MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Despesas com material escolar ultrapassaram R$ 1 mil em 45% dos lares brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

19 de fev. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Mais extensas e mais caras, as listas de materiais escolares foram um pesadelo comum aos bolsos dos pais brasileiros em 2024 - ou melhor, aos bolsos das mães brasileiras. Isso porque a despeza, que neste ano, ultrapassou R$1 mil por filho para 45% das famílias, recaiu sobre as mulheres, as responsáveis pelas compras de volta às aulas em 52,1% dos lares nacionais, conforme apontam dados divulgados por uma pesquisa recém realizada pela Koin.

O termo pesadelo, aliás, não representa nenhum exagero. A pesquisa indica que a lista de materiais escolares foi apontada como o item mais pesado para o orçamento das famílias (40,4%), um pouco acima do livros didáticos (37,9%). Os entrevistados também se mostraram preocupados quanto ao valor das matrículas (12,1%), a aquisição de eletrônicos como tablets e calculadoras (6,3%), exigidos por algumas escolas da rede privada, e os tradicionais uniformes (3,3%).

Em relação aos itens de papelaria, 62,1% dos entrevistados afirmaram que o gasto foi superior a R$300 por filho, seja comprando em lojas físicas ou online. Cabe ressaltar que, no Brasil, a média de filhos por família é 1,94, de acordo com dados do IBGE.

Para Juana Angelin, Chief Operating Officer (COO) da Koin, o planejamento é a chave para evitar que estes gastos se somem às despesas de início de ano - IPTU, IPVA, entre outros. A sugestão é colocar tudo na ponta do lápis, dividir, pesquisar e parcelar se preciso, para que o orçamento se mantenha saudável nos meses seguintes, especialmente para quem tem mais de um filho.

Contudo, 40% dos respondentes afirmaram que não fazem planejamentos específicos para este tipo de pagamento. Outros 36,3% fazem uma reserva o ano inteiro. Já 12,5% deixam o 13º salário para cobrir as despesas com materiais escolares, enquanto 11,2% recorrem a parentes para pedir ajuda.

O planejamento citado por Juana inclui, também, a pesquisa por preços mais acessíveis, tanto nos canais físicos quanto nos digitais. O levantamento da Koin mostra que 73,3% das pessoas fazem pesquisas antes de ir às compras. Deste total, 31,3% afirmaram que as visitas a lojas de rua são a melhor forma de pesquisar, enquanto 25,4% vão aos sites das lojas e 21,3% recorrem aos comparadores de preços online.

Neste contexto, 50,4% dos respondentes disseram comprar nos dois canais, dependendo do item procurado. 39,6% preferem as lojas físicas e apenas 10% compram todo o material escolar pela internet. A forma de pagamento preferida para a aquisição do material escolar é o cartão de crédito (65,4%), seguido pelo Pix (36,7%), dinheiro (30,8%), débito (27,5%) boleto parcelado (22,9%) e Pix parcelado (15%).

Leia também: Volta às Aulas: R$ 77,6 milhões são transacionados com compras de materiais escolares

MBA Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme