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Imperfeição, inclusão e autenticidade: tendências do setor de beleza na América Latina

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A nova economia da beleza na América Latina está crescendo por meio de criadores de conteúdo e campanhas em que os corpos são mostrados de forma mais natural, imperfeita, com valores inclusivos e, acima de tudo, quando uma autenticidade sincera é mostrada para se conectar com os consumidores. As tendências pela beleza real são cada vez mais crescentes, segundo dados da Another.

Por meio de um webinar intitulado "Decifrando o setor de beleza na América Latina", Germán Romero, diretor de negócios e especialista em beleza da agência, confirmou que o setor de beleza na região está experimentando um crescimento significativo.

Os cuidados pessoais na América Latina estão em constante evolução e têm um impacto significativo em um público cada vez mais diversificado. Esse setor é essencial para a saúde humana, o que o torna um investimento automático para as pessoas. O Diretor de Negócios da Another indicou que esse segmento é um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico na América Latina.

De pequenas empresas iniciantes a marcas internacionais, este mercado abrange todos os cantos da região. De acordo com o Euromonitor, em 2022, o setor de beleza terá um crescimento de mercado de 3,7%, aumentando de 9,1 bilhões para 9,4 bilhões de dólares em comparação com o ano anterior. Apesar da pandemia, a categoria de cuidados com a pele manteve um forte desempenho em 2020 e 2021. Espera-se um aumento na preferência por produtos premium, dermocosméticos e com ingredientes naturais, de acordo com as tendências do consumidor.

Ele explicou ainda que as categorias de cuidados com a pele, cuidados com os cabelos, cores cosméticas, fragrâncias e cuidados bucais são as categorias de maior valor e interesse na região. Germán Romero destacou ainda que, no contexto do setor de beleza na América Latina, uma abordagem planejada e eficaz é essencial para atingir objetivos efetivos de marca e vendas.

Essa estratégia envolve a identificação de metas claras, a alocação de recursos adequados e a implementação de ações coordenadas para alcançar os resultados desejados. "É importante observar que uma estratégia bem-sucedida não se concentra apenas no curto prazo, mas também considera a perspectiva de longo prazo, adaptando-se a mudanças e desafios em constante evolução", concluiu.

7 tendências que adotam a imperfeição, a inclusão e a autenticidade

O setor de beleza na América Latina enfrenta um futuro empolgante, e aqueles que seguirem uma abordagem planejada estarão mais bem preparados para prosperar nesse mercado dinâmico.

Durante o webinar, Romero compartilhou - com base na pesquisa da WGSN - as sete tendências que adotam principalmente a imperfeição, os valores inclusivos e a autenticidade no design de um mercado fragmentado:

Age-Agnostic: todos os padrões de beleza pré-estabelecidos serão desafiados, porque os consumidores estão procurando produtos que aceitem o processo de envelhecimento e os acompanhem em seu processo de "envelhecer bem" em vez de parecerem mais jovens. Em vez disso, os consumidores estão procurando produtos que celebrem a passagem do tempo e ofereçam soluções que se adaptem às necessidades de mudança da pele. Bem-estar que inclui o sexo: o bem-estar sexual está sendo redefinido aqui, com menos tabus, promovendo a diversidade e a inclusão de produtos relacionados ao prazer. Cuidados com a pele em primeiros socorros: os clientes se conscientizaram de que a pele muda constantemente devido a fatores como emoções, hormônios e estilo de vida. Consequentemente, eles estão procurando produtos que sejam adaptados às necessidades da pele. Médico em um produto: gradualmente, os profissionais do setor se tornarão mais ativos na promoção dos cuidados com a pele. Os consumidores estão procurando marcas fundadas por profissionais do setor de beleza em vez de confiarem em celebridades e especialistas em mídia social. Don't (Re)Touch Me: os consumidores estão adotando e preferindo a autenticidade e a individualidade, e por isso começam a rejeitar os padrões de beleza promovidos pelos filtros das mídias sociais. Educar a Geração Alfa: com a Geração Alfa entrando na adolescência, espera-se que eles exijam produtos de beleza limpos, seguros e sustentáveis. Recuperação de rituais de beleza: essa tendência busca se reconectar com as práticas tradicionais, reconhecendo sua origem e contribuindo para o fortalecimento da comunidade e da cultura. Leia também: Geração X exige inclusão ao mercado de beleza – o que as marcas podem fazer?

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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