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Experiências físicas, sociais, emocionais e espirituais ditam tendências no mercado de beleza

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

23 de ago. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Física, social, emocional e espiritual. Estas foram as esferas da existência humana escolhidas pela Kantar para identificar as tendências que estão moldando e devem continuar a moldar a indústria global de beleza e cuidado pessoal nos próximos anos.

Para mergulhar nas nuances de cada esfera, a empresa associou as ferramentas do DX Analytics a recursos de Inteligência Artificial para analisar aproximadamente 90 bilhões de pesquisas que abordaram nos últimos cinco anos.

Segundo Serene Wilson, Líder de Insights Globais da Kantar, a pesquisa abrange diversas áreas cruciais para os setores estudados, como a escolha de ingredientes e a formulação dos produtos, preocupações e rotinas dos consumidores e ações sustentáveis por parte das marcas.

A esfera física 

A primeira tendência identificada pela Kantar indica que as pessoas estão realizando pesquisas sobre ingredientes derivados de plantas, cuja utilização pode contribuir para a melhoria da saúde e do bem-estar.

Neste panorama, embora as buscas por maquiagens tenham mantido a relevância, há uma crescente procura por produtos naturais de skin care, capazes de contribuir para a busca por feições mais saudáveis.

Além disso, o movimento de estudo, que ganhou adeptos durante os anos de pandemia, faz com que os clientes adquiram cada vez mais ciência sobre a existência de ingredientes de alto desempenho - o que, por sua vez, aumenta a busca por produtos compostos por estes materiais.

Não por acaso, a Kantar observou que marcas como Naturium e Paula's Choice passaram a oferecer produtos “empoderados” de cuidados para o corpo, como sabonetes líquidos com soro de niacinamida, loções de retinol para a renovação da pele e sabonetes corporais com vitamina C.

A esfera social 

A pesquisa revelou que os consumidores de produtos de beleza e cuidados pessoais também estão mais conscientes quanto à atuação das marcas com as quais se relacionam, e, em função disso, não estão dispostos a gastar dinheiro com produtos de empresas alheias às pautas de ESG.

Nesse sentido, os consumidores esperam que seus produtos prediletos estejam alinhados com os seus valores. Isso, naturalmente, inclui uma série diversa de fatores e percepções, dentre os quais se destacam inclusão, sustentabilidade, consciência climática e impacto social.

A esfera espiritual 

Experiências capazes de estimular memórias e sentidos aparecem como uma forte tendência na pesquisa, que aponta um interesse crescente em atividades desenvolvidas para “nutrir a alma” dos consumidores.

Neste panorama, a pesquisa aponta que essas atividades podem incluir experiências físicas capazes de desencadear reações químicas no corpo, como experiências ligadas às práticas de resposta sensorial (ASMR), xamanismo e terapias psicodélicas.

Para ilustrar o potencial das experiências espirituais, o estudo destaca marcas como a alemã Noesa, cuja atuação se baseia em aproveitar o poder da luz para estimular a renovação, reparação e crescimento celular a fim de aprimorar os mecanismos de defesa da pele e a saúde geral dos consumidores.

A esfera emocional

A pesquisa da Kantar aponta para um crescente foco em cuidados pessoais personalizados, capazes de oferecer recursos diferenciais para a promoção do alívio emocional dos consumidores.

De acordo com o estudo, este foco se desdobra para pontos de interesse bastante específicos, como por exemplo, o desenvolvimento de produtos de beleza projetados para aliviar as alterações hormonais provocadas pela menstruação.

Nesta esfera, o estudo cita marcas como a francesa Typology, dona de um portfólio de serums desenvolvidos para atender às diferentes etapas do ciclo menstrual, e a Proven, conhecida pela utilização de Inteligência Artificial para a customização de demandas relacionadas ao bem estar da pele das consumidoras.

Leia também: 98% dos moradores de favelas cuidam rigorosamente da beleza por autoestima

*Com informações de CosmeticsDesign Europe

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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