Para cada dólar investido em Inteligência Artificial, empresas ganham um retorno médio equivalente a 3,5x. É o que aponta um estudo encomendado pela Microsoft à IDC, que examina como as empresas estão monetizando seus investimentos em IA e fornece insights sobre como a tecnologia está impulsionando o impacto econômico das organizações.
Neste contexto, tempo é dinheiro e a plena integração das ferramentas de IA às rotinas operacionais é um exercício que exige paciência. 92% dos entrevistados pela IDC disseram que o tempo para a implantação plena da IA pode chegar a 12 meses. Já o citado retorno sobre o investimento aparece dentro de 14 meses.
Naturalmente, existem exceções às regras identificadas pelo estudo. 40% das organizações relataram tempos de implementação inferiores a seis meses, e 5% das organizações em todo o mundo ganham em média US$ 8 em retorno.
Pesando as variáveis, 71% dos entrevistados dizem que suas empresas já estão usando IA. Considerando o significativo volume de uso da tecnologia - bem como as tendências que sugerem o aumento deste volume - a IDC projeta que a IA generativa será a responsável por adicionar quase US$ 10 trilhões ao PIB global nos próximos 10 anos.
Por outro lado, a escassez de funcionários qualificados está impedindo as empresas de acelerar suas inovações baseadas em IA. 52% dos entrevistados disseram que a falta de trabalhadores qualificados necessários para escalar iniciativas de IA em todas as funções de negócios é o principal obstáculo para a implementação.
Quatro dicas da Microsoft para extrair o máximo da IA Enriqueça as experiências dos funcionários: os funcionários em todos os setores estão enfrentando um volume cada vez maior de dívidas digitais e encargos administrativos que diminuem a produtividade e dificultam o trabalho significativo. Para enfrentar esse desafio, a IA está sendo usada para reunir dados não estruturados, como mídias sociais, detalhes do produto e interação com o cliente, para personalizar melhor as comunicações, permitir insights mais inteligentes e resolver problemas mais rapidamente. Reinventar o engajamento do cliente: Com a forte concorrência pela aquisição e retenção de clientes, as organizações têm lutado para acompanhar o crescente número de sinais dos consumidores a fim de oferecer atendimento personalizado em tempo real.
Para aumentar a fidelidade do cliente, as organizações estão aplicando os recursos de IA do Dynamics 365 em contact centers para suporte em tempo real e orientação sobre respostas sugeridas. Os funcionários também estão usando IA para resumir conversas, orientar sobre os próximos passos e obter feedback de coaching.
Remodelar os processos de negócios: empresas têm informações valiosas espalhadas por toda a organização que podem ser difíceis para os funcionários localizarem e usarem de forma holística. Ao encontrar e fazer conexões por meio dessas informações, a IA pode liberar insights integrados que ajudam a prever e acelerar cargas de trabalho.
A IA também está sendo usada em manufatura e operações para criar réplicas digitais de seus ambientes de cadeia de suprimentos, possibilitando a execução de simulações e a otimização do gerenciamento do fluxo de trabalho, resultando em maior eficiência da cadeia de suprimentos.
Desacelerando a curva de inovação: Este é um conceito empolgante à medida que as empresas de todos os setores procuram recuperar uma vantagem. As organizações podem implementar IA para ficar à frente das mudanças na dinâmica dos negócios e superar as expectativas dos clientes.
Ao não precisar modernizar cada sistema subjacente para alcançar esses resultados e ao colocar a IA diretamente nas mãos dos desenvolvedores com o GitHub Copilot, as organizações podem operar com agilidade e acelerar a inovação. As equipes podem aproveitar a IA para escalar a produção e a velocidade de lançamento no mercado, ao mesmo tempo em que podem se concentrar em atividades de maior valor.
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