Rede social com o maior engajamento entre os usuários no mundo, o Instagram oferece recursos úteis para encurtar a distância entre marcas e clientes. Os números evidenciam a plataforma como um terreno fértil para varejistas que planejam usar a rede para expandir os negócios. 79% dos usuários ouvidos pela Opinion Box acreditam que a rede social pode aproximar consumidores e empresas, e 77% concordam que as marcas devem estar presentes na plataforma. Os dados foram apresentados na 3ª edição da pesquisa Instagram no Brasil, que pediu aos usuários da rede detalhes sobre sua interação com páginas e perfis comerciais. A partir dessa conversa, a pesquisa descobriu que as pessoas gostam de se relacionar com as marcas no Instagram: 82% dos entrevistados seguem marcas ou empresas em seus perfis pessoais, e 44% deles utilizam a rede para interagir com elas. Não raro, este contato é o gatilho para a ação: 64% dos respondentes afirmam já ter adquirido produtos e serviços descobertos na rede social. Neste cenário, cabe às empresas a definição de estratégias sólidas, capazes de usufruir do potencial publicitário do Instagram. 46% dos respondentes admitem ter feito compras a partir de anúncios visualizados na rede social. Sobre a natureza dos anúncios, 56% dos usuários afirmam visualizar peças publicitárias com as quais se identificam. A sensação de identificação, por sua vez, torna-se essencial para aumentar a probabilidade de um clique: 36% dos entrevistados admitem clicar nos anúncios às vezes, 8% clicam frequentemente e 2% clicam sempre. Finalmente, as marcas devem se atentar também ao formato do anúncio. Nesse quesito, prevalece um tradicional recurso da plataforma: 56% dos usuários do Instagram afirmam gostar muito do conteúdo exibido nos stories, e 55% deles consomem o formato várias vezes por dia. Leia também: Marcas devem utilizar o Marketing de Influência de forma planejada e criteriosa, avalia Squid
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