No Brasil, o Dia do Churrasco é celebrado no dia 24 de abril – também conhecido como hoje. E o ritual de acender a churrasqueira e assar uma carne na grelha tem seus personagens favoritos: a picanha é, de longe, o corte mais apreciado pelos amantes da arte culinária.
A constatação foi feita pela Perdigão em um estudo que recorreu ao social listening nas principais redes sociais para compilar as preferências e os hábitos dos brasileiros na hora do churrasco em um estudo exclusivo sobre as tendências de consumo no país.
Assim, a empresa descobriu que a picanha, com 50.124 menções no X (antigo Twitter), é o corte bovino preferido para o churrasco, à frente de outras partes como a costela (6.279 menções) e a alcatra (2.041). A opção também lidera, com folga, sobre os cortes suínos mais populares, a saber, a pancetta (6.780) e o toucinho (6.127). Já a linguiça ocupa a segunda posição geral, com 25.847 menções.
Principais modos de preparo e ocasiões de consumo
Assar a carne na churrasqueira ainda é a forma favorita de fazer churrasco para o brasileiro, mas a lista da Perdigão indica que alguns métodos estrangeiros de preparo estão ganhando o gosto nacional. É o caso do churrasco coreano, um reflexo da entrada da cultura asiática no país através de portas abertas pelo k-pop e o k-drama.
Também se destacam o churrasco na airfryer, citado pela praticidade e facilidade do processo de preparo, e o famoso churrasco de rua, comercializado por ambulantes perto de estabelecimentos comerciais, metrôs, estádios de futebol e outros locais com alto fluxo de pessoas.
Falando em futebol, dias de jogos – comumente as quartas-feiras e os domingos – foram citados como as ocasiões perfeitas para um churrasco. A opção foi mencionada por mais de 200 mil usuários no X e, portanto, coloca-se à frente de outros eventos importantes, como os aniversários (60.499 menções).
Ao que tudo indica, a ocorrência do esporte contribui para a preferência comum aos quase 130 mil usuários que elegeram o domingo como o seu dia preferido para acender a churrasqueira. Abrindo o final de semana, sexta-feira (32.630 menções) e sábado (41.646) também foram amplamente citados.
Segundo Rafael Gonçalez, gerente executivo da Perdigão, o churrasco é uma tradição brasileira e, para acompanhar a paixão do consumidor, a pesquisa se propõe a ouvir as pessoas, antecipar tendências e reforçar a posição da empresa como uma marca de confiança.
Leia também: Qual a importância das datas comemorativas para a estratégia de vendas?
COMPARTILHAR ESSE POST