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Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários

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DATA

23 de set. de 2024

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Reportagens

Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários
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Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários

Presente em 714 cidades, abrangendo 65% da população brasileira, o Zé Delivery vem buscando uma maior proximidade e conexão com os brasileiros a fim de aumentar sua base de clientes. Após chegar a inéditos 5,7 milhões de usuários ativos, a empresa reforça seu posicionamento como o app que destrava a diversão, renova visual, apresenta mudanças no logo e no programa de recompensas.

Para ampliar ainda mais esse número, a empresa investe em expansão, tanto em número de usuários quanto em alcance geográfico. Mas a marca quer ir além. A nova ‘ZÉra’ ajudará a empresa a manter essa relação e também atrair novos usuários. Esse vínculo com o público tem impulsionado o crescimento da plataforma. No segundo trimestre de 2024, o GMV (Volume Bruto de Mercadorias) aumentou 15% em relação ao mesmo período de 2023.

Buscando conquistar novos adeptos e torná-los clientes frequentes, o Zé expandiu seu portfólio e agora conta com mais de cem marcas de diferentes indústrias como, por exemplo, de vinhos. Em 2023, a venda da categoria  cresceu 30%, enquanto os destilados tiveram um aumento de 15%. 

Thais Azevedo, Diretora de Marketing do Zé Delivery, contou que o aplicativo trabalha com um portfólio diversificado, oferecendo produtos de entrada a preços acessíveis, como vinhos a partir de R$ 35,00 atraindo novos consumidores. “Temos um vinho nosso, o Vinho do Zé, que é justamente para atender a demanda da categoria, que busca algo saboroso e com bom custo”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing

A variedade do portfólio é algo importante para a empresa, que também realiza parcerias que agreguem valor ao serviço, como itens para churrasco, snacks ou de conveniência. “Nosso papel agora é reforçar as ocasiões de consumo. O Zé não é apenas para urgências, mas algo que a pessoa pode contar a todo momento – nossa campanha de Marketing atual fala muito sobre isso”, pontuou Thais.

Campanha que inclui resgate de cupons em serviços de streaming de músicas e filmes

A campanha da qual Thais fala, foi desenvolvida pela GUT e reforça o posicionamento da marca como o app que destrava a diversão e é o solucionador de perrengues. Léo Santana e Simone Mendes, que foram apresentados como embaixadores da marca em março deste ano, continuam estrelando os filmes e peças da campanha. Nela, uma série de anúncios em um streaming de música impactarão as playlists mais ouvidas em ocasiões de consumo do Zé Delivery. 

“Nossa marca é descrita como aquela que combina humor e eficiência para criar uma conexão emocional com os consumidores. Estamos investindo em plataformas como TikTok e WhatsApp, onde novas audiências engajam de maneira eficiente. O WhatsApp, em particular, tem sido um canal de comunicação direto e íntimo, onde os consumidores podem se sentir parte de uma comunidade”, afirmou Thais Azevedo.

Além disso, a empresa foca em personalizar as campanhas de Marketing de acordo com o contexto, como criar anúncios específicos para plataformas como Netflix e Spotify. “Por exemplo, no Netflix, ajustamos o clima do anúncio para combinar com o gênero do filme ou série que o usuário está assistindo, enquanto no Spotify, brincamos com a ideia de interrupção, transformando a mensagem publicitária em uma experiência mais fluida”, explicou Thais.

Ocasião de consumo

Para garantir uma experiência relevante e personalizada com a marca, o Zé Delivery está centrado em criar conteúdos que entretenham ao invés de interrupção, buscando sempre adaptar as mensagens para o canal de comunicação em que estão sendo veiculadas. “Assim, o usuário que estiver ouvindo suas músicas preferidas no churrasco ou no esquenta com os amigos, ouvirá do Léo Santana dicas de ofertas, cupons e produtos do app. O usuário também poderá usar seus pontos do Zé Compensa - programa de recompensas do aplicativo do Zé – para resgatar benefícios como um bloqueador nas propagandas no streaming por um tempo pré-determinado”, contou a executiva do Zé Delivery. 

Outra ação apresentará vídeos inspirados nos mais populares gêneros de filmes, suspense, romance e comédia,trazendo como mote principal os perrengues ao comprar bebidas relatadas pelos consumidores de Zé. Também estão previstas ativações em diversos meios digitais com a participação dos embaixadores, ações em eventos e filmes para TV aberta que mais uma vez reforçam o posicionamento do app como o app que livra o consumidor do perrengue e destrava a diversão.

Thais menciona que, apesar do reconhecimento da marca, muitos consumidores ainda compram bebidas de forma automática, sem considerarem a conveniência do serviço oferecido. Por isso, uma nova campanha busca abordar essa mudança de comportamento, destacando as dores dos consumidores e oferecendo uma solução mais conveniente e divertida. A empresa também quer ampliar sua atuação para além das compras emergenciais, mostrando que pode ser útil em diversos benefícios, como festas e churrascos.

Zé Compensa em nova fase

O programa de recompensa do app também passou por mudanças. Agora, cada real gasto em produto (excluindo valores de cupons, taxa de entrega e conveniências) se torna um ponto. Anteriormente, a contagem era feita por meio de produtos específicos. Com isso, os consumidores terão mais chances de pontuar e aproveitar os benefícios, que incluem desde descontos e frete grátis, até ingressos para shows, experiências diversas e momentos com os embaixadores da marca.

“A mudança foi impulsionada pelo feedback de usuários que não entenderam claramente a relação entre pontos e benefícios. Recentemente, foram implementadas novas parcerias e recompensas, como cupons para produtos de desejo, como garrafas Stanley e descontos em lojas populares, o que resultou em um aumento de engajamento e feedback positivo”, contou a Diretora de Marketing do Zé Delivery.

Apesar do programa ter mostrado resultados iniciais promissores, a empresa ainda considera que está em fase de amadurecimento. A expectativa é que, nos próximos meses, o programa Zé Compensa traga ainda mais resultados, especialmente em retenção

“Essa é mais uma novidade que veio para atender aos nossos consumidores. Assim, reforçamos o nosso compromisso com a diversão. Temos trabalhado para trazer cada vez mais experiências únicas e exclusivas”, concluiu Thais.

Leia também: Natura, Itaú e Ambev são líderes de reputação empresarial

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

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