MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Empatia é diferencial competitivo: 86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 1 min

DATA

1 de out. de 2025

CATEGORIA

Notícias

Empatia é diferencial competitivo: 86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno
Empatia é diferencial competitivo: 86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno
Empatia é diferencial competitivo: 86% dos consumidores priorizam marcas que demonstram cuidado genuíno

A empatia deixou de ser um valor “intangível” e passou a ser um diferencial competitivo no Brasil. 86% dos brasileiros consideram importante ou muito importante que empresas demonstrem empatia e se preocupem genuinamente com suas necessidades, segundo o estudo global “Addressing the Empathy Gap”, realizado pela Zurich Insurance Group em parceria com o instituto YouGov. O país ocupa a terceira posição global, atrás apenas do Chile (89%) e ao lado de Portugal (86%).

O impacto dessa percepção vai além do discurso. O Brasil é o segundo país do mundo onde consumidores estão mais dispostos a pagar mais por produtos ou serviços de marcas empáticas: 60% dos entrevistados aceitariam esse custo adicional, atrás apenas da Malásia (65%). 

O índice supera mercados como Chile (58%), Austrália (50%) e Estados Unidos (29%). No setor de seguros, o país também figura entre os três com maior propensão a gastar mais com empresas percebidas como empáticas.

Entre os sinais mais reconhecidos de empatia pelos brasileiros estão tratar os clientes com respeito, ser transparente sobre preços e serviços, oferecer atendimento acessível e humanizado e demonstrar preocupação com causas sociais e ambientais. Exemplos práticos, como o de um motorista de aplicativo que devolveu pessoalmente um item esquecido, reforçam o poder do gesto humano na construção de confiança.

O estudo reforça que empatia é uma habilidade treinável e, mais do que isso, um ativo de marca que pode se converter em confiança, fidelização e crescimento sustentável em um mercado cada vez mais orientado por valores.

Leia também: Do frete grátis à IA: os insights que guiam o consumo digital no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme