Para aliviar a onda de calor que afeta o país, um sorvete é uma boa pedida. E neste sábado (23) que promete ser quente, o país comemora o Dia do Sorvete. O objetivo da data é oferecer um incentivo extra para o consumo da iguaria, que coleciona bons números comerciais no país.
Em 2022, o setor de sorvetes faturou aproximadamente R$14 bilhões, com cerca de 11 mil negócios ligados à produção. Destes, 92% são micro e pequenas empresas que geram 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.
Ao longo do ano passado, os brasileiros consumiram 1.036 litros de sorvete, sendo a região Sudeste responsável por 52% do consumo, seguida do Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-Oeste (9%) e Norte (5%).
Os números fazem do Brasil o décimo maior produtor de sorvetes do mundo, e cada brasileiro consome, em média, seis litros da sobremesa por ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).
Consumidores querem novos sabores e ingredientes
Analisando o potencial da iguaria, Alessandro Tomazelli, CEO da Cia do Tomate, destaca que o mercado de sorvetes traz uma boa estabilidade para a indústria de alimentos, e além da refrescância, o produto é uma ótima fonte de energia e socialização, promovendo momentos agradáveis com amigos e familiares.
Em função disso, o CEO ressalta que é preciso haver um esforço por parte das fabricantes para investir em pesquisas e no desenvolvimento de novos sabores de acordo com os interesses do público, uma vez que 47% dos consumidores declaram ter interesse em novos sabores e coberturas e a criação de novos produtos impulsiona o crescimento do setor.
Nesse sentido, grupos específicos de consumidores, como os veganos, passam a compor uma parte importante da estratégia das fabricantes. De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), as indústrias já estão investindo em produtos com ingredientes mais saudáveis, com baixo teor de calorias e alto teor de proteínas vegetais para atrair novos consumidores.
Kibon celebra o Dia do Sorvete
Uma das marcas mais lembradas pelos consumidores quanto o assunto é sorvete, a Kibon está promovendo uma ativação desenvolvida para celebrar o Dia do Sorvete. Em parceria com o Pão de Açúcar, a empresa criou uma “caça ao sorvete” que terá como palco as ruas de São Paulo.
Para encontrar os sorvetes da marca espalhados na cidade, os consumidores deverão seguir o “Mapa Da Felicidade Kibon”, que será divulgado na página no Instagram da marca, no sábado, e guiará os participantes aos pontos onde poderão encontrar os pontos de recompensa surpresa ao longo do dia.
Para dar amplitude à ação, a marca conta com o creator Bruno Guilherme, famoso pela trend de "presente misterioso" no TikTok, que também vai surpreender pessoas com delícias Kibon em seus conteúdos de Dia do Sorvete.
Sobre a ativação, Camila Conti, Head de Marketing de Sorvetes da Kibon, conta que a intenção é celebrar o Dia do Sorvete junto aos consumidores que acompanham o dia-a-dia da marca, presenteando-os de maneira ativa durante a ação.
Leia também: As múltiplas oportunidades da categoria de sorvetes no supermercado
COMPARTILHAR ESSE POST