Altas temporadas de venda, como a Black Friday, impacta significativamente tanto o varejo tradicional quanto os e-commerces. As marcas se preparam para oferecer promoções imbatíveis, campanhas de desconto criativas e buscam soluções para as crescentes demandas do período.
Para 2023, a expectativa de vendas é grande. De acordo com estudo da MField, 75,6% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday, apontando um aumento de 32,2% em comparação com 2022. O problema é que, muitas vezes, os varejistas não dão a devida importância ao processo completo de logística, mais especificamente à etapa "last mile" ou "última milha". Isto pode frustrar o consumidor devido a prazos de entrega mais longos e até mesmo atrasos dos pedidos.
Para garantir entregas pontuais e evitar consumidores insatisfeitos, as empresas devem se antecipar criando estratégias. Afinal, o sucesso de datas como essa depende em grande parte da habilidade em gerenciar sua logística de forma eficaz para atender às expectativas dos consumidores e, ao mesmo tempo, manter a eficiência operacional.
"Datas sazonais com alto fluxo de compras exigem agilidade do e-commerce para que a logística não impacte a experiência do consumidor. O grande volume de envios de produtos, a boa condição de recebimento e a promessa de prazos interferem na confiança do consumidor. O varejo precisa se atentar que o trajeto final da entrega da compra na casa do consumidor desempenha um papel fundamental", alerta João Hannud, Diretor Executivo da Cicloway.
Reputação e uso de energia verde
Utilizar veículos elétricos como tuk tuks e motocicletas em entregas possui uma série de benefícios. O uso de energia limpa para se locomover garante melhoria na qualidade do ar, além de melhor custo-benefício, especialmente para entregas frequentes e de curtas distâncias, por eliminarem completamente os gastos com combustível. Essa também é uma oportunidade para demonstrar preocupação e compromisso com as práticas ESG.
"Alugar um veículo elétrico pode ser uma alternativa para as empresas que querem testar estes utilitários, bem como aquelas que possuem necessidades específicas como a Black Friday e outras datas sazonais. Ao invés de comprar toda uma frota, que pode ficar estacionada nos demais meses, usar um equipamento por tempo determinado garante economia e agiliza o processo de entrega", explica João Hannud.
Experiência de consumo não vem só do produto. O consumidor brasileiro tem a fama de deixar tudo para a última hora, mas ao comprar pela internet, também quer receber no prazo. A agilidade na entrega dos pedidos é um critério para que o comprador não vá para a concorrência. Neste sentido, as entregas devem acompanhar e atender rapidamente.
"O varejo deve se preparar pensando em suas campanhas de marketing, estoque de produtos, atendimento e manter o e-commerce ativo para não perder oportunidades pré, durante e pós Black Friday. Porém, para manter saudável o volume de compras, a logística deve ser muito bem programada, com os olhares bem atentos à última etapa da entrega. Caso contrário, a reputação da marca poderá ser impactada diretamente devido a uma logística mal sucedida. Muitas vezes, o prazo de envio estipulado é no mesmo dia da compra e as empresas que desenvolvem uma logística eficaz e capaz de superar a espera dos consumidores, saem na frente. Além disso, fideliza o cliente, que volta mais e mais vezes, gerando recorrência.", finaliza João Hannud, Diretor Executivo da Cicloway.
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