O Grêmio apresentou na última segunda-feira, 25, a nova camisa “away” desenvolvida pela Umbro para a disputa dos jogos da equipe longe da Arena no Brasileirão, na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América.
Majoritariamente branca, a camisa reserva apresenta detalhes coloridos com o azul característico do Grêmio nas mangas e parte dos ombros. A alcunha “Imortal” aparece na parte superior traseira da peça, logo abaixo da logo da Umbro.
O grande destaque, no entanto, é a referência à erva-mate, símbolo do Rio Grande do Sul e principal ingrediente do chimarrão. A planta, bem como o processo de preparo da bebida, estão presentes nos grafismos que dão vida à peça e em um patch localizado próximo à linha da cintura, com os dizeres “Campo, Mate e Sol”.
O evento de lançamento oficial da camisa contou com a presença do técnico Renato Portaluppi, os ex-jogadores Danrlei e Edilson, e os atletas do atual elenco gremista Mila e Reinaldo.
Curiosamente, embora o design da camisa tenha sido desenvolvido em conjunto com um grupo de sócios-torcedores do Imortal, o resultado final despertou sentimentos mistos entre a torcida, e críticas e elogios tanto ao design quanto à Umbro dividem espaço na seção de comentários do lançamento no Instagram.
Outra curiosidade é a inversão da ordem de lançamentos: comumente, equipes apresentam o uniforme titular antes do reserva. Segundo informações publicadas pelo GE, Grêmio e Umbro pretendem fomentar as vendas da camisa branca, e por isso, entenderam como melhor estratégia, por uma questão de mercado, lançar primeiro o segundo uniforme e depois o principal.
O Mate é Sagrado, O Manto Também
A conexão entre os gremistas e a erva-mate foi destacada no vídeo “O mate é sagrado, o manto também”, protagonizado pelo zagueiro Walter Kannemann e assinado pela produtora Experiência Z.
Segundo Zi Saldanha, CEO da agência, a ação contou com o apoio do produtor de erva-mate Mate Baldo, empresa que não patrocina o Grêmio, mas patrocinou o vídeo de lançamento da camisa. Saldanha destaca, também, que o processo de produção da peça contou com mais de 100 pessoas.
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