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Economia de experiência e tendências de consumo ditam nova era do Marketing

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Tempo de Leitura 3 min

Economia de experiência e tendências de consumo ditam nova era do Marketing
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Economia de experiência e tendências de consumo ditam nova era do Marketing

Nos últimos anos, o Marketing digital passou por transformações significativas, impulsionadas pelas mudanças de comportamento e desejo do consumidor, que está cada vez mais interessado em experiências autênticas, em vez de simplesmente adquirir produtos. A transição de um público motivado pelo desejo de ostentar para aqueles que valorizam vivenciar momentos e emoções tem exigido que as marcas de todos os portes e segmentos se adaptem e repensem suas estratégias de marketing. 

Segundo a consultoria WGSN, empresa que atua em antecipação de tendências em até quatro anos através de relatórios de consumo, life style, marketing e direcionamento de produto com curadoria de dados e análises locais e globais, os próximos anos serão da chamada “economia de experiência”. O estudo Consumidor do Futuro 2026, lançado recentemente pela consultoria, apontou que 52% dos consumidores brasileiros ouvidos pela pesquisa buscarão nos próximos anos gastar menos em objetos físicos e mais em experiência.

Diante desse cenário, empresas de diferentes setores devem investir em experiências voltadas especificamente ao seu consumidor, buscando uma proposta de compra que se adapte a sua identidade, comunidade e interesses. No mercado imobiliário, por exemplo, as pessoas estão preferindo viver em regiões bem localizadas, com oferta de comércios, serviços e transporte público, valorizando espaços minimalistas e práticos.

Nesse contexto de profunda transformação dos hábitos de consumo da sociedade, o marketing de experiência tem ganhado terreno, ao conectar marcas com consumidores de maneira mais emocional. Dessa forma, abre-se a possibilidade de explorar a memória afetiva das pessoas, criando conexões que resgatem histórias e emoções. 

Experiências que remetem a momentos nostálgicos ou que evocam sentimentos autênticos têm o poder de tornar a marca inesquecível, construindo um vínculo emocional profundo com o consumidor. Ao contar histórias, seja por meio de uma narrativa visual, um evento imersivo ou uma campanha envolvente, as marcas podem não apenas atrair a atenção, mas também conquistar a lealdade de seu público. 

Por isso, o conceito de criar experiências imersivas e memoráveis está no centro da estratégia de muitas empresas. As marcas precisam ir além de simplesmente vender um produto, oferecendo aos consumidores a oportunidade de interagir de forma única e personalizada.

As redes sociais continuam a desempenhar um papel central no marketing digital, mas o foco está mudando. Não se trata mais de simplesmente promover produtos, mas de criar comunidades em torno de marcas. As pessoas buscam se conectar, interagir e compartilhar experiências. E as empresas que sabem aproveitar as plataformas de maneira eficaz conseguem transformar seus seguidores em defensores da marca, promovendo um marketing orgânico e autêntico.

Além disso, as redes sociais se tornaram fundamentais para proporcionar experiências visuais. O uso de vídeos interativos, realidade aumentada (AR) e até mesmo experiências ao vivo ou virtuais com influenciadores, é uma maneira eficiente de conectar as empresas a seus públicos de uma forma mais envolvente, fiel e duradoura.

E, com o avanço tecnologia, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à personalização da experiência. A coleta de dados, inteligência artificial e automação de marketing permitem que as empresas conheçam profundamente as preferências dos consumidores e ofereçam ofertas e conteúdos altamente personalizados, de acordo com os interesses de cada um. Vale ressaltar que isso não se limita a anúncios direcionados, mas a uma comunicação que valoriza os interesses e as necessidades do indivíduo.

Não há dúvidas de que o cenário de disrupção e a nova era do consumo exigem mudanças significativas da forma como as empresas se conectam e se comunicam com seu público. A comunicação direta e transparente com o consumidor tornou-se essencial e as empresas precisam ser autênticas, mostrar valores que se alinhem com os de seu público e responder de forma rápida e eficiente às demandas e feedbacks dos clientes.

As marcas e empresas que conseguirem se conectar de forma genuína com seu público consumidor, criando experiências únicas e alinhadas com seus valores, anseios e desejos, serão as mais bem-sucedidas e sairão na frente nesse novo universo do marketing digital. 

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Bruno Nuciatelli é diretor de Marketing e Comunicação da Vitacon

Bruno Nuciatelli

Diretor de Marketing e Comunicação da Vitacon

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AUTOR

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