São muitas as estratégias para levarmos em consideração na hora de aumentar a relevância e a organização do seu empreendimento. Aprender as necessidades e preferências locais enquanto mantém uma estrutura organizacional eficiente em nível nacional, pode não ser uma tarefa fácil, porém é imprescindível se você quer alavancar seu negócio e se tornar referência em seu mercado de atuação.
De acordo com a pesquisa do Mapa de Empresas, elaborada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) em parceria com o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o Brasil registrou a abertura de 2,7 milhões de empresas de janeiro a agosto deste ano. Desses milhões de CNPJs, aqueles que não tiverem um diferencial de mercado ou uma relevância, infelizmente não irão sobreviver. A pergunta que faço é, você conhece seu cliente suficiente para ter certeza que seu diferencial competitivo é atrativo localmente e nacionalmente?
Quando se pensa em empreender, o passo zero é pesquisar, durma e acorde pensando em seu cliente. Depois tente entender profundamente as necessidades, desejos e tendências específicas da sua região de atuação. E isso pode ser feito por meio de uma pesquisa de mercado, entrevistas com clientes ou fazendo análises dos concorrentes para identificar possíveis oportunidades. Buscar por parcerias estratégicas podem ajudar a expandir sua presença no mercado local e criar um elo com a população. Ajustar seus produtos ou serviços para atender as demandas da região, incluindo características, preços, embalagens e até mesmo na linguagem usada na comunicação, também pode ser um bom caminho.
Apostar em Brand Innovation, por exemplo, pode ser uma das formas mais eficazes de fazer todo esse processo dar certo. Já expliquei esse conceito em outro artigo, mas por meio dele, é possível expandir uma marca para outros territórios; se tornar referência em uma categoria específica; atrair e reter novos talentos; fortalecer a cultura; crescer exponencialmente em determinado período; encontrar novas rotas de atuação; expandir ou criar franquias do zero; e, claro, manter a liderança em um setor.
Outro ponto que considero essencial é construir uma distribuição eficiente dos seus produtos, pois isso pode aumentar sua relevância e auxiliar na adaptabilidade de processos e políticas locais. Nesse caso, as tecnologias e os sistemas integrados de gestão são verdadeiros aliados porque monitoram continuamente a região e os resultados nacionais, possibilitando a construção de uma comunicação interna eficiente.
Acredito que encontrar o equilíbrio entre a adaptação e as necessidades da região, além de ter em mente que a manutenção da consistência e eficiência em nível nacional é um degrau essencial para o processo. Seguir com foco em construir uma liderança estratégica forte com uma equipe comprometida com a execução e tração da empresa, com certeza irá levar sua marca para lugares muitas vezes inimagináveis.
Por isso, toda marca pode e deve ser localmente relevante, porém sempre antenada nacionalmente com o segmento em que atua, estudando as possibilidades e aplicando metodologia inovadoras em seu negócio pode ser a estratégia que esteja faltando para você ganhar relevância no mercado. Pense nisso!
*Ciro Rocha é fundador da Enredo, uma empresa de inovação especializada na transformação de negócios, por meio do Branding, Arquitetura e Gestão de Marcas. Administrador com extensão em Strategic Marketing pela HEC Management School (ULg, Bélgica), MBA em Marketing (FGV), especialista em Branding (Insper/SP) e Service Designer, Ciro projetou estratégias para marcas como Oi, Mitsubishi Corp., Ipiranga, Grupo Mitsui, Ambev, Nestlé e Ponto Frio
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