MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

IA é extremamente importante para 56% dos executivos brasileiros, aponta Data Makers

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de jan. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

“Vemos um caminho sem volta seguindo uma tendência de crescimento ano a ano”. Assim descreveu o avanço da Inteligência Artificial Fabrício Fudissaku, CEO da Data-Makers, ao apresentar o estudo “Líderes de Negócios: Inteligência Artificial” ao Clube Mundo do Marketing.

A previsão do executivo se apoia nos números da própria pesquisa: 56% dos CEO’s e C-Levels entrevistados classificam a IA como uma ferramenta extremamente importante para o futuro dos negócios e 44% deles pretendem aumentar os investimentos na tecnologia nos próximos 12 meses.

Os motivos pelos quais os executivos buscam empregar a tecnologia a seu favor ajudam a compreender a real dimensão dessa importância. Enquanto 62% dos entrevistados destacaram a eficiência operacional como a principal vantagem oferecida pela IA, 55% disseram que a tomada de decisões data-driven é o mais relevante gatilho para o uso da ferramenta. Finalmente, 41% dos respondentes citaram a otimização de custos de produção/distribuição.

Em função destes e outros benefícios, ao longo de 2023, o tema Inteligência Artificial conquistou significativa relevância nas mesas de debate do mundo empresarial. Mesmo assim, 44% dos entrevistados pela Data Makers disseram que o tema ainda é subestimado - o que indica que não há saturação sobre o tópico. Esta percepção é mais comum entre os CEOs e C-Levels de pequenas (50%) e médias empresas (55%). Entre as grandes empresas, a maioria (79%) acredita que o tema recebe a devida atenção.

Do outro lado da moeda, quando perguntados sobre as principais barreiras para a adoção, 48% dos entrevistados citaram a falta de profissionais preparados - uma justificativa curiosa para Fudissaku. “Para conduzir um projeto de IA, você não necessariamente precisa ter um time letrado nessa área. Neste caso, o que é exigido de um profissional não-especialista é que ele conheça as próprias necessidades e qual é o objetivo estratégico a ser seguido. A partir daí, ele pode usar a IA como uma ferramenta”, afirma o CEO.

Para Fudissaku, a pesquisa conduzida pela Data-Makers se apoia em quatro pontos - ou insights principais:

IA é o novo normal: Mais que um diferencial competitivo, a IA já é vista como o básico e 86% dos executivos acreditam que a IA é fundamental para a competitividade de suas empresas no futuro. Inteligência Artificial em primeiro lugar: Além do reconhecimento da importância da tecnologia, os líderes de negócios estão mobilizados a avançar no tema. Mais da metade das empresas já têm a IA como prioridade. Um longo caminho a percorrer: Apesar do crescente interesse sobre o tópico, os líderes de negócios reconhecem estar em um estágio pouco avançado no tema. 25%  dos executivos avaliaram a própria atuação em IA como regular, ruim ou péssima, e para 39%, o desempenho é inferior ao mercado. Futuro promissor: Quase metade das empresas aumentará os investimentos em IA neste ano. Projetos de automação de processos, apoio à tomada de decisões e desenvolvimento de novos produtos destacam-se entre as principais aplicações Leia também: Adoção de ESG no país ainda está abaixo do ideal – entenda os motivos

Data Markers IA

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme