Conquistar o coração e a lealdade dos consumidores é, sem dúvidas, um dos objetivos mais cobiçados por uma marca. Afinal, companhias batalham diariamente para atrair o olhar do consumidor, e extrapolar essa atenção inicial, transformando-a em uma ligação forte e duradoura, é um indício de sucesso.
Mas o que dizer do sucesso das marcas que estão conquistando o país inteiro? Para responder a essa pergunta, a Ecglobal apresentou a 5ª edição do estudo "As Marcas que Conquistaram o Brasil", divulgando o ranking com as 'LoveBrands' que conquistaram os corações dos brasileiros em 2023, e a grande campeã, repetindo o feito de 2022, foi a iFood.
Nos termos do estudo, as LoveBrands, segundo Adriana Rocha, co-Founder & Global CEO da Ecglobal, são as marcas que conseguem criar uma espécie de “relacionamento amoroso” com os consumidores, pautado por uma forte ligação emocional. A CEO destaca, também, que as marcas “conquistadoras” são aquelas que são amadas em intensidade e em volume, sendo as preferidas entre todas as opções disponíveis em seus respectivos setores.
Para transformar os sentimentos em números e medir o sucesso das marcas entre o público, a Ecglobal desenvolveu o sistema NLS (Net Love Score), que varia de -100 (menos cem) pontos a +200 (mais duzentos) pontos, levando em consideração uma combinação de métricas que envolvem critérios de intensidade do amor à marca, preferências, fidelidade, alcance e amplitude.
Confira o ranking com as TOP 10 marcas mais queridas pelos consumidores em 2023 e comparações com os anos anteriores:
A comparação entre os três últimos anos de pesquisa aponta a intermitência da presença de marcas como Nubank, Netflix, Uber e YouTube nas diferentes edições do ranking, enquanto marcas como iFood, Coca-Cola, Samsung e WhatsApp mantiveram a consistência durante os três anos avaliados e garantiram presença perene.
Ocupante da primeira posição do ranking pelo segundo ano consecutivo, Ana Gabriela Lopes, diretora de Brand Marketing e Insights do iFood, celebrou o espaço conquistado pela marca no coração dos brasileiros, e destacou que a empresa atende a 43 milhões de consumidores que optam pela praticidade, comodidade e pela experiência oferecida pela plataforma.
Campeãs fora do Top 10
Curiosamente, algumas das marcas que se destacam com as líderes em suas respectivas categorias não conseguiram espaço no Top 10. No rol de campeãs fora do Ranking, destacam-se Heineken, primeira colocada em sua categoria Bebidas - Cervejas, Shein, marca mais querida no setor Lojas de Departamento - Vestuário, Petz, campeã no segmento Mercado Pet, e Netflix, ganhadora da categoria Serviços de Streaming de Vídeo.
Outras marcas, como Nike, Chevrolet, Burger King e Itaú também foram as campeãs em seus respectivos segmentos, mas não aparecem no Top 10. Confira as principais marcas vencedoras de sua categoria:
O estudo foi feito 100% on-line e ocorreu entre junho, julho e agosto. Participaram 3.453 pessoas, entre homens e mulheres de todo o Brasil, de classes A, B, C e gerações X, Y e Z. Durante a pesquisa, foram convidados a classificar suas marcas favoritas em várias categorias, e os resultados foram consolidados para criação do ranking.
Para esse ano, a Ecglobal implementou sua Plataforma Privada de Inteligência Artificial Generativa, em parceria com o Centro de Excelência em IA do Grupo Stefanini, o que resultou em uma análise mais eficaz e na entrega rápida de insights valiosos para as áreas de Marketing e Insights (CMI). Marcas de 31 categorias foram avaliadas, com destaque para a inclusão da nova categoria "Seguros e Planos de Saúde" em 2023.
Leia também: Aplicativos de Delivery de Alimentos e a Experiência do Consumidor
COMPARTILHAR ESSE POST