A Epson inicia uma nova fase em sua trajetória global com a campanha “Toner Free” e o Brasil foi escolhido como país de estreia para ação. Segundo Cinthia Araújo, Head de Marketing da Epson para a América Latina, a escolha reflete a força do mercado nacional no segmento de impressoras corporativas e o protagonismo brasileiro em iniciativas ambientais.
O conceito “Toner Free” faz referência direta à tecnologia empregada pela Epson, que elimina o uso de toner, material composto majoritariamente por plástico, e substitui o processo a laser tradicional pela impressão a frio. A inovação é baseada na tecnologia PrecisionCore Heat-Free, que utiliza tinta líquida e microchips para imprimir sem aquecimento, reduzindo drasticamente o impacto ambiental.
Dados da Epson apontam que a tecnologia representa uma economia de até 86% de energia e uma redução de até 53% nos resíduos gerados, quando comparada às impressoras a laser. Além da transformação prática, a nova campanha foi criada para educar o mercado sobre os impactos ambientais causados pelos toners utilizados no ambiente corporativo.
“O plástico é o principal componente do toner usado no processo de impressão a laser. Um ano de consumo global de impressoras com toner plástico é equivalente a 246 bilhões de canudos, 20 bilhões de sacolas plásticas ou 5 bilhões de garrafas plásticas no meio ambiente. A ideia é mostrar que é possível imprimir com eficiência e consciência”, afirma Cinthia em entrevista ao Mundo do Marketing.

Nuances da campanha
Gravado no Brasil e narrado por Tiago Leifert, o filme principal da campanha simboliza o novo posicionamento global da Epson e será veiculado em diferentes países da América Latina após o lançamento nacional. A ação contará com peças online, podcasts, streaming, ativações em aeroportos e centros corporativos, além de uma ampla estratégia de Out of Home nas principais capitais.
Este é o maior investimento da Epson em mídia no país. O orçamento endereçado à ação, com duração prevista de 15 meses, ultrapassa dois dígitos em milhões de reais. A iniciativa marca também o primeiro grande esforço da empresa voltado ao público B2B, com foco em conscientizar corporações sobre o impacto ambiental de suas operações.
“É a primeira vez que a Epson realiza uma campanha dessa magnitude voltada ao mercado corporativo. O Brasil foi escolhido porque é o nosso mercado mais relevante nesse segmento e o país com maior força em iniciativas de sustentabilidade”, explica a líder de Marketing.
Por que o Brasil?
A relevância brasileira dentro da estrutura global da Epson vai além da dimensão de consumo. O país abriga a única fábrica da marca fora da Ásia, responsável por atender parte significativa da demanda latino-americana. “Isso reforça o papel estratégico do Brasil para os negócios da empresa e a confiança que a matriz deposita no mercado local”, acrescenta Cinthia.
A campanha “Toner Free” chega também em um momento simbólico para a companhia. O lançamento coincide com a preparação da Epson para a COP30, da qual será parceira oficial de tecnologia de impressão. A empresa fornecerá mais de 170 equipamentos de sua linha WorkForce Toner Free, responsáveis por toda a infraestrutura de impressão do evento.
“Estar na COP30 fecha um ciclo importante para nós. É a oportunidade de demonstrar, na prática, o impacto positivo da nossa tecnologia e reafirmar o compromisso da Epson com o meio ambiente”, finaliza Cinthia.
Leia também: Epson e Metrô de SP realizam sessões de cinema gratuitas
COMPARTILHAR ESSE POST







