MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

IA é extremamente importante para 56% dos executivos brasileiros, aponta Data Makers

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de jan. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

“Vemos um caminho sem volta seguindo uma tendência de crescimento ano a ano”. Assim descreveu o avanço da Inteligência Artificial Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers, ao apresentar o estudo “Líderes de Negócios: Inteligência Artificial” ao Clube Mundo do Marketing.

A previsão do executivo se apoia nos números da própria pesquisa: 56% dos CEO’s e C-Levels entrevistados classificam a IA como uma ferramenta extremamente importante para o futuro dos negócios e 44% deles pretendem aumentar os investimentos na tecnologia nos próximos 12 meses.

Os motivos pelos quais os executivos buscam empregar a tecnologia a seu favor ajudam a compreender a real dimensão dessa importância. Enquanto 62% dos entrevistados destacaram a eficiência operacional como a principal vantagem oferecida pela IA, 55% disseram que a tomada de decisões data-driven é o mais relevante gatilho para o uso da ferramenta. Finalmente, 41% dos respondentes citaram a otimização de custos de produção/distribuição.

Em função destes e outros benefícios, ao longo de 2023, o tema Inteligência Artificial conquistou significativa relevância nas mesas de debate do mundo empresarial. Mesmo assim, 44% dos entrevistados pela Data Makers disseram que o tema ainda é subestimado - o que indica que não há saturação sobre o tópico. Esta percepção é mais comum entre os CEOs e C-Levels de pequenas (50%) e médias empresas (55%). Entre as grandes empresas, a maioria (79%) acredita que o tema recebe a devida atenção.

Do outro lado da moeda, quando perguntados sobre as principais barreiras para a adoção, 48% dos entrevistados citaram a falta de profissionais preparados - uma justificativa curiosa para Fudissaku. “Para conduzir um projeto de IA, você não necessariamente precisa ter um time letrado nessa área. Neste caso, o que é exigido de um profissional não-especialista é que ele conheça as próprias necessidades e qual é o objetivo estratégico a ser seguido. A partir daí, ele pode usar a IA como uma ferramenta”, afirma o CEO.

Para Fudissaku, a pesquisa conduzida pela Data-Makers se apoia em quatro pontos - ou insights principais:

IA é o novo normal: Mais que um diferencial competitivo, a IA já é vista como o básico e 86% dos executivos acreditam que a IA é fundamental para a competitividade de suas empresas no futuro. Inteligência Artificial em primeiro lugar: Além do reconhecimento da importância da tecnologia, os líderes de negócios estão mobilizados a avançar no tema. Mais da metade das empresas já têm a IA como prioridade. Um longo caminho a percorrer: Apesar do crescente interesse sobre o tópico, os líderes de negócios reconhecem estar em um estágio pouco avançado no tema. 25%  dos executivos avaliaram a própria atuação em IA como regular, ruim ou péssima, e para 39%, o desempenho é inferior ao mercado. Futuro promissor: Quase metade das empresas aumentará os investimentos em IA neste ano. Projetos de automação de processos, apoio à tomada de decisões e desenvolvimento de novos produtos destacam-se entre as principais aplicações Leia também: Adoção de ESG no país ainda está abaixo do ideal – entenda os motivos

Data Markers IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme