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Empresas aproveitam engajamento das festas juninas para ativar suas marcas

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Tempo de Leitura 5 min

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15 de jun. de 2023

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Notícias

Junho chegou e com ele os arraiais por todo Brasil já agitam o público e o mercado. Em 2023 as festas juninas devem ter umas das maiores movimentações econômicas e de público dos últimos anos. De acordo com dados do Ministério do Turismo, as festividades devem mobilizar mais de 26,2 milhões de pessoas e arrecadar cerca de R$ 6 bilhões pelo país.

O montante é 76% maior do que o contabilizado nos arraiais do ano passado, quando foram gerados R$3,4 bilhões em retorno financeiro. Apenas em Caruaru-PE, as festas devem injetar R$600 milhões para a economia local, gerando mais de nove mil empregos indiretos e cinco mil diretos.

Com o objetivo de engajar suas marcas, muitas empresas fazem questão de estar presentes nas festas juninas Brasil afora, tanto para gerar valor junto ao público consumidor quanto para reforçar seus posicionamentos. Esse é o caso da Maizena que, por meio da expertise da Estalo, agência de marketing 360º, realizará uma série de ações pensadas especialmente para o seu público no São João de Caruaru.

Estande Maizena em Caruaru 

Para a execução do projeto, a Estalo e a Maizena criaram um estande convidativo com cheiro de bolo e ambientado como uma cozinha. Neste local, os participantes da festa poderão escolher três ingredientes da receita do bolo de milho para “arremessá-los” dentro de um forno. O prêmio da dinâmica é uma colher medidora que serve como lacre para sacos e mantimentos.

A Maizena também desenvolveu uma receita especialmente para este São João: um bolo de milho fofinho e cremoso ao mesmo tempo. E, para impactar os consumidores com sua nova receita, promotores da marca também irão distribuir mais de oito mil pedaços de bolo de milho durante o evento.  E o público ainda poderá tirar fotos no totem de “Photo Opportunity” da marca, compartilhar em suas redes sociais e acessar a receita do bolo".

“Ativar uma marca querida pelo público, como a Maizena, por meio de experiências sensoriais e imersivas, nos permite uma aproximação muito boa com os consumidores, gerando o engajamento e a visibilidade que o cliente deseja. O São João de Caruaru é a oportunidade perfeita para isso, já que a festa é tradicional, muito bem estruturada e a circulação de pessoas no local é muito grande”, explica a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz.

E, além das ações na festa, a Estalo também desenvolveu materiais de comunicação para a Maizena com a temática junina para PDVs de diversas cidades da região Nordeste.

Produtos ALA/Unilever em pontos de venda do Nordeste

Além da festa de Caruaru, o São João de Campina Grande-PB também movimenta a economia de forma expressiva. São cerca de cinco mil empregos gerados direta e indiretamente, mil apenas na montagem da estrutura e quatro mil durante os 32 dias de evento. Aproximadamente R$ 500 milhões serão injetados na economia local neste ano.

Em Mossoró-RN, a expectativa é que as festas no município injetem R$ 140 milhões na economia local. Já em Petrolina-PE devem ser gerados R$ 275 milhões. E só no Estado da Bahia a movimentação econômica deve ser de R$ 2 bilhões.

Bastante conhecido na região Nordeste do país, o detergente de lavar roupas ALA, da Unilever, pegam carona na temática São João para animar os pontos de vendas de diversas cidades com a ativação “ALA ao Alvo”. “O objetivo é dar visibilidade à marca e criar uma experiência divertida com o consumidor”, aponta Maíra.

Comprando um produto ALA, e apresentando a nota fiscal no PDV, o consumidor tem a chance de jogar almofadas - no formato do produto - na máquina de lavar cenográfica. O prêmio é um porta sabão. Essa dinâmica está disponível em 50 PDVs de diversas cidades da região Nordeste.

Hellmann's e Knorr no São João do Clube Pinheiros, em São Paulo 

E a galera da região Sudeste também adora o clima de São João e não fica de fora de uma boa festa junina, que ajuda a esquentar o friozinho tradicional do inverno. No Estado de São Paulo são esperados R$600 milhões e a geração de mais de 15 mil empregos.

Tradicional na capital paulista, a festa junina do Clube Pinheiros acontece de 29 de junho a 2 de julho com o patrocínio das marcas Hellmann's e Knorr nas barracas de churrasco, que oferecerão produtos, como molhos de pimenta e molhos de alho para o consumidor final.

Responsável pela identidade visual das marcas nas barracas, a Estalo caprichou no clima junino. “Nosso objetivo é fazer com que o público do Sudeste se sinta tão imerso na festa como se estivesse no Nordeste, por isso, trouxemos a pintura da literatura de cordel. Além disso, o intuito também é engajar as marcas patrocinadoras das barracas de churrasco, já que a carne assada encanta muito a esse público também”, finaliza a sócia-diretora da Estalo.

"Pede Tudo pro São João” da Casas Bahia 

Para celebrar a cultura nordestina e a sazonalidade das festas brasileiras, a Casas Bahia lança a campanha promocional “Pede Tudo pro São João”. Durante todo o mês, a rede traz ofertas imperdíveis e condições especiais de pagamento para garantir a animação das festas juninas realizadas em todo o Brasil. A campanha traz como garotos-propaganda os artistas paraibanos Juzé e Lukete, que se tornaram famosos nacionalmente após a participação na novela Mar do Sertão, e que estrelam as peças ao lado do CB, brand persona da Casas Bahia.

Criada pela agência VMLY&R e pelo departamento de Marketing da Via, a campanha conta com uma estrutura robusta de exposição e fidelização de marca, além de potencializar todo o seu portfólio de produtos encontrados nas lojas físicas, que hoje trazem uma solução completa para atender de forma única as necessidades do brasileiro, onde e como e quando.

Com isso, a marca vai patrocinar duas das maiores festas de São João do Brasil: a “São João de Campina Grande 2023”, na Paraíba, e a “São João de Caruaru”, em Pernambuco. Em Caruaru, a rede também vai patrocinar o camarote Liberdade FM.

A produção da campanha foi desenvolvida nos estados nordestinos, inclusive com a contratação de fornecedores locais como produtor musical e maquiador, justamente para buscar inspiração nas principais características da região, explorar a linguagem regional e capturar a essência e espirito do público local.

Leia também: Produtos juninos sobem 11,41% em 2023

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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