MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Investimentos em IA oferecem retorno médio de 3,5x, aponta Microsoft

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

7 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Para cada dólar investido em Inteligência Artificial, empresas ganham um retorno médio equivalente a 3,5x. É o que aponta um estudo encomendado pela Microsoft à IDC, que examina como as empresas estão monetizando seus investimentos em IA e fornece insights sobre como a tecnologia está impulsionando o impacto econômico das organizações.

Neste contexto, tempo é dinheiro e a plena integração das ferramentas de IA às rotinas operacionais é um exercício que exige paciência. 92% dos entrevistados pela IDC disseram que o tempo para a implantação plena da IA pode chegar a 12 meses. Já o citado retorno sobre o investimento aparece dentro de 14 meses.

Naturalmente, existem exceções às regras identificadas pelo estudo. 40% das organizações relataram tempos de implementação inferiores a seis meses, e 5% das organizações em todo o mundo ganham em média US$ 8 em retorno.

Pesando as variáveis, 71% dos entrevistados dizem que suas empresas já estão usando IA. Considerando o significativo volume de uso da tecnologia - bem como as tendências que sugerem o aumento deste volume - a IDC projeta que a IA generativa será a responsável por adicionar quase US$ 10 trilhões ao PIB global nos próximos 10 anos.

Por outro lado, a escassez de funcionários qualificados está impedindo as empresas de acelerar suas inovações baseadas em IA. 52% dos entrevistados disseram que a falta de trabalhadores qualificados necessários para escalar iniciativas de IA em todas as funções de negócios é o principal obstáculo para a implementação.

Quatro dicas da Microsoft para extrair o máximo da IA  Enriqueça as experiências dos funcionários: os funcionários em todos os setores estão enfrentando um volume cada vez maior de dívidas digitais e encargos administrativos que diminuem a produtividade e dificultam o trabalho significativo. Para enfrentar esse desafio, a IA está sendo usada para reunir dados não estruturados, como mídias sociais, detalhes do produto e interação com o cliente, para personalizar melhor as comunicações, permitir insights mais inteligentes e resolver problemas mais rapidamente.  Reinventar o engajamento do cliente: Com a forte concorrência pela aquisição e retenção de clientes, as organizações têm lutado para acompanhar o crescente número de sinais dos consumidores a fim de oferecer atendimento personalizado em tempo real.

Para aumentar a fidelidade do cliente, as organizações estão aplicando os recursos de IA do Dynamics 365 em contact centers para suporte em tempo real e orientação sobre respostas sugeridas. Os funcionários também estão usando IA para resumir conversas, orientar sobre os próximos passos e obter feedback de coaching.

Remodelar os processos de negócios: empresas têm informações valiosas espalhadas por toda a organização que podem ser difíceis para os funcionários localizarem e usarem de forma holística. Ao encontrar e fazer conexões por meio dessas informações, a IA pode liberar insights integrados que ajudam a prever e acelerar cargas de trabalho.

A IA também está sendo usada em manufatura e operações para criar réplicas digitais de seus ambientes de cadeia de suprimentos, possibilitando a execução de simulações e a otimização do gerenciamento do fluxo de trabalho, resultando em maior eficiência da cadeia de suprimentos.

Desacelerando a curva de inovação: Este é um conceito empolgante à medida que as empresas de todos os setores procuram recuperar uma vantagem. As organizações podem implementar IA para ficar à frente das mudanças na dinâmica dos negócios e superar as expectativas dos clientes.

Ao não precisar modernizar cada sistema subjacente para alcançar esses resultados e ao colocar a IA diretamente nas mãos dos desenvolvedores com o GitHub Copilot, as organizações podem operar com agilidade e acelerar a inovação. As equipes podem aproveitar a IA para escalar a produção e a velocidade de lançamento no mercado, ao mesmo tempo em que podem se concentrar em atividades de maior valor.

Leia também: 3 pontos-chave para a aplicação da Inteligência Artificial no Marketing

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme