletas brasileiros de alto rendimento de mais de 30 modalidades, que voltaram da França com 21 medalhas, simbolizando a importância da valorização aos nossos atletas.

Para compor o Time Petrobras, selecionamos atletas baseados no alinhamento aos nossos valores, priorizando seu comprometimento com a carreira, sua dedicação aos treinamentos e competições e conduta íntegra. Dessa maneira, buscamos fortalecer, além do desempenho e conquistas esportivas, o potencial de se tornarem ídolos e exemplos positivos e inspiradores dentro e fora das arenas. O Time Petrobras tem como objetivo garantir que os atletas tenham condições de focar completamente na prática esportiva, inspirando novas gerações e promovendo a transformação social através do esporte. 

Entre os atletas do Time Petrobras mais bem-sucedidos em Paris, destacam-se Bia Souza, que conquistou o primeiro ouro do Brasil em Paris no judô, e Ana Patrícia e Duda, que venceram no vôlei de praia. Na canoagem, Isaquias Queiroz consolidou-se como o segundo maior medalhista olímpico da história do país. No âmbito paralímpico, Carol Santiago foi a brasileira que mais vezes subiu ao lugar mais alto do pódio, e Petrúcio Ferreira se consolidou como o atleta paralímpico mais rápido do mundo. Esses atletas não só emocionaram os torcedores com suas performances, mas também deixaram um legado de superação, determinação e vontade de vencer. 

O patrocínio esportivo tem um grande potencial de criar fortes conexões afetivas entre o público e as marcas. As empresas que conseguem se associar de maneira genuína aos ídolos e suas histórias de superação conseguem obter um retorno expressivo de imagem e uma maior consideração do público.

O patrocínio a atletas e modalidades esportivas também é uma forma para aproximar a marca de audiências de interesse estratégico. A presença de Augusto Akio, o "Japinha", no Time Petrobras criou uma conexão da empresa com jovens brasileiros ligados ao skate. Essa ligação se fortalece com o patrocínio a eventos, como o Skate Total Urbe (STU), um dos maiores eventos do Brasil e do mundo, que integram o skate ao esporte e à cultura. Realizado em seis cidades brasileiras, o evento combina torneios esportivos com apresentações artísticas das mais variadas formas, criando uma atmosfera global e atrativa. Atualmente na reta final, com etapas no Rio de Janeiro (de 16 a 20 de outubro) e em São Paulo (de 22 a 24 de novembro), o STU reflete a essência do lifestyle jovem e urbano associado à prática esportiva, destacando-se como uma plataforma completa que celebra tanto o talento atlético quanto a expressão cultural.

São muitas as vozes que contam belas histórias, e é imprescindível pensar na diversidade como um fator chave para o sucesso. Atualmente, o Time Petrobras é composto por 30 atletas mulheres e 25 homens, refletindo o compromisso da empresa com a promoção da equidade de gênero.

Recentemente, definimos o futebol feminino como o esporte coletivo de referência para a Petrobras. Para além do mérito esportivo, da expectativa de que esta modalidade ganhe de vez o coração e a atenção do público impulsionada pela realização da próxima Copa do Mundo no Brasil, é um movimento que nos permite reforçar ainda mais a importância da equidade, diversidade e inclusão para a companhia.

O primeiro passo foi o patrocínio à Federação Paulista de Futebol, entidade que nos últimos anos se destacou como a principal força para alavancar a modalidade no país. De imediato, o patrocínio propiciou aos clubes participantes da atual edição do Paulistão Feminino o aumento da premiação total distribuída aos clubes em R$ 1 milhão. Além disso, o patrocínio promove a realização das competições de categorias de base, estimulando a formação de novas atletas, e ações de desenvolvimento de profissionais dos esportes.

Também estamos focados no automobilismo, que tem tudo a ver com a Petrobras, promovendo o posicionamento de sermos a empresa líder na transição energética justa. Ao patrocinarmos a Copa Truck, a F4 Brasil e o Rally dos Sertões, retomamos nossa presença em um esporte no qual somos endêmicos. Com o título de combustível oficial, promovemos nossos produtos com uma pegada mais sustentável, como o Diesel R (com parcela renovável) e a Gasolina Podium, a primeira do país com emissões neutralizadas da produção até o consumo. Desta maneira, além de promovermos nossos produtos, apoiamos a guinada do automobilismo brasileiro rumo à transição energética de maneira sustentável, um movimento que já percebemos no mundo e estamos impulsionando no Brasil.

Investir no esporte brasileiro, seja por meio do apoio a atletas ou ao patrocínio de modalidades, é uma estratégia com potencial de gerar retornos significativos. Empresas que se associam a essas iniciativas não apenas contribuem para o desenvolvimento do esporte nacional, mas também colhem benefícios expressivos em termos de imagem e comunicação. 

A experiência da Petrobras com o Time Petrobras, eventos como o Skate Total Urbe (STU), o futebol feminino e o automobilismo mostra que o investimento em atletas e competições pode criar fortes conexões afetivas com o público, inspirando novas gerações e promovendo transformação social. Assim, o patrocínio esportivo não só fortalece a marca, mas também assegura um legado de superação, determinação e excelência, reforçando perante o público os valores defendidos pela empresa.

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Vinícius Bastiani é gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

Vinícius Bastiani

Gerente de patrocínio esportivo da Petrobras

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