<p><strong>Interbrand divulga lista de marcas valiosas da Europa</strong></p> <p>O Carrefour &eacute; a segunda marca de varejo mais valiosa da Europa, valendo &euro; 6,620 bilh&otilde;es. A empresa perde apenas para a H&amp;M (&euro; 10,366 bi), marca sueca de roupas para diversos p&uacute;blicos com lojas em 31 pa&iacute;ses. Outras marcas no topo da &ldquo;The Top Performing European Retail Brands&rdquo;, elaborado pela Interbrand s&atilde;o a tamb&eacute;m sueca Ikea, valendo &euro; 6.516 bi, e os brit&acirc;nicos Tesco, com &euro; 5.617bi, e M&amp;S, com &euro; 5.100bi. No total, 25 marcas integram a lista.</p> <p>A ag&ecirc;ncia de consultoria estrat&eacute;gia em marcas avaliou dois tipos de marcas: as agregadoras, fornecedoras de diversas marcas de produto e faixas de pre&ccedil;o para consumo de massa, como &eacute; o caso do Carrefour e Tesco; e as marcas pr&oacute;prias, que oferecem a marca na proposta, no ambiente e no pre&ccedil;o praticado, como &eacute; o caso da Zara, por exemplo.</p> <p>Segundo a Interbrand, o resultado aponta a import&acirc;ncia das marcas pr&oacute;prias de produtos como estrat&eacute;gia para agregar valor para uma marca. Quinze marcas da lista possuem produtos com marcas pr&oacute;prias, que respondem por 30% a 100% da receita da empresa. Al&eacute;m disso, a extens&atilde;o da marca para outras atividades e a&ccedil;&otilde;es de cidadania e responsabilidade social tamb&eacute;m &eacute; outro importante gerador de valor e reconhecimento &agrave; marca.</p>
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