MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

23 de set. de 2024

CATEGORIA

Reportagens

Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários
Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários
Diversão e recompensa: a estratégia do Zé Delivery para ampliar número de usuários

Presente em 714 cidades, abrangendo 65% da população brasileira, o Zé Delivery vem buscando uma maior proximidade e conexão com os brasileiros a fim de aumentar sua base de clientes. Após chegar a inéditos 5,7 milhões de usuários ativos, a empresa reforça seu posicionamento como o app que destrava a diversão, renova visual, apresenta mudanças no logo e no programa de recompensas.

Para ampliar ainda mais esse número, a empresa investe em expansão, tanto em número de usuários quanto em alcance geográfico. Mas a marca quer ir além. A nova ‘ZÉra’ ajudará a empresa a manter essa relação e também atrair novos usuários. Esse vínculo com o público tem impulsionado o crescimento da plataforma. No segundo trimestre de 2024, o GMV (Volume Bruto de Mercadorias) aumentou 15% em relação ao mesmo período de 2023.

Buscando conquistar novos adeptos e torná-los clientes frequentes, o Zé expandiu seu portfólio e agora conta com mais de cem marcas de diferentes indústrias como, por exemplo, de vinhos. Em 2023, a venda da categoria  cresceu 30%, enquanto os destilados tiveram um aumento de 15%. 

Thais Azevedo, Diretora de Marketing do Zé Delivery, contou que o aplicativo trabalha com um portfólio diversificado, oferecendo produtos de entrada a preços acessíveis, como vinhos a partir de R$ 35,00 atraindo novos consumidores. “Temos um vinho nosso, o Vinho do Zé, que é justamente para atender a demanda da categoria, que busca algo saboroso e com bom custo”, contou em entrevista ao Mundo do Marketing

A variedade do portfólio é algo importante para a empresa, que também realiza parcerias que agreguem valor ao serviço, como itens para churrasco, snacks ou de conveniência. “Nosso papel agora é reforçar as ocasiões de consumo. O Zé não é apenas para urgências, mas algo que a pessoa pode contar a todo momento – nossa campanha de Marketing atual fala muito sobre isso”, pontuou Thais.

Campanha que inclui resgate de cupons em serviços de streaming de músicas e filmes

A campanha da qual Thais fala, foi desenvolvida pela GUT e reforça o posicionamento da marca como o app que destrava a diversão e é o solucionador de perrengues. Léo Santana e Simone Mendes, que foram apresentados como embaixadores da marca em março deste ano, continuam estrelando os filmes e peças da campanha. Nela, uma série de anúncios em um streaming de música impactarão as playlists mais ouvidas em ocasiões de consumo do Zé Delivery. 

“Nossa marca é descrita como aquela que combina humor e eficiência para criar uma conexão emocional com os consumidores. Estamos investindo em plataformas como TikTok e WhatsApp, onde novas audiências engajam de maneira eficiente. O WhatsApp, em particular, tem sido um canal de comunicação direto e íntimo, onde os consumidores podem se sentir parte de uma comunidade”, afirmou Thais Azevedo.

Além disso, a empresa foca em personalizar as campanhas de Marketing de acordo com o contexto, como criar anúncios específicos para plataformas como Netflix e Spotify. “Por exemplo, no Netflix, ajustamos o clima do anúncio para combinar com o gênero do filme ou série que o usuário está assistindo, enquanto no Spotify, brincamos com a ideia de interrupção, transformando a mensagem publicitária em uma experiência mais fluida”, explicou Thais.

Ocasião de consumo

Para garantir uma experiência relevante e personalizada com a marca, o Zé Delivery está centrado em criar conteúdos que entretenham ao invés de interrupção, buscando sempre adaptar as mensagens para o canal de comunicação em que estão sendo veiculadas. “Assim, o usuário que estiver ouvindo suas músicas preferidas no churrasco ou no esquenta com os amigos, ouvirá do Léo Santana dicas de ofertas, cupons e produtos do app. O usuário também poderá usar seus pontos do Zé Compensa - programa de recompensas do aplicativo do Zé – para resgatar benefícios como um bloqueador nas propagandas no streaming por um tempo pré-determinado”, contou a executiva do Zé Delivery. 

Outra ação apresentará vídeos inspirados nos mais populares gêneros de filmes, suspense, romance e comédia,trazendo como mote principal os perrengues ao comprar bebidas relatadas pelos consumidores de Zé. Também estão previstas ativações em diversos meios digitais com a participação dos embaixadores, ações em eventos e filmes para TV aberta que mais uma vez reforçam o posicionamento do app como o app que livra o consumidor do perrengue e destrava a diversão.

Thais menciona que, apesar do reconhecimento da marca, muitos consumidores ainda compram bebidas de forma automática, sem considerarem a conveniência do serviço oferecido. Por isso, uma nova campanha busca abordar essa mudança de comportamento, destacando as dores dos consumidores e oferecendo uma solução mais conveniente e divertida. A empresa também quer ampliar sua atuação para além das compras emergenciais, mostrando que pode ser útil em diversos benefícios, como festas e churrascos.

Zé Compensa em nova fase

O programa de recompensa do app também passou por mudanças. Agora, cada real gasto em produto (excluindo valores de cupons, taxa de entrega e conveniências) se torna um ponto. Anteriormente, a contagem era feita por meio de produtos específicos. Com isso, os consumidores terão mais chances de pontuar e aproveitar os benefícios, que incluem desde descontos e frete grátis, até ingressos para shows, experiências diversas e momentos com os embaixadores da marca.

“A mudança foi impulsionada pelo feedback de usuários que não entenderam claramente a relação entre pontos e benefícios. Recentemente, foram implementadas novas parcerias e recompensas, como cupons para produtos de desejo, como garrafas Stanley e descontos em lojas populares, o que resultou em um aumento de engajamento e feedback positivo”, contou a Diretora de Marketing do Zé Delivery.

Apesar do programa ter mostrado resultados iniciais promissores, a empresa ainda considera que está em fase de amadurecimento. A expectativa é que, nos próximos meses, o programa Zé Compensa traga ainda mais resultados, especialmente em retenção

“Essa é mais uma novidade que veio para atender aos nossos consumidores. Assim, reforçamos o nosso compromisso com a diversão. Temos trabalhado para trazer cada vez mais experiências únicas e exclusivas”, concluiu Thais.

Leia também: Natura, Itaú e Ambev são líderes de reputação empresarial

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme