MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Humor e memes definem a identidade do Brasil. Nazaré se torna símbolo nacional

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

24 de set. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Humor e memes definem a identidade do Brasil. Nazaré se torna símbolo nacional
Humor e memes definem a identidade do Brasil. Nazaré se torna símbolo nacional
Humor e memes definem a identidade do Brasil. Nazaré se torna símbolo nacional

O Brasil sempre foi reconhecido pelo futebol, pela música e pela comida típica. Mas, na era digital, o que melhor traduz a identidade nacional é o bom humor. Um levantamento do PiniOn, empresa de pesquisa de mercado especializada em dados competitivos e comportamentais, aponta que o meme da personagem Nazaré Tedesco é hoje o símbolo nacional mais lembrado pelos brasileiros, citado por 34,1% dos entrevistados — à frente até de clássicos como o Show da Xuxa.

O resultado mostra como a criatividade e o humor se tornaram parte do DNA cultural do país. “Os dados revelam que o orgulho do brasileiro está profundamente ligado à sua criatividade e à forma como encaram os desafios do cotidiano. Essas características não são apenas culturais, mas um reflexo da resiliência e do senso de comunidade do país”, afirma Talita Castro, CEO do PiniOn.

Hábitos que são a cara do brasileiro

Na mesa, o arroz com feijão segue imbatível como o prato mais característico do Brasil, citado por 39,6% dos participantes. A feijoada aparece em segundo lugar (24,4%), seguida pelo churrasco (17,5%). A comida, segundo o estudo, é um ponto de conexão entre gerações e regiões.

Os hábitos também mostram a brasilidade em detalhes cotidianos: guardar sacola dentro de sacola, levar marmita para casa após festas e colecionar potes de sorvete transformados em recipientes de feijão foram alguns dos comportamentos mais citados.

Entre os maiores orgulhos nacionais estão as praias e ecossistemas (43%), o acolhimento (19,7%) e a simpatia (19,4%). Já os perrengues que “só acontecem no Brasil” incluem enfrentar filas para tudo (26,4%), encontrar feijão em pote de sorvete (25,5%) e a chuva surpresa na hora de sair do trabalho (18,2%).

Frases e ditados que moldam o imaginário coletivo

Entre as frases maternas, a campeã foi “Você não é todo mundo” (24,1%), seguida por “Na volta a gente compra” (15,4%) e “Se eu for aí e achar…” (14,4%). Já no ranking das frases mais brasileiras, “O brasileiro não desiste nunca” (26%) aparece empatado com “Não repara a bagunça” e “Vai com Deus” (17,2%).

Nos ditados, a esperança domina: “A esperança é a última que morre” foi eleito o mais característico (23,8%).

Na música, Garota de Ipanema lidera o repertório nacional, mas entre os jovens de 25 a 34 anos, o hit Evidências continua como favorito. Quando o tema são desculpas, “Estou chegando” foi a mais lembrada, citada por 48,7%, mesmo quando a pessoa ainda nem saiu de casa.

A criatividade também se manifesta em improvisos: consertar chinelo com prego, improvisar churrasqueira com tijolos ou carregar várias sacolas de uma vez foram exemplos que apareceram no levantamento.

“O humor, resiliência e calor humano são traços que atravessam gerações e mostram como o brasileiro se percebe — e se diverte — todos os dias”, conclui Talita Castro.

Leia também: Social Media Marketing: estratégias de sucesso das maiores empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme