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Dia das Mães se torna mais que uma data das mães, aponta estudo da Macfor

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Tempo de Leitura 5 min

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8 de mai. de 2023

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Notícias

Uma das datas comerciais com maior faturamento do ano, o Dia das Mães apresenta também um dos principais volumes de pesquisa nas plataformas de busca, perdendo apenas para o Natal. Este é apenas um dos dados captados pela agência Macfor através de informações públicas coletadas via tecnologia proprietária e respeitando as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A partir de insights como este, a agência apresenta tendências de e-commerce e consumo para 2023 em seu estudo “Tendências & Insights - Dia das Mães”.

O levantamento tem o objetivo de compreender certos comportamentos e padrões de consumo nesta data que, em 2023, cai no dia 14 de maio. As buscas na internet por Dia da Mães começam cerca de um mês antes e atingem um aumento mais acentuado entre 15 dias e uma semana antes. Já o perfil dos consumidores demonstra que as mulheres são as que mais compram na data, com 59,6% do total em 2022, contra 40,4 dos homens - o índice proporcional está praticamente inalterado desde 2020. Quem mais compra também está na faixa de idade entre 25 e 39 anos, com 47,1% do total - o dado era de 45,6% em 2020.

Um detalhe curioso do estudo é que o Dia das Mães é visto como uma data sentimental acima de tudo, e a parcela do público a ser presenteada vem passando por uma transformação que pode ser muito explorada pelas marcas neste e nos próximos anos. As pessoas associam esse momento com sentimentos como o amor, proteção, e acolhimento e, nesse sentido, nem sempre as únicas a serem presenteadas são as mães.

Por exemplo: principalmente para os paulistanos, o sentimento tem se estendido às mães de pets, categoria que aumentou durante a pandemia. As buscas por “dia das mães pet” têm registrado aumento desde 2021, sendo que houve também um aumento de 30% no número de pets nos lares brasileiros durante o período de pandemia, o que ajuda a explicar esse novo tipo de comportamento. “Pela conotação afetiva da data, a definição de quem deve ser presenteado na data vem se expandindo, e isso gera oportunidades para mercados antes inexplorados, como o de produtos para pets”, explica Thiago Gui Pereira head of innovation da Macfor.

Além disso, algumas categorias de produtos têm bastante crescimento perto da data. Em 2022, foi possível observar que “perfumes”, “cestas de café da manhã”, “cartões” e “sapatos” tiveram grandes picos. Categorias como a de cesta de café da manhã possuem buscas atreladas às regiões e bairros de residência, o que é uma oportunidade para negócios locais e campanhas geolocalizadas.

Existe ainda uma busca maior por comodidade, já que o interesse por kits de presente tem aumentado nos últimos três anos, embora categorias tradicionais como eletroportáteis, perfumaria e moda e acessórios continuem fortes. No geral, a procura nos mecanismos de busca por kits de presentes para o Dia das Mães aumentou nada menos que 324% no período de 2020 a 2023. Termos como “cesta presente dia das mães” e, especialmente, “kit presente dia das mães” são alguns dos favoritos na data.

“Eu vejo como principais mudanças para o Dia das Mães neste ano a transformação do perfil de público a ser presenteado na data, com essa ampliação da ideia de se presentear apenas mãe, o aumento da busca por presentes para mães de pet, e a elevação no interesse por kit de presentes. E vale sempre ressaltar que, mesmo com recuo nas vendas online pós-pandemia, o Dia das Mães é uma das datas de maior busca online, seja para efetuar as compras em e-commerce ou nas lojas físicas”, avalia Thiago Gui Pereira, head of innovation da Macfor.

A data segue como uma das mais importantes para o e-commerce, somando em média 59,3% do faturamento de maio, segundo dados da SmartHint, da Magalu. Ainda de acordo com a empresa, em 2022, o faturamento durante o mês caiu de 14,9 bilhões de reais para 14,3 bilhões de reais. A elevação na taxa de juros e inflação e a lenta recuperação do mercado de trabalho foram algumas das razões. Outro fator foi a reabertura das lojas físicas.

Paulistas irão às compras neste ano 

Considerado pelo varejo a segunda melhor data para vender, ficando atrás apenas do Natal, o Dia das Mães deve levar cerca de 28,3 milhões de pessoas às compras em todo o estado de São Paulo. Os números fazem referência a pesquisa realizada pelo CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise e FCDL-SP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo).

De acordo com o levantamento, cada consumidor deve comprar em média dois presentes, totalizando um ticket médio de R$258. Estima-se que serão injetados R$10,1 bilhões na economia paulista. Cerca de 34% dos entrevistados pretendem pagar os presentes no PIX, 33% no cartão de crédito parcelado, 26% no cartão de débito e 22% no dinheiro.

A pesquisa aponta que roupas, calçados e acessórios deverão ser os itens mais procurados pelo consumidor (46%); logo em seguida, os perfumes marcam 42% de preferência, por último vemos os chocolates, com 23% de escolha de compra.

A compra realizada em lojas físicas ainda é maioria para o período, com 72% dos entrevistados afirmando que irão até o comércio comprar os presentes para o Dia das Mães; desse total, 31% têm preferência de realizar as compras em um shopping center, já 18% dizem preferir lojas de rua.

O comércio digital foi escolhido por 40% dos entrevistados, desse total, 57% afirmam buscar sites de varejistas nacionais para a compra, 51% buscam varejistas internacionais, e 35% optam por sites de roupas tradicionais. Dentro do universo varejista internacional, destacam-se a Amazon (64%), a Shopee (64%) e a Shein (44%).

A pesquisa mostra que os homens possuem uma intenção maior de presentear as mães, com 79,5%, contra 78% das mulheres. Os jovens entre 18 e 34 anos também são os mais propensos a consumir na data, 86,6%; pessoas entre 35 e 54 representam 79,2% do público consumidor, maiores de 55 anos marcam 64,4%.

Clube Mundo do Marketing

Leia também: Olhou, comprou: o poder da venda de espaços publicitários para o e-commerce

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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