MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Franquias internacionalizadas apresentam maior maturidade digital, aponta ESPM

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

24 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Internacionalização e maturidade digital. Entre os dois objetivos, comuns a empresas em processo de expansão, pesquisadores da ESPM, em parceria com a ABF, descobriram uma conexão um tanto interessante: 67% das franquias classificadas no Estágio 4, nível mais elevado de internacionalização (Envolvimento com Alto Comprometimento), também apresentam maior Maturidade Digital.

Os números fazem parte da nova edição do “Livro Verde”, sexto volume da série "Internacionalização das Franquias Brasileiras", iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM. O livro é assinado pelos professores Thelma Rocha (coordenadora), Eduardo Spers, Vanessa Bretas, Pedro Melo, Cláudio Oliveira e Cássia Pizani.

Realizado desde 2010, o estudo registrou o aumento das 65 franquias brasileiras internacionalizadas, no ano de estreia, para 213, neste ano. Deste total, 59% estão com envolvimento experimental no Estágio 2, 27% com envolvimento ativo no estágio 3 e 13% no estágio 4 com alto comprometimento.

internacionalização

A pesquisa aponta, também, que entre as redes com Envolvimento Ativo e Envolvimento Experimental no exterior, 60% estão no estágio 4 de Maturidade Digital. Adicionalmente, o estudo revelou o grau de maturidade digital das redes pesquisadas, distribuído em quatro estágios: 1) Promover e dar suporte; 2) Criar e construir (inovação e protagonismo); 3) Comprometimento em transformar (cultura e transformar gerenciamento) e 4) Centrado no usuário e processos elaborados.

Para Thelma Rocha, coordenadora do estudo, pensar no exterior é um movimento estratégico que deve ser calculado pelas redes de franquias, especialmente, para as grandes marcas nacionais. Ela ressalta que a busca pela internacionalização envolve tanto produto, quanto tecnologia. O consumidor digital, a empresa conectada e suas diversas formas, são desafios de hoje e dos próximos anos para estas redes de franquias.

Leia também: A importância da comunicação na internacionalização da marca

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme