Casais brasileiros pretendem investir em uma variedade de programas para comemorar o Dia dos Namorados na próxima quarta-feira, 12. 70% dos entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Ecglobal expressaram o desejo de ir a um restaurante para um jantar especial, enquanto 40% viajarão para aproveitar o dia.
Seja qual for a atividade escolhida – destacam-se, ainda, o jantar em casa (41%) e a ida ao cinema (34%) – 62% dos entrevistados disseram que uma combinação entre bons produtos e experiências marcantes são essenciais para uma boa celebração. Isoladamente, 17% optam exclusivamente pelas experiências, enquanto 14% apenas pelos produtos.
Avaliando o cenário descrito pelos entrevistados, a Ecglobal prevê um expressivo aumento no volume de clientes nos restaurantes, que deverão receber tanto os casais que desejam comemorar a data tanto antes quanto depois do dia 12, em função das dificuldades que muitos enfrentam para celebrar exatamente na data.
Para Adriana Rocha, CEO e co-fundadora da Ecglobal, criatividade e personalização são estratégias-chave, especialmente para marcas fora das categorias de alimentação, beleza e moda, com as redes sociais sendo fundamentais para fortalecer a conexão com o cliente.
Para isso, é essencial que as marcas destaquem tradições como a troca de presentes e estar junto ao parceiro, ofereçam experiências além de produtos, personalizem ofertas e brindes, e garantam um atendimento pós-venda e entrega personalizados.
Diferenças e semelhanças entre homens e mulheres
A pesquisa sugere que as mulheres demonstram uma inclinação maior por planejar diversas experiências além de uma refeição especial, em comparação com os homens. Para 79% dos entrevistados, presentes personalizados, como joias com nomes gravados e objetos feitos à mão, são mais significativos para comemorar o relacionamento.
Produtos de beleza e perfumaria são os preferidos tanto para mulheres (68%) quanto para homens (63%). A pesquisa também revelou que as mulheres são mais propensas a presentear com eletrônicos, roupas, sapatos e acessórios de moda, enquanto os homens demonstram uma preferência maior por presentear com joias.
Quanto à programação da celebração, pessoas com até 34 anos tendem a buscar mais experiências variadas para a data, contrastando com aquelas com 35 anos ou mais, que preferem uma celebração mais tradicional. Pessoas entre 25 e 34 anos são as mais vibrantes com a data, com 68% delas afirmando que têm certeza de que irão comemorar o Dia dos Namorados. Em contraste, apenas 40% dos entrevistados com 55 anos ou mais demonstram a mesma certeza.
Leia também: 5 dicas de Marketing Digital para vender mais no Dia dos Namorados
COMPARTILHAR ESSE POST