MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Data Driven Marketing Digital: como gerir projetos de Marketing com base em números

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

13 de jul. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Em um mundo cada vez mais digital e tecnológico, gerar dados nunca foi tão fácil. No marketing digital, com a evolução de plataformas de anúncios e CRMs na última década, nunca foi tão fácil gerar e visualizar dados e números. Agora, entender o que estes números estão contando e tomar decisões que de fato possam direcionar uma estratégia ao sucesso são outros quinhentos.

A primeira coisa importante para gerir um projeto de marketing digital com números, é escolher os números certos. Acreditem, essa tarefa não é tão fácil quanto parece.

O erro mais comum é ter uma meta de marketing que não levou em consideração a meta do negócio e/ou não tem conexão com a meta comercial. Já vi muito time de marketing comemorando atingimento de meta em empresa falindo ou que não bateu meta de vendas.

Além disso, toda métrica parece boa e fácil de ser interpretada até virar um KPI (indicador chave de desempenho, ou, Key Performance Indicator), é a tal da Lei de Goodhart, "quando uma medida se torna uma meta, ela deixa de ser uma boa medida". Vale a pena ler o artigo do Vitor Peçanha sobre o tema. A dica aqui é colocar uma ou duas "counter metrics" para cada meta.

Se o objetivo é aumentar o tráfego orgânico de um site, estabeleça, por exemplo, "counter metrics" que indiquem se a qualidade do tráfego não caiu. Não faz sentido aumentar o tráfego de um site e ao mesmo tempo aumentar a taxa de pessoas que saem do site sem qualquer interação.

Por fim, o ser humano, aquele ser racional, não é tão racional quanto a gente pensa. Durante muito tempo economistas afirmaram que nós, seres humanos, sempre tomamos a melhor decisão, porque somos seres racionais. Mas, vale a pena ler alguns ensinamentos de dois vencedores de prêmio nobel em economia, Daniel Kahneman e Richard Thaler.

Até mesmo os mais inteligentes dos mais inteligentes com números estão suscetíveis a interpretar números de forma errada. São os tais vieses, aqueles erros sistemáticos que se repetem de forma previsível em circunstâncias particulares. O nosso cérebro é preguiçoso por uma questão de sobrevivência, temos a tendência de acelerar conclusões para salvar energia e nessa, geralmente erramos quando precisamos analisar coisas que parecem óbvias, mas não são.

Vale muito a pena entender os erros mais comuns e construir playbooks de como produzir e interpretar dados com base em metodologias estatísticas. Uma simples planilha modelo para calcular automaticamente se uma diferença de dados em um teste A/B é estatisticamente relevante salvaria muitos projetos errados que eu já ví por aí.

A segunda coisa mais importante para gerir um projeto de marketing digital com números, é acompanhar os números. Também é bem comum colocar uma baita energia no planejamento e quase nada na execução e acompanhamento. Escolher uma boa ferramenta para gestão de dados também é importante, aqui vale o mantra "keep it simple", a gente não precisa da ferramenta mais cara, mais completa, para gerir 99% dos projetos de marketing digital que tem por aí.

Resumindo, sabe o que você precisa para gerir projetos de marketing digital com números? Saber escolher os números corretos, sabe interpretá-los e acompanhá-los durante todo o projeto.

Gostou das dicas? Compartilhe, deixe o seu comentário. Todo mês eu estarei aqui de volta com mais.

*Fabio Duran é Sócio da Agência 8D Hubify. Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP. Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da agência 8D Hubify, Top 1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022, de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas. 

Fabio Duran é Sócio da Agência 8D Hubify

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme