O Dia dos Namorados promete aquecer o mercado este ano. Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce) as vendas de presentes para a data devem crescer 5,2% em 2023.
Usando o Social Listening, a Buzzmonitor fez uma mapeamento dos itens mais desejados pelos usuários nas redes sociais. Dos dias 06/05 a 06/06, foram detectadas 33.958 publicações nas redes sociais com os termos “quero ganhar” ou “queria ganhar”. Nos top termos do que as pessoas desejam ganhar no Dia dos Namorados estão as tradicionais flores (15%) e buquê (13%). Também temos a menção à flor, em 2% dos posts.
Dentre os tipos de flores mais mencionadas estão o girassol, tulipas e rosas. Os girassóis, aliás, estão ganhando atenção dos usuários por causa dos buquês inspirados na pintura de “Noite Estrelada” de Van Gogh. Nos posts que mencionam o desejo por ganhar flores ou buquê, aparecem em destaque as palavras “gogh” e “estrelada”.
Para a data, os namorados também esperam momentos especiais, como “surpresa” (3% das menções) e “café” (1%), fazendo referência à máquina de café ou café da manhã.
Das pessoas que desejam ganhar flores, 23,7% são homens
A análise do gênero de público nos permite entender as preferências relacionadas a cada um, inclusive comportamentos que fogem de papéis de gênero tradicionais. Ao mapear quem deseja ganhar flores ou buquê, o público feminino aparece em maioria (76,3%), mas também temos a presença de 23,7% de homens que gostariam de ser presenteados com flores.
Em itens de beleza, os usuários estão de olho no hidratante da Carmed
Quando falamos em itens de beleza, a marca de hidratantes labiais Carmed aparece como queridinha da lista devido à sua parceria com a Fini. Juntas, elas lançaram um hidratante labial de edição especial. No mapeamento, a Carmed é citada em 2% dos posts, assim como a Fini. As redes sociais, aliás, são o resultado da grande popularidade do produto. Que em 20 dias superou o esperado de faturamento para o ano.
Além das flores e itens de beleza, foram citados outros presentes variados.
- Livro: 2% das menções - Pix: 2% das menções - Bola: 2% das menções - Livros: 2% das menções
Itens esportivos dominam a lista de desejos relacionada ao vestuário
As opções de lista de desejos citadas pelos internautas nas redes sociais vão muito além dos itens tradicionais, como flores e café da manhã. Na lista de termos mais citados, também há menção a itens de vestuário.
São eles:
- Shein: 9% das menções - Camisa: 2% das menções - Flamengo (camisa do time): 1% das menções
Quando isolam apenas os posts que citam camisa, entendemos que as de time são as mais desejadas para o Dia dos Namorados. Na nuvem de termos das menção de quem “quer ganhar” ou “queria ganha” camisa, aparece: palmeiras, tricolor, flamengo, verdão, cruzeiro e a marca topper.
A paixão pelos times de futebol também está presente nas bios do Twitter. Das publicações que relatam desejo de ganhar presente, 7% são de usuários que mencionam o Flamengo em seu perfil.
As redes sociais desempenham um papel muito importante na ascensão de itens de desejo, como é o caso dos hidratantes da Carmed e os buquês inspirados na obra de Van Gogh. Além de servirem de inspiração para namorados que buscam ideias de presentes, o exercício de observar as tendências também é fundamental para marcas que almejam inovar em seu mix de produtos e comunicação.
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