É celebrado nesta quinta-feira (29) o Dia do Gamer. E embora a palavra possa remeter às pessoas que passam boa parte do dia na frente das telinhas, as homenagens se estendem também aos jogadores casuais – um perfil de consumidor cada vez mais amplo no Brasil.
Os dados da Ecglobal mostram que 43% jogam regularmente, enquanto 30% se aventuram de vez em quando. Mais precisamente, 27% dos participantes acessam um game todos os dias, enquanto 22% o fazem de uma a três vezes na semana.
Em termos de preferência, os gamers brasileiros se interessam principalmente por jogos de aventura (40%) e estratégia (39%), com uma considerável parcela também escolhendo jogos de RPG (20%) e simulação (27%).
No que diz respeito à escolha das plataformas, o celular segue sendo o favorito, utilizado por 57% dos entrevistados, superando consoles e PCs (36%). A pesquisa também aponta que a maioria dos gamers não mantêm o hábito de fazer compras in-game.
Neste recorte, 35% dos entrevistados não fazem qualquer tipo de transação e 24% investem menos de R$50,00 por mês. Além disso, 55% dos jogadores preferem jogos gratuitos, enquanto apenas 10% optam pelos pagos.
Estima-se que apenas 10% dos brasileiros com acesso a dispositivos eletrônicos não tenham acessado um game em algum momento da vida. A pesquisa ouviu 441 pessoas no Brasil.
Leia também: 73,9% dos brasileiros jogam games eletrônicos e o smartphone é a plataforma da moda
COMPARTILHAR ESSE POST